Desintoxicação do açúcar em 72 horas para perder peso

O ser humano precisa de açúcares para funcionar, mas estamos fazendo isso errado. Nosso organismo precisa ter níveis mínimos de glicose no sangue (70mg/dl em jejum) para funcionar corretamente. Mas a glicose precisa vir de fontes naturais e em quantidades sadias. Aprenda nesse artigo uma forma de fazer uma rápida desintoxicação do açúcar, em 72 horas.

A dieta comum do brasileiro inclui dezenas de produtos e costumes que nos fazem comer muito mais açúcar do que o necessário. O refrigerante, “obrigatório” em todas as refeições de milhões de brasileiros, é o maior exemplo disso. Seguido do açúcar no cafezinho, das sobremesas, dos biscoitos recheados, do sorvete. A lista é extensa.

Você gosta de café, ou gosta do açúcar que coloca nele?
Você gosta de café, ou gosta do açúcar que coloca nele? | Foto: pixabay

No final do século 19 o consumo por pessoa por ano era, em média, de 2 kg. Hoje ultrapassa os 37 kg. Você consegue se imaginar rolando nessa montanha de açúcar? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o consumo não deve ultrapassar 50 gramas/dia, o que dá mais ou menos 10 colheres de chá pequenas. Mas consumimos em média 22 colheres no Brasil.

Entre os problemas que esse consumo nocivo trás: diabetes tipo 2, obesidade, câncer, problemas cardíacos, envelhecimento precoce e falhas na memória.

O que o açúcar faz no seu organismo?

Tão viciante quanto a cocaína
Tão viciante quanto a cocaína | Foto: pixabay

O objetivo do açúcar é gerar energia para as necessidades de todos os sistemas do corpo. Ele é processado pela insulina, que é produzida pelo pâncreas. Então esta insulina transforma toda a doçura em energia, que se não for usada será transformada em gordura.

Quando ingerimos açúcar demais, precisamos de mais insulina, forçando a produção da glândula pâncreas acima do normal. Com o tempo, nosso organismo tende a se tornar resistente à insulina, demandando ainda mais dessa substância. É um ciclo vicioso que se inicia no vício pelas comidas doces.

Sintomas do excesso do açúcar

O excesso no consumo do açúcar se transforma em doença, chamada hiperglicemia Seu diagnóstico é feito através de exame do nível glicêmico. Entretanto, alguns sintomas podem apontar para um possível quadro hiperglicêmico. Por isso a importância de mudar o quanto antes, e essa desintoxicação do açúcar pode ser um bom começo.

  • Boca seca e sede em excesso;
  • Formigamento de membros inferiores;
  • Muito cansaço e sonolência durante o dia;
  • Náusea sem outro motivo aparente;
  • Arritmia cardíaca;
A obesidade já mata mais que a fome no mundo | Foto: pixabay
A obesidade já mata mais que a fome no mundo | Foto: pixabay

Qual é a mudança necessária para reverter este quadro?

Estudos recentes classificaram o vício doce junto com o vício em drogas pesadas, como a cocaína. O alto índice de energia, o paladar altamente atraente e o prazer rápido são os motivos.

Bem, qualquer vício é difícil de ser revertido. A principal mudança deve ser feita no estilo de vida. Com mudanças perenes na alimentação e adoção de exercícios físicos recorrentes.

Desintoxicação em 72 horas

Esta é para curto prazo, mas pense também no longo | Foto: pixabay
Esta é para curto prazo, mas pense também no longo | Foto: pixabay

Esta desintoxicação do açúcar irá focar na sua alimentação. A ideia é recorrer a alimentos que tem um índice glicêmico favorável. O índice glicêmico vai de 0 a 100 e define a velocidade com que o alimento altera os níveis de glicose logo após ser consumido.

Então, ao invés de consumir um alimento de alto índice glicêmico, devemos recorrer àqueles com baixo índice, que irão nos saciar por mais tempo, liberando os açúcares aos poucos no organismo.

Um exemplo é a mudança entre a batata inglesa (77 no índice), que eleva rapidamente o nível de glicose. Podemos diminuir ou até parar com o consumo deste alimento e adotar a batata doce, que é mais nutritiva e possui um índice glicêmico baixo (44).

