Como fazer óleo de coco caseiro

O óleo de coco é um produto que vem se tornando cada vez mais popular. Principalmente para quem busca uma alimentação mais saudável. Já escrevemos um artigo sobre ele aqui no Arteblog contando que nos Estados Unidos virou febre pelas suas ótimas propriedades de emagrecimento..

Óleo de coco
Propriedades incríveis estão no coco | Foto: pixabay

O seu uso sempre foi muito comum em outros lugares do mundo como Filipinas e Tailândia, entretanto agora ele vem ganhando é o paladar brasileiro. Isso porque estudos recentes apontam o óleo de coco como uma das gorduras mais saudáveis que se pode consumir e é ideal também para cozinhar.

Além disso, o óleo de coco está se transformando em algo extremamente popular para as dietas pois tem propriedades que ajudam na redução da gordura abdominal, potencializando o emagrecimento.

Alguns estudos realizados na Espanha ainda mostram que consumir uma colher de sopa do óleo, diariamente, ajuda a manter o coração saudável e acelera a perda de peso.

Por outro lado, não é somente na gordura que o óleo de coco age, não. Um estudo realizado na terra do Tio Sam provou que ele oferece ótimos resultados em relação à doença de Alzheimer.

Além disso ele ainda é utilizado para muitas outras finalidades e pode servir para hidratar a pele, para hidratar e dar brilho no cabelo, para lustrar moveis, para hidratar os lábios, para hidratar as cutículas, para substituir os óleos de cozinha e muitas outras coisas.

O fato é que o óleo de coco é maravilhoso e possui uma grande infinidade de usos pois oferece infinitos benefícios para quem o utiliza. Entretanto, um fato que faz com que esse produto seja inviável para a maioria das pessoas é o seu preço, que não costuma ser muito amigável.

Isso faz com que muitas pessoas acabem desistindo de utilizar o produto. Ficando impossibilitadas de usufruir de tudo de bom que ele tem para oferecer.

Mas você já pode ficar tranquilo, isso não é motivo para desespero não.

Isso porque a boa notícia é que você mesmo pode fazer o seu óleo de coco em casa! Sendo assim não existem mais desculpas para ficar sem ele!

Então aproveite!

Como fazer o óleo de coco

Óleo de coco
Este é o óleo de coco | Foto: pixabay

O óleo de coco possui uma lista quase interminável de vantagens, porém a desvantagem dele é o preço. Entretanto, como para tudo na vida existe um jeito, basta conferir abaixo uma receita para que você mesmo possa fazer o seu produto.

Vale lembrar que existem diversas receitas para obter o produto. Mas essa que você vai ver a seguir, certamente é a melhor e que permite obter o melhor resultado.  Então, veja a receita:

Ingredientes para fazer o óleo de coco

  • 2 cocos médios inteiros
  • ½ litro de água filtrada.

Modo de preparo

  1. Primeiramente rale os dois cocos. Depois vá adicionando a água e amassando o coco com as mãos para que ele solte o leite.
  2. Coe esse leite com um pano de algodão bem limpo. Coloque o líquido na vasilha e deixe na geladeira descansando por 24 horas.
  3. Depois dessas 24 horas, será possível observar que uma crosta de gordura se forma por cima do leite. Retire essa parte sólida e leve ao fogo até que ela derreta.
  4. Quando a gordura do coco estiver completamente derretida, basta desligar o fogo e filtrar o óleo com uma peneira bem fininha.
  5. Depois armazene o produto em um pode com tampa de vidro bem limpo.

Uma dica é manter sempre o pote bem fechado e na geladeira, para aumentar a durabilidade do produto.

Como usar o óleo de coco

Basta substituir o óleo comum pelo óleo de coco.

Pronto! Não existem mais motivos para você não aproveitar os benefícios do óleo de coco!

Agora, se você não quer emagrecer, recomendamos a receita da deliciosa bala de coco!


Publicado

em

por

Tags: