Extração de óleo essencial de citronela

Destilaria

Aparelho de destilação tipo Clevenger

Procurando responder perguntas sobre a destilação de plantas, pesquisamos e encontramos este trabalho do Senai do Rio Grande do Sul sobre a extração do óleo da Citronela. Para maiores esclarecimentos e montagem de uma mini destilaria do óleo essencial da Citronela ou qualquer outro será necessário o acompanhamento de um Eng. Químico.

Segue abaixo o processo de destilação:

A citronela (Cymbopogon nardus) é uma planta originária do Ceilão e sul da Índia, e sua essência é utilizada particularmente como repelente de insetos, apresentando muito boa eficiência. A partir desta planta ou matériaprima natural, dentre outras aplicações, é possível a elaboração de um repelente de insetos seguro para a saúde humana e animal.

Extração do óleo essencial: No processo de extração de óleo essencial, podem ser aplicados diversos métodos, tais como:

– hidrodestilação;

– maceração;

– extração por solvente;

– Enfloração (enfleurage);

– gases supercríticos;

– microondas.

Dentre os métodos, o de maior aplicação é a hidrodestilação, que se divide em duas técnicas que são o arraste de vapor e a coobação (recirculação de águas condensadas). Entretanto, são necessários alguns conhecimentos na condução do processo de destilação e no funcionamento de equipamentos para a extração das essências, mesmo em pequena escala.

Dentre as propriedades físicas a serem consideradas nos extratores é a densidade do óleo essencial a ser extraído, se mais (r >1) ou menos densos que a água (r <1), em temperaturas que variam entre 5 ºC e 50 ºC.

Com base nesta propriedade, podem ser elaborados diversos tipos de extratores de óleos essenciais, sendo o mais conhecido o sistema de Clevenger (figura 1), o qual pode operar em circuito aberto ou fechado.

O método mais utilizado para extração do óleo essencial da citronela, é o arraste a vapor, que requer maior número de etapas de manipulação por parte do operador, em função da coleta do óleo ser feita continuamente, já que, na maioria das vezes, o processo de extração é conduzido em sistemas de operação em circuito aberto.

Nesse processo as estruturas das plantas são colocadas em recipientes e passam a receber vapor d’água constantemente. A água aquecida faz o vapor atravessar as estruturas da planta, forçando a quebra das bolsas intercelulares e a liberação do óleo essencial. À medida que este processo acontece, as sensíveis moléculas de óleos essenciais evaporam junto com o vapor d’água, saindo através de um tubo no alto do destilador onde, em

seguida, passam pelo processo de resfriamento com a utilização de uma serpentina e ocorre a condensação com a água. Forma-se, então, na parte superior da água obtida, uma camada de óleo essencial que é separado por decantação. http://www.sbrt.ibict.br

Dentre os demais métodos de extração citados, também podem ser utilizados de forma artesanal para a extração da essência de citronela a simples maceração, a qual não resulta em grande pureza e quantidade do produto, e a utilização de solventes.

A utilização de solventes para extração de óleos essenciais é uma técnica relativamente moderna, sendo adotada para se obter maior rendimento ou extrair produtos que não poderiam ser obtidos pelos outros métodos.

As plantas são imersas no solvente químico adequado (hexano, acetona, ou outros derivados de petróleo). Isto resulta um produto chamado de concreto. Em seguida, o concreto pode ser dissolvido em álcool para remover o solvente. Quando o álcool evapora, o absoluto aparece. A extração por solvente apresenta algumas desvantagens como a permanência de resíduos do solvente no absoluto e causar efeitos colaterais, o que

dependerá do solvente empregado, o que deve ser observado na indicação de absolutos e concretos para perfumaria e cosmética. No processo de extração do concreto podem-se obter, além do óleo essencial, ceras, parafinas, gorduras e pigmentos. Já o absoluto, com a limpeza dos solventes anteriormente empregados, purifica a mistura das ceras, parafinas e substâncias gasosas presentes, o que leva o produto final a ter uma consistência mais líquida. O teor de solvente no produto final pode variar de menos de 1% até 6%. Em teores

menores ou até 1%, o produto pode ser considerado apto ao uso terapêutico, quando indicados nesse sentido.

No caso de produtos obtidos somente pelo uso do álcool, é aceitável seu emprego com finalidade terapêutica mesmo com teores superiores a 1%, como acontece com algumas resinas como a mirra e o benjoim.

Conclusão e recomendações O método utilizado preferencialmente para a extração do óleo essencial da citronela é o de arraste de vapor oudestilação a vapor, que pode ser realizado de forma artesanal a partir da construção ou aquisição de umaparelho básico de destilação. Esses aparelhos são facilmente encontrados em lojas especializadas em vidrarias

para laboratórios. A extração do óleo essencial com o uso de solventes químicos, também requer maiores cuidados, principalmente com a seleção do produto adequado à extração do produto da citronela.

Mauro Sander Fett – Engenheiro Agrônomo e Msc. em Economia Rural. / SENAI/RS – Departamento Regional.


Publicado

em

por

Comentários

24 respostas para “Extração de óleo essencial de citronela”

  1. Avatar de maria
    maria

    sonia, eu to presisando muito de um,so que eu nao sei fazer compras internacionais,voce ajuda a gente nisso.obrigada

  2. Avatar de sonia
    sonia

    meu email é: [email protected] se alguem quiser saber sobre o destilador entre em contato.

  3. Avatar de sonia
    sonia

    bom dia, comprei um destilador de essencia da cooper-alambique em portugal o numero dele é 4168 adorei faço essencia de mirra fica muito bom, fiz a compra pela internete pra vcs que estão perguntando onde comprar vai a dica.

  4. Avatar de Arlindo Vogel
    Arlindo Vogel

    Gostaria de informações sobre como montar uma destilaria de oleos essenciais de especies nativas da amazonia e exoticas citronela, pimenta longa. e de fornecedores de equipamentos.