Ceia de Natal: Economize na hora de montar a sua

E a época mais esperada do ano chegou, prepare a ceia de Natal gastando pouco.

Veja estas dicas e economize ainda mais na montagem da ceia

Emagreça dormindo bem

Decore o seu banheiro

O Natal é sem dúvida a época mais esperada do ano. Com os melhores pratos e a decoração em clima de puro amor. A decoração de Natal é apaixonante. O Clima de paz se instala em cores de vermelho e verde. Papai Noel, árvores de Natal e bonecos de neve. Família reunida e a famosa e tão ansiada troca de presentes.

O clima do Natal começa a aparecer logo nos primeiros dias de dezembro. A decoração começa aos poucos a surgir. Começamos os preparativos e torcemos para que tudo dê certo na noite do dia 24.

Família reunida, os cuidados e a preocupação com os pratos a serem preparados e servidos são enormes. Panetones, chocotones, peru, tender, uvas passas, são tantos preparativos. Se não tomarmos cuidado podemos acabar extrapolando o orçamento na hora de montar a ceia para a família.

A ceia de Natal pode custar pouco se você investir em produtos baratos e combiná-los bem. Saladas coloridas nutritivas e saborosas, maioneses. É possível fazer até mesmo um panetone/chocotone em casa.

Você não precisa gastar tanto para montar a sua ceia. Pensando nisso, que comida boa não precisa ser cara, nós do Arteblog fomos atrás de substituições que podem ser feitas sem que seu prato perca sabor algum. Trouxemos alguns ingredientes que podem muito bem substituir outros que não são tão acessíveis. E mesmo que sejam acessíveis sempre é bom economizar.

Uma dica, caso você possa adquirir o ingrediente que propomos substituir, mescle. Mescle o produto “original” com a sua versão econômica. Assim você ganha na hora de montar a ceia e ainda não abre mão do seu ingrediente favorito.

Dica importante: uma dica importante que também pode resultar em economia na hora de preparar a ceia é não deixar as compras para a última hora. Dica válida para a compra do material escolar, pesquisar é sempre a melhor opção quando falamos em economia. Antecipe às compras e pesquise.

Substitua as carnes natalinas

Há quem não abra mão de um assado de Natal. E convenhamos é uma ótima pedida com farofa e maionese. Mas é possível trocar o peru de Natal por aves natalinas. Aves natalinas não deixam a desejar em nada. Possuem textura e tamanho semelhante aos do peru. E o melhor, podem ser encontradas com até 50% de desconto se comparado ao valor do kg do peru. Você pode substituir o peru por um frango de tamanho especial que além de mais úmido que o peru, não carrega o dilema de ser uma carne seca e tão rígida ou fibrosa.

A leitoa pode ser substituída por cortes de porco que saem mais em conta. Se a família é grande pode-se adotar a ideia de compra alternada. Compra-se um pouco de vários cortes do porco que com certeza sairão mais barato que um corte de leitoa.

Outra opção é substituir a carne a ser servida por tender bolinha. Apesar de ter um valor agregado mais alto que as demais opções aqui sugeridas, o tender bolinha é uma peça menor. Tendo o seu valor inferior se levarmos em conta a quantidade comprada. Não se preocupe, apesar de menor o tender atende bem a ceia de uma família pequena ou média. Podemos observar isso quando notamos o quanto sobra depois da ceia de Natal.

Recheie o seu panetone

O panetone é marca registrada em toda boa ceia de Natal. A maioria não abre mão de começar o período natalino comendo panetone. Panetones que começam a aparecer nos mercados logo a partir do final de novembro.

A variedade de opções que temos nas prateleiras dos supermercados são enormes. Com recheio de frutas cristalizadas e com gotas de chocolate são os clássicos. Clássicos em um mercado onde temos panetone de goiabada, banana e canela, trufado, dentre tantos outros.

A variação de preço também é assustadora, valores construídos tendo em vista o marketing feito e a imagem da marca e do produto frente ao público e não tanto pela sua qualidade. Pensando nisso, é possível adquirir um panetone de valor agregado baixo e incrementá-lo.

Para isso, tudo o que você vai precisar é remover o tampão do panetone e recheá-lo. As opções de recheio podem variar desde uma pasta de achocolatado com manteiga, a um beijinho de textura cremosa. Tudo vai depender do seu gosto. Caso você tenha comprado um panetone, (não um chocotone) pode recheá-lo com geleia de frutas e ou goiabada.

Ceia com drinks caseiros

Outra opção interessante para quem deseja economizar na hora de montar a ceia é investir em drinks caseiros. Você não precisa de bebidas caríssimas para o seu almoço ou jantar de Natal. Invista na preparação de drinks caseiros e saborosos, com ingredientes acessíveis. Nós separamos dois drinks que com certeza farão sucesso entre os seus convidados.

Caipirinha cravo e canela

ceia

A caipirinha agrada a quase todos os paladares e é preparado um ingrediente extremamente barato, a cachaça. Para esse drink você precisará de:

  • 1 dose de licor de canela;
  • 2 doses de cachaça;
  • 2 colher (sopa) de açúcar;
  • 1 limão;
  • 6 cravos da índia;
  • Gelo

O modo de preparo é simples e consiste no corte inicial do limão em quatro partes iguais. Depois oito. Feito isso basta misturar tudo em uma shakeira e está pronto.

Bebida especial com vinho

ceia

O vinho branco é outro aperitivo barato na ceia de Natal. Que tal incrementá-lo com estes ingredientes e fazer um verdadeiro drink que vai surpreender? Você vai precisar de:

  • 750 ml de vinho;
  • 200 ml de suco de laranja;
  • 20 folhas de hortelã;
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Amasse o hortelã juntamente com o açúcar. Acrescente o suco de laranja e em seguida o vinho. Deixe na geladeira. O indicado é que este drink seja consumido gelado.


Publicado

em

por