Métodos de extração de óleos essenciais

Para retirar o óleo essencial de folhas, frutos e troncos de plantas e árvores aromáticas são utilizados vários processos químicos e naturais. Os métodos mais conhecidos são o da destilação a vapor.

Métodos de Extração

Os egípcios foram os primeiros a destilar plantas com o intuito de extrair os seus óleos essenciais. Desde então, os métodos de extração de óleos essenciais diversificaram-se e foram aperfeiçoados.

Os óleos essenciais provem de diferentes partes das plantas: pétalas, raízes, caule, rebentos, sementes, seiva, folhas ou casca. Dependendo do tipo de planta em questão os óleos concentram-se num local distinto, pelo que o método de extração ideal também varia em função da planta.

Os óleos essenciais caracterizam-se por serem extremamente voláteis, insolúveis na água e evaporarem muito rapidamente logo que expostos ao ar. Assim, pode tornar-se deveras complicado extrair os óleos essenciais antes de estes evaporarem. São vários os métodos de extração existentes. Os industriais encontram-se bastante sofisticados, no entanto, existem diversos métodos de extração caseiros que lhe permitirão obter as suas próprias essências.

Extração artesanal de óleos essenciais

Destilação

É, indubitavelmente, o mais fácil e menos dispendioso processo de extração, utilizado pelas mais prestigiadas indústrias de perfume e de extração de óleos essenciais. Converte os óleos essenciais em vapor (veja Destilação a Vapor) e depois volta a condensá-los. Com um alambique ou alquitarra poderá produzir os seus óleos essenciais preferidos, que impregnarão a sua mente e o seu corpo de aromas e energia positiva. Para esta tarefa pode utilizar qualquer uma das unidades de destilação que se seguem:

Expressão a frio

Trata-se de um método muito utilizado para a extração de citrinos (como o limão, a laranja, a bergamota, a tangerina, a lima). Este método de extração apresenta a vantagem de não submeter os óleos essenciais a temperaturas elevadas, porém estes entram em contacto com a água, pelo que se dissipam importantes componentes hidrossolúveis. Em casa pode simular este método, bastando para tal descascar os frutos e reservar a parte externa da casca, local onde se acumulam as essências. Posteriormente, corte as cascas em pedaços e coloque-as num pano de linho ou algodão. Depois, sobre uma tábua, triture-as tanto quanto possível. Por último, colha o líquido que escorre no pano para um pequeno frasco, que deve ser hermeticamente conservado e prontamente fechado para evitar a evaporação dos óleos essenciais.

Extração com solventes

Neste método são empregues solventes para extrair óleos essenciais, sendo particularmente utilizados em matérias orgânicas. A extração com solventes compreende os seguintes métodos:

Maceração: Para extrair as suas próprias essências em casa, utilizando este método, necessita de macerar num óleo as suas flores preferidas (jasmim, rosas, madressilva) até que este fique totalmente impregnado com o aroma das flores e de escolher um óleo veicular. Uma forma muito simples de o fazer consiste em colocar num recipiente de cobre 1 parte de pétalas de flores e 2 partes de um óleo (óleo de amêndoa ou girassol). Posteriormente, aquece-se esta infusão, lentamente, durante 3 horas. No final, filtram-se as flores, espremendo-as energicamente e reserva-se a solução resultante num local fresco, afastada do sol.

Enfleurage: método tradicionalmente utilizado para extrair óleo essencial de flores delicadas como o jasmim e a rosa, que consiste em colocar camadas de pétalas sobre um vidro, cobertas com um óleo morno e muito gorduroso (antigamente utilizava-se banha de porco ou cera). Os vidros onde se encontram as rosas são, posteriormente, sobrepostos. No final de algumas semanas as flores começam a deteriorar-se, sendo substituídas por flores frescas. A gordura que reveste as flores e absorve as suas essências é depois submetida a uma lavagem com álcool para que lhe sejam removidas as essências absorvidas. Porém, o álcool evapora-se, originando, deste modo, óleos essenciais muito concentrados, conhecidos como absolutos. Este é um método que exige muita diligência e elevados custos, mas que é bastante utilizado pelos produtores de perfumes.

