Veja Ideias Para Fazer Artesanatos Em Patchwork

O patchwork é uma técnica interessante de criação e produção artesanal, uma vez que junta não só as formas planas do corte do tecido, mas acrescenta à elas relevo, espessura e formas mais estruturadas que aquelas propostas pela costura comum.

Passo a passo: Pegador de panela com coração em patchwork

Almofada decorada em patchwork

E através dessa técnica tão tradicional, você pode criar grandes peças, que podem, inclusive, passar para o seu vestuário, acessórios e, claro, para a decoração da sua casa.

Além de todas essas possibilidades que essa técnica atende, também ainda é possível encontrar nela espaço para reciclar retalhos de tecido, uma vez que, tal como um quebra-cabeça, o patchwork também permite juntar partes para integrá-las a uma coisa linda só.

Para fazer patchwork em casa, você precisará de:

  • Retalhos de tecido com estampas, cores e texturas de sua preferência;
  • Linha para costurar da cor predominante entre os tecidos que forem escolhidos;
  • Tesoura para costura;
  • Tesoura comum, para papel;
  • Fita métrica;
  • Alfinetes e agulhas de mão;
  • Manta acrílica ou qualquer outro tipo de produto que possa fazer enchimentos;
  • Máquina de costura regulada;
  • Ferro de passar a vapor;
  • Zíper na cor predominante do conjunto de tecidos;
  • Giz, lápis ou caneta para costura.

Para começar, separe todos os materiais que listamos acima, que você certamente vai utilizar em suas peças. Aí então, escolhida a forma que você vai aplicar, recorte-a antes em papel e depois passe para cada um dos pedaços de tecido que você vai utilizar, bem como em suas quantidades. Depois, comece a costurar um pedaço ao outro, usando a máquina de costura, sempre tentando manter a proporcionalidade de cada costura e acertando ao fim com o ferro de passar.

Seguindo essas dicas iniciais, você terá muito êxito na execução do seu projeto artesanal, podendo até mesmo comercializá-lo em seu bairro, faculdade ou trabalho!

Patchwork na colcha

Uma ideia super interessante e de fácil, embora trabalhosa, execução é a colcha de patchwork. Parece ser assustadoramente difícil fazê-la, mas basta dimensionar o tamanho necessário do produto final pela quantidade de quadradinhos que você vai precisar unir. Nessa, vale notar a quantidade de pequenos retalhos utilizados também, que se unem, tal como em um jogo de tabuleiro, aos corações destacados no centro de outros quadros.

Bolsa térmica

Usando os materiais corretos para revestimento interno e naquele que estrutura o preenchimento, você também pode investir na execução de uma bolsa térmica para carregar produtos do bebê ou mesmo suas marmitas do trabalho. É a liberdade do patchwork aplicada à sua vida.

Almofada em patchwork

Nessa almofada dois recursos interessantes foram utilizados: os já tradicionais quadradinhos com a aplicação de uma forma animal. Para fazer isso, você vai montar toda a almofada e, ao final, aplicar o gatinho. Por fim, faça pontos caseados ao redor dele, estimulando a sua aderência ao resto do conjunto.

Jogo americano

E se a comida que você serve não ficasse gelada mais tão rapidamente? Invista na produção de um jogo de mesa americano e divirta seus convidados durante mais tempo para o jantar. Para fazê-lo, invista em tecidos mais sóbrios, que possam também ser complementados com guardanapos de tecido no mesmo esquema de cores. Depois, faça o patchwork aplicando também o tecido colorido em toda a borda do seu trabalho.


Publicado

em

,

por