A batata doce tem uma digestão lenta, logo, mantém seu organismo saciado por muito mais tempo. Este é o motivo para o sucesso da dieta da batata doce.

Primeiro Dia

Se você não tem o costume de tomar água, passe a tomar um copo com mais frequência, próximo do horário das refeições e também depois delas (cerca de meia hora depois). Evite a todo custo bebidas durante sua refeição e opte por alimentos com bastante líquido, como saladas.

Café da manhã: uma xícara de farinha de aveia com nozes e frutas ou 3 ovos cozidos e um pouco de chá ou café (sem açúcar, é claro).

ATENÇÃO: esta dica é muito importante. Café ou chá sem açúcar vão te ajudar no curto, médio e longo prazo para a redução do consumo de açúcar. Especialmente porque são bebidas amargas. Faça um esforço agora que a recompensa vale a pena.

Lanche da manhã: um copo de nozes ou duas castanhas-do-pará.

Almoço: peito de frango ou peixe grelhado com um punhado de cozido de sementes de abóbora, beterraba, cenoura e abóbora.

Jantar: salmão ou outro peixe com cogumelos e brócolis ou couve-flor.

Segundo Dia

Não esqueça de manter um alto consumo de água durante o seu dia. Contudo, não é necessário tomar os famosos “dois litros”. Lembre-se que a maioria dos alimentos naturais contém líquidos. Seu consumo faz parte da hidratação natural.

Café da manhã: uma xícara de farinha de aveia com maçã ou  pera ou 3  ovos mexidos com salsinha ou rúcula.

Lanche da manhã: um copo de nozes ou duas castanhas-do-pará.

Almoço: grelhado com tiras de abobrinha temperado com tomilho e vinagre de maçã. Ou, se preferir, uma salada de repolho com vinagre de maçã, mostarda e azeite.

Jantar: vegetais cozidos no vapor com peixe (pode ser bacalhau).

Terceiro Dia

Café da manhã: você pode repetir a primeira opção do primeiro dia  (uma xícara de farinha de aveia com nozes e frutas)  ou optar por 3 ovos com cebola e salsinha.

Lanche da manhã: um copo nozes ou duas castanha-do-pará.

Almoço: coxas de frango com ervas como tomilho, orégano e alecrim.

Jantar: uma sopa de legumes com folhas de louro, aipo, cebola e cenoura.

Conclusão

Aprecie o gosto verdadeiro dos alimentos e bebidas | Foto: pixabay
Aprecie o gosto verdadeiro dos alimentos e bebidas | Foto: pixabay

Esta desintoxicação do açúcar é como um “tratamento de choque” para se livrar dos açúcares nocivos (refinado, estou falando com você!). Mas é importante que você continue a evitar bebidas açucaradas, sobremesas, etc.

Uma das melhores dicas é começar a tomar chás e café sem um grão sequer de açúcar refinado. É difícil no começo, mas com um pouco de esforço, e depois de algumas semanas baixando o nível de açúcar do seu paladar, você irá entrar em um novo universo de sabores.

Quando se reduz o consumo de produtos doces, nosso paladar começa a identificar sabores que antes estavam escondidos atrás da explosão doce. Vale a pena passar por essa desintoxicação e transformá-la no ponto de partida para uma vida mais saudável.

Por fim, nossa mensagem é: troque o prazer imediato do açúcar pelo prazer duradouro da saúde, do bem estar, da descoberta de sabores sutis. Juramos para você: vale a pena. 🙂

AVISO: Este artigo não substitui a consulta com um especialista em nutrição. Somente com exame profissional você terá uma dieta que irá suprir suas necessidades específicas de alimentação. Esta desintoxicação do açúcar é uma receita caseira baseada em alimentos de menor índice glicêmico.

O que você achou deste artigo? Tem algo para acrescentar? Comente abaixo e compartilhe nas redes sociais!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Desintoxicação do açúcar em 72 horas para perder peso”

  1. […] Bata os ingredientes em um mixer ou liquidificador (sem adição de açúcar! Veja: Detox de Açúcar em 72 horas). […]