Métodos de extração de óleos essenciais

Para retirar o óleo essencial de folhas, frutos e troncos de plantas e árvores aromáticas são utilizados vários processos químicos e naturais. Os métodos mais conhecidos são o da destilação a vapor.

Métodos de Extração

Os egípcios foram os primeiros a destilar plantas com o intuito de extrair os seus óleos essenciais. Desde então, os métodos de extração de óleos essenciais diversificaram-se e foram aperfeiçoados.

Os óleos essenciais provem de diferentes partes das plantas: pétalas, raízes, caule, rebentos, sementes, seiva, folhas ou casca. Dependendo do tipo de planta em questão os óleos concentram-se num local distinto, pelo que o método de extração ideal também varia em função da planta.

Os óleos essenciais caracterizam-se por serem extremamente voláteis, insolúveis na água e evaporarem muito rapidamente logo que expostos ao ar. Assim, pode tornar-se deveras complicado extrair os óleos essenciais antes de estes evaporarem. São vários os métodos de extração existentes. Os industriais encontram-se bastante sofisticados, no entanto, existem diversos métodos de extração caseiros que lhe permitirão obter as suas próprias essências.

Extração artesanal de óleos essenciais

Destilação

É, indubitavelmente, o mais fácil e menos dispendioso processo de extração, utilizado pelas mais prestigiadas indústrias de perfume e de extração de óleos essenciais. Converte os óleos essenciais em vapor (veja Destilação a Vapor) e depois volta a condensá-los. Com um alambique ou alquitarra poderá produzir os seus óleos essenciais preferidos, que impregnarão a sua mente e o seu corpo de aromas e energia positiva. Para esta tarefa pode utilizar qualquer uma das unidades de destilação que se seguem:

Expressão a frio

Trata-se de um método muito utilizado para a extração de citrinos (como o limão, a laranja, a bergamota, a tangerina, a lima). Este método de extração apresenta a vantagem de não submeter os óleos essenciais a temperaturas elevadas, porém estes entram em contacto com a água, pelo que se dissipam importantes componentes hidrossolúveis. Em casa pode simular este método, bastando para tal descascar os frutos e reservar a parte externa da casca, local onde se acumulam as essências. Posteriormente, corte as cascas em pedaços e coloque-as num pano de linho ou algodão. Depois, sobre uma tábua, triture-as tanto quanto possível. Por último, colha o líquido que escorre no pano para um pequeno frasco, que deve ser hermeticamente conservado e prontamente fechado para evitar a evaporação dos óleos essenciais.

Extração com solventes

Neste método são empregues solventes para extrair óleos essenciais, sendo particularmente utilizados em matérias orgânicas. A extração com solventes compreende os seguintes métodos:

Maceração: Para extrair as suas próprias essências em casa, utilizando este método, necessita de macerar num óleo as suas flores preferidas (jasmim, rosas, madressilva) até que este fique totalmente impregnado com o aroma das flores e de escolher um óleo veicular. Uma forma muito simples de o fazer consiste em colocar num recipiente de cobre 1 parte de pétalas de flores e 2 partes de um óleo (óleo de amêndoa ou girassol). Posteriormente, aquece-se esta infusão, lentamente, durante 3 horas. No final, filtram-se as flores, espremendo-as energicamente e reserva-se a solução resultante num local fresco, afastada do sol.

Enfleurage: método tradicionalmente utilizado para extrair óleo essencial de flores delicadas como o jasmim e a rosa, que consiste em colocar camadas de pétalas sobre um vidro, cobertas com um óleo morno e muito gorduroso (antigamente utilizava-se banha de porco ou cera). Os vidros onde se encontram as rosas são, posteriormente, sobrepostos. No final de algumas semanas as flores começam a deteriorar-se, sendo substituídas por flores frescas. A gordura que reveste as flores e absorve as suas essências é depois submetida a uma lavagem com álcool para que lhe sejam removidas as essências absorvidas. Porém, o álcool evapora-se, originando, deste modo, óleos essenciais muito concentrados, conhecidos como absolutos. Este é um método que exige muita diligência e elevados custos, mas que é bastante utilizado pelos produtores de perfumes.

