Como fazer a Dieta da Batata Doce para perder peso

 

beneficios-da-batata-doce-facebookFazer uma dieta não é uma tarefa fácil pois exige muito foco e determinação para se chegar aos resultados esperados. Entretanto, a todo momento surgem diversas dietas prometendo diferentes benefícios.

O que acontece, é que na maioria delas, os carboidratos, independente do tipo, são um grande vilão, diferente do que acontece com a dieta da batata doce.

Então, continue lendo para saber mais sobre o assunto e descobrir como emagrecer com essa dieta.

Mas afinal, o que é a essa dieta?

Os carboidratos contidos na batata doce são conhecidos como carboidratos de baixo índice glicêmico. Esse tipo de carboidrato é extremamente saudável e uma ótima fonte de energia para quem quer emagrecer. Além disso, ela possui uma grande quantidade de amido resistente, que é uma fibra insolúvel. Essa fibra não é digerida pelo organismo e ainda ajuda a retardar o processo de absorção de gordura.

E porque a batata doce ajuda na perda de peso?

O fato é que por ser extremamente rica em fibras ela prolonga a sensação de saciedade, além de melhorar o processo de digestão. Além disso, ela é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, os carboidratos são liberados lentamente na corrente sanguínea. Assim o corpo recebe energia lentamente, sendo capaz de gastar essa energia.

Pode ser feita de várias maneiras
Pode ser feita de várias maneiras

Já nos alimentos com alto índice glicêmico o açúcar é liberado no sangue rapidamente e, como o organismo não consegue queimá-lo com tanta velocidade, acaba estocando em forma de gordura. Então, o simples fato de ser um alimento de baixo índice glicêmico já confere a batata doce um status de muita eficiência para o emagrecimento.

Então, você entendeu porque a batata doce ajuda a emagrecer? Resumindo:

  1. O primeiro de tudo, então é a saciedade, que é promovida pelas fibras, que o sistema digestivo tarda um bom tempo até conseguir digerir todas elas. Com isso ele envia sinais constantes ao cérebro de que está saciado.
  2. Segundo por que a glicemia fica estável, pois o açúcar do alimento é liberado lentamente na corrente sanguínea permitindo que o cérebro interprete que não precisa de mais alimento naquele instante. Isso por que o organismo fica recebendo energia de forma constante e continua.

E agora, como fazer a dieta da batata doce?

A dieta da batata doce segue um princípio que é básico: ela deve estar presente no cardápio diário como a principal fonte de carboidrato do mesmo. O que acontece é que existe mais de uma versão dessa dieta e, por isso, a maneira como ela entra no cardápio também varia.

Uma das versões é ter a batata doce como carboidrato das principais refeições justamente com outros tipos de carboidratos que também sejam ricos em fibras como o arroz integral, a mandioca, o inhame e etc. Uma outra versão ainda recomenda que ela seja consumida em todas as refeições, sendo permitido acrescentar outros carboidratos no prato também.

Batata-doce

Essa segunda maneira pode ser um pouco mais equilibrada mas pode causar problemas de monotonia alimentar.

Já outras versões da dieta da batata doce sugerem que ela seja utilizada como fonte única e exclusiva de carboidrato, ou seja, nenhum carboidrato deve ser consumido além dela.

Essa versão apresenta uma variação extrema usada por quem visa o ganho de massa muscular que é o frango, batata doce e ovo. Entretanto é preciso lembrar que essa restrição pode gerar a fata de nutrientes no organismo.

Uma das grandes desvantagens da dieta da batata doce é a monotonia alimentar causada pela falta de variação nos ingredientes.

Uma ótima forma de burlar isso é fazer receitas criativas e light para comer bem sem sair da dieta, o que você acha?

Então, veja algumas receitas que você pode usar na dieta da batat doce para variar o cardápio.


Receita 1: Purê cremoso de batata doce

aprenda_a_fazer_o_pure_de_batata-doce-carol_magalhaes-1Os ingredientes são:

  • 2 colheres de sopa de leite desnatado
  • 1 colher de sopa de requeijão light
  • 130g de batata doce cozida em água e descascada
  • Uma pitada de sal

O preparo é:

Amasse as batatas ainda quentes com o auxílio de um garfo. Pode usar o mixer se quiser.

Misture o requeijão light e depois o leite. Mexa bem para se incorporem.

Pronto!


Receita 2: Batata doce ao curry (assado)

batatadoceOs ingredientes são:

  • Batata doce
  • Sal
  • Azeite de oliva
  • Curry em pó

O preparo é:

Lave bem as batas e descaque-as. Depois corte em palitos ou no formato que for de sua preferência.

Em uma vasilha coloque as batatas, o curry em pó, o sal e umas gotinhas de azeite, misturando bem para que o tempero pegue em toda a batata doce.

Espalhe as batatas cortadas e temperadas em uma forma e asse até que fiquem bem macias e douradas.


Receita 3: Chips de batata doce (ideal para o lanche)

Os ingredientes são:

  • Batata doce
  • Manteiga para untar

O preparo é:

Lave bem as batatas e tire as cascas.

Com a ajuda de fatiador de alimentos ou com uma faca, faça fatias de batata doce. Para que fiquem bem crocantes o ideal é que sejam cortadas bem finas. Se a ideia é que fique mais moles no centro, pode deixar as fatias mais grossinhas.

Forre uma assadeira com papel alumínio e unte-o com manteiga ou azeite de oliva.

Espalhe as fatias pela assadeira, cuidando para que não fiquem sobrepostas. Leve ao forno em temperatura baixa por 20 a 30 minutos.

Na metade do tempo, vire as batatas para que fiquem douradas dos dois lados.

Atenção: pode ser que as batatas pareçam macias enquanto ainda quentes, mas quando esfriam elas ficam crocantes.

beneficios-da-batata-doce-2-640-427

Concluindo

O fato é que a dieta da batata doce oferece uma grande quantidade de vantagens na perda de peso, além de ser saudável e não prejudicar a sua saúde.  Assim, consegue promover um emagrecimento eficaz e duradouro.

A dica para qualquer dieta é sempre aliar a mudança de hábitos alimentares com a pratica de atividade física. Dessa forma, a dieta da batata doce é imbatível.

E então, o que você está esperando para começar agora mesmo?

Informações Nutricionais

Quantidade por 100 gramas
Calorias 86
Gorduras Totais 0,1 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Poliinsaturadas 0 g
Gorduras Monoinsaturadas 0 g
Colesterol 0 mg
Sódio 55 mg
Potássio 337 mg
Carboidratos 20 g
Fibra Alimentar 3 g
Açúcar 4,2 g
Proteínas 1,6 g


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Como fazer a Dieta da Batata Doce para perder peso”

  1. […] A batata doce tem uma digestão lenta, logo, mantém seu organismo saciado por muito mais tempo. Este é o motivo para o sucesso da dieta da batata doce. […]