Extração de óleo essencial de citronela

Destilaria

Aparelho de destilação tipo Clevenger

Procurando responder perguntas sobre a destilação de plantas, pesquisamos e encontramos este trabalho do Senai do Rio Grande do Sul sobre a extração do óleo da Citronela. Para maiores esclarecimentos e montagem de uma mini destilaria do óleo essencial da Citronela ou qualquer outro será necessário o acompanhamento de um Eng. Químico.

Segue abaixo o processo de destilação:

A citronela (Cymbopogon nardus) é uma planta originária do Ceilão e sul da Índia, e sua essência é utilizada particularmente como repelente de insetos, apresentando muito boa eficiência. A partir desta planta ou matériaprima natural, dentre outras aplicações, é possível a elaboração de um repelente de insetos seguro para a saúde humana e animal.

Extração do óleo essencial: No processo de extração de óleo essencial, podem ser aplicados diversos métodos, tais como:

– hidrodestilação;

– maceração;

– extração por solvente;

– Enfloração (enfleurage);

– gases supercríticos;

– microondas.

Dentre os métodos, o de maior aplicação é a hidrodestilação, que se divide em duas técnicas que são o arraste de vapor e a coobação (recirculação de águas condensadas). Entretanto, são necessários alguns conhecimentos na condução do processo de destilação e no funcionamento de equipamentos para a extração das essências, mesmo em pequena escala.

Dentre as propriedades físicas a serem consideradas nos extratores é a densidade do óleo essencial a ser extraído, se mais (r >1) ou menos densos que a água (r <1), em temperaturas que variam entre 5 ºC e 50 ºC.

Com base nesta propriedade, podem ser elaborados diversos tipos de extratores de óleos essenciais, sendo o mais conhecido o sistema de Clevenger (figura 1), o qual pode operar em circuito aberto ou fechado.

O método mais utilizado para extração do óleo essencial da citronela, é o arraste a vapor, que requer maior número de etapas de manipulação por parte do operador, em função da coleta do óleo ser feita continuamente, já que, na maioria das vezes, o processo de extração é conduzido em sistemas de operação em circuito aberto.

Nesse processo as estruturas das plantas são colocadas em recipientes e passam a receber vapor d’água constantemente. A água aquecida faz o vapor atravessar as estruturas da planta, forçando a quebra das bolsas intercelulares e a liberação do óleo essencial. À medida que este processo acontece, as sensíveis moléculas de óleos essenciais evaporam junto com o vapor d’água, saindo através de um tubo no alto do destilador onde, em

seguida, passam pelo processo de resfriamento com a utilização de uma serpentina e ocorre a condensação com a água. Forma-se, então, na parte superior da água obtida, uma camada de óleo essencial que é separado por decantação. http://www.sbrt.ibict.br

Dentre os demais métodos de extração citados, também podem ser utilizados de forma artesanal para a extração da essência de citronela a simples maceração, a qual não resulta em grande pureza e quantidade do produto, e a utilização de solventes.

A utilização de solventes para extração de óleos essenciais é uma técnica relativamente moderna, sendo adotada para se obter maior rendimento ou extrair produtos que não poderiam ser obtidos pelos outros métodos.

As plantas são imersas no solvente químico adequado (hexano, acetona, ou outros derivados de petróleo). Isto resulta um produto chamado de concreto. Em seguida, o concreto pode ser dissolvido em álcool para remover o solvente. Quando o álcool evapora, o absoluto aparece. A extração por solvente apresenta algumas desvantagens como a permanência de resíduos do solvente no absoluto e causar efeitos colaterais, o que

dependerá do solvente empregado, o que deve ser observado na indicação de absolutos e concretos para perfumaria e cosmética. No processo de extração do concreto podem-se obter, além do óleo essencial, ceras, parafinas, gorduras e pigmentos. Já o absoluto, com a limpeza dos solventes anteriormente empregados, purifica a mistura das ceras, parafinas e substâncias gasosas presentes, o que leva o produto final a ter uma consistência mais líquida. O teor de solvente no produto final pode variar de menos de 1% até 6%. Em teores

menores ou até 1%, o produto pode ser considerado apto ao uso terapêutico, quando indicados nesse sentido.

No caso de produtos obtidos somente pelo uso do álcool, é aceitável seu emprego com finalidade terapêutica mesmo com teores superiores a 1%, como acontece com algumas resinas como a mirra e o benjoim.

Conclusão e recomendações O método utilizado preferencialmente para a extração do óleo essencial da citronela é o de arraste de vapor oudestilação a vapor, que pode ser realizado de forma artesanal a partir da construção ou aquisição de umaparelho básico de destilação. Esses aparelhos são facilmente encontrados em lojas especializadas em vidrarias

para laboratórios. A extração do óleo essencial com o uso de solventes químicos, também requer maiores cuidados, principalmente com a seleção do produto adequado à extração do produto da citronela.

Mauro Sander Fett – Engenheiro Agrônomo e Msc. em Economia Rural. / SENAI/RS – Departamento Regional.


Publicado

em

por

Comentários

24 respostas para “Extração de óleo essencial de citronela”

  1. Avatar de josé luiz sto

    Olá, boa tarde.

    Alguém poderia me dizer onde adquirir uma mini destilaria de óleos essenciais?

    Pois tenho intenção de iniciar o negócio que a princípio seria fazer alguns testes com algumas plantas aromáticas.

    Grato

  2. Avatar de Camila Americana/SP
    Camila Americana/SP

    Extração do óleo no microondas é possível? Como obter as respostas das perguntas acima ? grata

  3. Avatar de karessú
    karessú

    Ganhei uma planta chamada capim-eucalípto, outro disse que é citronela. Então pergunto : é a mesma planta com nomes diferentes ?
    ou capim-eucalipto é uma e citronela é outra ?

  4. Avatar de kim
    kim

    Caro Edson Lau. nem todos são "literatos" como você, temos que respeitar as limitações dos outros.

  5. Avatar de Edson Lau
    Edson Lau

    Gostei das postagens!Mas tenho uma dúvida,como é que o Francisco Daniel consegue escrever sem respirar?Se escreve assim, deve falar assim! Não tem vírgula, não tem ponto no final das frases, eita, isso é o nosso Português(lingua).

  6. Avatar de Elcio
    Elcio

    Como posso reconhecer com segurança se uma planta que tenho no meu terreno é de fato um pé de citronella?

    Pela aparencia e pela descrição das caracteristicas da citronela me parece indentificação positiva mas tenho que ter certeza…

    Grato

  7. Avatar de Joseph PearTree
    Joseph PearTree

    Gostaria de saber qual a panela ou tanque pequeno que p/extrair oleo das plantas ;abraços..e o,preço deles,claro.

  8. Avatar de francisco daniel fer

    eu sou voluntário no centro de equoterapia dro parente que tem parceria com a apae de maranguape e os cavalos precisam usar um repelente para que as moscas não incomodem e atrapalhem o seu desenpenho nas cessoes de equoterapia e não temos condições de conprar tudo o que é preciso para os cavalos me ajuda ai vai como eu poderia desenvolver um repelente com a citronela de uma maneira bem cinples.

  9. Avatar de Bianca
    Bianca

    Tenho muita lavanda em casa que ganhei em um curso de Fitoterapia. Como faço uma maceração a partir das folhas em óleo vegetal? Qual a quantidade e tempo de maceração?

    Grata.

  10. Avatar de simone
    simone

    Temos muitas plantações de citronela no nosso sítio e gostaríamos de saber mais sobre a planta,a extração do óleo …obrigada