Extração com dióxido de carbono

Trata-se de um método recente, que emprega temperaturas mais baixas relativamente às da destilação, o que o torna num método menos agressivo para as plantas. Consiste em colocar as plantas num tanque de aço inoxidável, posteriormente injetado com dióxido de carbono, que aumenta a pressão do tanque. Quando submetido a altas pressões, o dióxido de carbono liquidifica-se, atuando como um solvente que permite extrair os óleos essenciais das plantas. Seguidamente, a pressão diminui e o dióxido de carbono volta ao estado gasoso, não deixando, assim, quaisquer vestígios.

Equipamentos para destilação como alambiques, tonéis, destilaria e mini destilaria, mini alambiques você vai encontrar na Destilarias Eau-de-Vie – Iberian Coppers S.A em Portugal.


Publicado

em

por

Comentários

18 respostas para “Métodos de extração de óleos essenciais”

  1. Avatar de Hélio Guedelha
    Hélio Guedelha

    Olha, parabens pelas dicas, eu, recentemente estou trabalhando com perfumaria e desde entao, pretendo, eu mesmo, extrair minhas proprias essencias, por essa razao, agradeço pelas maravilhosas dicas. quando tiverem novidades sobre extração de essencias, mandem para meu e-mail.
    Um abraço e um bom trabalho

    atenciosamente… Hélio Guedelha

  2. Avatar de Carlos Eduardo Silva
    Carlos Eduardo Silva

    Achei muito interessante e Gostaria de saber onde comprar um destilador mais barrato e pequeno, ou como fazê-lo artesanalmente com material reciclável. Pois tenho interesse em fabricar artesanalmente para consumo proprio oleos e essencias de eucalipto, alecrim, manjericão, manjeroma, rosas brancas, poejos e demais plantas aromáticas. Para tanto prezaria receber dos senhores(as) que postaram o artigo. Como fazer para conseguir um tipo de destilador com preço acessível, uma vez que é para consumo proprio e não para o comercio.
    no aguardo do seu pronunciamento.
    abços
    Carlosedu

  3. Avatar de www.coppercrafts.eu
    www.coppercrafts.eu

    Boa tarde.

    Somos fabricantes de alambiques artesanais em cobre,

    Visite a nossa página.

  4. Avatar de yaninckim
    yaninckim

    estou aprocura de equipamento de extração de oleos essenciais

  5. Avatar de Selma Martins Rodrig

    Boa noite,

    Trabalho em um projeto de uma empresa onde necessitamos de parcerias com empresas onde fabricam essencias, nosso projeto é universitário, para apresentação do TCC, faço curso tecnologico Gestão da qualidade na FATEF.

    Preciso de parcerias, tem um projeto de uma fabrica de velas, onde preciso de residuo de flores para imcorporar em nossas velas aromaticas, ou seja nossas velas serão confeccionadas com pavio de poliester para poluir menos o meio ambiente.Sendo assim preciso dos residos das flores para fabricar velas aromaticas e ecológicas.Fornecerei amostras de velas (miniaturas) que fornecidas aos seus clientes divulgarão suas essencias e nossas velas.

    Projeto da empresa:Fabrica de velas "Cristais".

    Desde já agradeço a atenção dispensada, contamos com um breve retorno.

    Atenciosamente,

    Selma Rodrigues

    [email protected]

  6. Avatar de neidea medeiros

    por favor envie informacoes sobre o alecrin na pressao alta

  7. Avatar de ariel de andrade
    ariel de andrade

    gostei muito porque estou fazendo este trabalho aqui no colégio Jubilino,no Morro do Chapéu-BA.