Molde Para Pavimentação: Crie Calçadas Diferentes Gastando Pouco!

Já pensou e reparou como sempre são feitas as calçadas que vemos por aí, seja aquelas da maioria dos centros urbanos, feitas com tijolos de concreto e até mesmo as das nossas casas, feitas, geralmente, com esse mesmo tipo de material?

Veja como decorar seu jardim com concreto

Aprenda a decorar seu jardim com concreto celular

Isto, obviamente, tem a ver com quão prático é organizar e criar uma calçada, mas também tem a ver com a falta de criatividade da indústria que fabrica este tipo de produto: é só mais uma reprodução, é só mais do mesmo, é só mais um padrão.

E como a nossa casa, por fim, revela realmente o que nós somos, por que não ter isto representado também onde nós pisamos, no nosso jardim, na nossa calçada externa? E se formos nós mesmos os produtores desta parte que mostra ao mundo o que é a pessoa que ali reside?

Hoje é justamente uma forma de demonstrar o que somos até nas nossas calçadas que vamos mostrar para vocês ao ensinarmos como criar e utilizar moldes para pavimentação.

São muitos tipos de moldes que podemos fazer, seja usando madeira ou esquadrias de alumínio. E ambos você pode conseguir fazer em lojas específicas ou mesmo com pessoas que no seu bairro trabalham com este tipo de material. E lembre-se em dar preferência a eles, sempre. Pensar localmente é a melhor forma de contribuir globalmente.

O primeiro passo é se certificar de que o lugar que irá receber o calçamento é todo planificado. Também é interessante espalhar uma camada de areia ali, para que haja aderência entre o cimento e o lugar. É importante que você tenha também espalhado ali produtos que impeçam o crescimento de ervas daninhas, que podem, por conta das suas raízes, danificar sua nova calçada.

Tendo a esquadria pronta, com o molde de sua preferência e com seu canteiro já organizado e planificado, prepare o cimento que você irá utilizar seguindo as instruções de preparo presentes na embalagem. É muito importante, diga-se, seguir estas recomendações de forma bem rigorosa para que o resultado seja o mais satisfatório possível.

Aí depois, usando uma pá e também uma espátula, encha o molde e alise-o. É bem importante que você aguarde um ou dois minutos antes de retirar o molde, retirando-o com cuidado e dando leves sacudidas nele, a fim de impedir que o cimento suba em pedaços junto da peça que o modela.

Feito isso, é só aguardar a secagem e depois fazer o próximo conjunto de pedras no seu molde.

É interessante também que você delimite cuidadosa e criteriosamente o lugar em que será feita a disposição das pedras de concreto para que você use fio de nylon para fazer o alinhamento. Até porque a parte mais interessante disso é conseguir resultados profissionais sem ter o gasto de um pedreiro ali propriamente envolvido.

E agora? Quais são os moldes que você gostaria de aplicar nas calçadas da sua casa? E como você gostaria que elas se parecessem no final?


Publicado

em

,

por

Comentários

Uma resposta para “Molde Para Pavimentação: Crie Calçadas Diferentes Gastando Pouco!”

  1. Avatar de luiz cota
    luiz cota

    como posso ter estas formas de calçado meu telefone 21970208174