insonia-dicas

Uma a cada DEZ pessoas tem insônia! O remédio pode estar na sua casa!

Não há nada pior que uma noite mal dormida. E um acúmulo de muitas noites mal dormidas pode causar diversos problemas, além do óbvio cansaço físico. A insônia atinge não apenas aquelas pessoas que passam a noite em claro, mas também as que acordam a cada pequeno intervalo de tempo, impedindo um ciclo completo do sono.

Você não imagina o que dormir com cebolas nos pés pode fazer! Confira!

ASMR: se você assistir isso, irá dormir logo em seguida

Estudos estimam que uma a cada dez pessoas no mundo sofra de insônia – isso é equivalente a 700 milhões de pessoas! Se você faz parte deste grupo, temos uma boa notícia: a cura para a insônia pode estar mais próxima do que você imagina!

Causas da insônia

insonia-estresse

Já que tantas pessoas no mundo sofrem de insônia, você deve imaginar que não há uma causa única para o distúrbio. É até normal que alguém durma mal quando está estressado, preocupado ou com algum grave problema para resolver. A ansiedade é uma das principais inimigas do bom sono.

Pessoas com quadro de depressão podem dormir demais ou, em alguns casos, dormir muito pouco, ficando sem energia durante o dia. Pessoas com dificuldades respiratórias crônicas ou que estejam passando por alguma doença que causa dificuldade para respirar, como pneumonia, muitas vezes não dormem a noite toda.

Há medicamentos que também alteram o padrão do sono, causando muito cansaço ou tirando completamente o sono à noite. Outras possíveis e bem conhecidas causas para a insônia são: consumo de alimentos de difícil digestão antes de deitar, fumo, consumo de cafeína e horários irregulares para se deitar e se levantar – por exemplo, quem trabalha com turnos pode levar algum tempo para que o relógio biológico se ajuste aos ciclos de trabalho.

insonia-cura

O recomendável é que um adulto durma cerca de 7 ou 8 horas por noite. As crianças precisam dormir mais, e os idosos em geral observam uma diminuição de tempo de sono com o passar dos anos. Vale lembrar que isso é uma média, e há pessoas cujo organismo funciona muito bem após 5 ou 6 horas de sono, enquanto outras precisam de 9 ou 10 horas dormindo para não se sentirem cansadas no dia seguinte.

Como curar insônia com remédios caseiros

Seja ela uma condição temporária ou uma insônia crônica, antes de tomar medidas drásticas e comprar remédios para dormir, saiba que há alternativas naturais para curar a insônia. Na sua própria cozinha você encontra os ingredientes necessários para uma boa noite de sono.

Massagem com óleos essenciais

insonia-massagem

Você já ouviu falar em reflexologia? Ela é uma terapia que foca em partes específicas do corpo, em especial os pés, para garantir o bem-estar de todo o organismo. Isso significa que você pode curar sua insônia com uma simples massagem nos pés.

Mas massagem só não basta: como os poros na planta dos pés são maiores que no resto do corpo, o pé é o local ideal para aplicar óleos essenciais diversos.

A receita para curar a insônia pede três tipos de óleos essenciais misturados: óleo de lavanda, de camomila e de magnésio. Você vai precisar de apenas 10 gotas dos dois primeiros óleos, e 100 ml do óleo de magnésio. Após misturar tudo, basta esfregar algumas gotas nos pés antes de deitar.

A eficácia da receita se explica porque o magnésio é o principal mineral usado para relaxamento – ele vai ser o principal ingrediente na cura da insônia. Lavanda e camomila são plantas de cheiro agradável, conhecidas por suas propriedades relaxantes.

Ingestão de chás

insonia-chas

Um chazinho quente na hora de dormir pode ser a chave para a cura da insônia, além de ser uma maneira deliciosa e relaxante de terminar um dia cansativo.

Entre os chás mais indicados contra a insônia, temos os de erva cidreira, lúpulo, maracujá, valeriana, tília, capim-limão, melissa, erva-de-são-joão, laranja-amarga e sementes de endro. Alguns sucos eficazes são os de maracujá, alface e maçã.

Atenção: evite o chá mate, que tem uma dose alta de cafeína, e por isso só vai piorar sua insônia.

Mude sua dieta

insonia-triptofano

Seus hábitos alimentares também influenciam na qualidade do seu sono. Já vimos que comer algo pesado antes de deitar pode causar insônia. Outra mudança na alimentação que pode ajudar a combater a insônia é a adição de alimentos ricos em triptofano.

Triptofano é um aminoácido muito importante que não é produzido pelo nosso organismo. Ele é uma substânciaprecursora da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e pela regulação do sono.

O triptofano pode ser encontrado em queijos, manteigas, leite, nozes, frango, peixes, ovos, soja, lentilha, abacaxi, chocolate amargo, banana, kiwi, aveia e linhaça.


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Uma resposta para “Uma a cada DEZ pessoas tem insônia! O remédio pode estar na sua casa!”

  1. […] Dicas caseiras podem te ajudar a lidar com a insônia  […]