Extração com dióxido de carbono

Trata-se de um método recente, que emprega temperaturas mais baixas relativamente às da destilação, o que o torna num método menos agressivo para as plantas. Consiste em colocar as plantas num tanque de aço inoxidável, posteriormente injetado com dióxido de carbono, que aumenta a pressão do tanque. Quando submetido a altas pressões, o dióxido de carbono liquidifica-se, atuando como um solvente que permite extrair os óleos essenciais das plantas. Seguidamente, a pressão diminui e o dióxido de carbono volta ao estado gasoso, não deixando, assim, quaisquer vestígios.

Equipamentos para destilação como alambiques, tonéis, destilaria e mini destilaria, mini alambiques você vai encontrar na Destilarias Eau-de-Vie – Iberian Coppers S.A em Portugal.


Publicado

em

por

Comentários

18 respostas para “Métodos de extração de óleos essenciais”

  1. Avatar de Adriano Cesar
    Adriano Cesar

    Olá, sou um entusiasma sobre o assunto de óleos essenciais. Gostaria de mais dicas de como processá-los (formas, quantidades, etc) para uso próprio. Dicas de maceraçao, destilação, prensa a frio, enfim, gostaria de obter um conhecimento maior sobre esse assunto para uso pessoal, e também por estarmos, eu e minha esposa, pensando em fazer um trabalho artesanal com sabonetes em Cold Process.

    Obrigado pela atenção.

  2. Avatar de Marlene Ilha Donatto
    Marlene Ilha Donatto

    Muito interessante todos esses conhecimentos sobre óleos essenciais. Adoro cravo e planto os mesmos. Anos atrás usava um perfume de cravo, mas nunca mais o encontrei, por isso gostaria de saber como eu poderia destilá-lo para consumo próprio, sem prejudicar a saúde. O cravo o qual estou falando é uma flor.Agradeço por antecedencia.

  3. Avatar de Marlene Ilha Donatto
    Marlene Ilha Donatto

    Gostaria de saber onde comprar um destilador mais barrato e pequeno, ou como fazê-lo artesanalmente com material reciclável.

  4. Avatar de WALDER
    WALDER

    Moro em Goiás e casualmente descobri numa árvore do cerrado (Goiás é rico) uma fragrância (natural) cheiro de natureza (talvez única no mundo) e gostaria de saber como extrair a essência dos talos e folhas, descartando antecipadamente o processo de alambiques, que "queimam" a matéria prima e comprometem o odor. Grato

    1. Avatar de maria
      maria

      walder,use o enfleurage,e so colocar as plantas dentro de uma caixa de vidro, entes aplique gordura vegetal no vidro da caixa,para mais informaçao,digite(enfleurage). maria

  5. Avatar de Guilherme Fuentes

    Nostra empresa disenha e fabrica destiladores para óleos essenciais, informacao acima es muito boa, único problema, destiladores deben-ser de aco inoxidavel nao de cobre. muito óleo essenciais sao corrosivos e afeitan no cobre producendo oxidacao. consultas : [email protected]

  6. Avatar de giovani alves cantar
    giovani alves cantar

    tenho uma propridade no rs e gostaria de fazer oleo de alicrin qual o procedimento. E viavel des da plantacao ate a estracao.

  7. Avatar de katia coelho
    katia coelho

    estou querendo fazer oleos essencias,a dica que voces estao fornecendo,é maravilhosa.

  8. Avatar de Hilson Rabelo
    Hilson Rabelo

    Boa noite ,

    muito proveitoso estas informações sob a extração da alma das flores cascas e frutos como fasso pra adquirir o destilador.abraços Hilson Rabelo

    Belém-pa

  9. Avatar de Albino Vieira

    Boa tarde.

    Sabe onde se encontra um essênciador ou separador de essências e como funciona.

    Cumprimentos

    Albino Vieira

  10. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Gostei da forma muito simples de me mostrarem as várias formas de se obter as essências, vou tentar "produzir" algumas , rsrsrsr, eu vos agradeço de coração aberto.

    Com muita amizade.

    Guerreiro