Como cuidar das articulações no seu dia a dia

  • Função das articulações
  • Você costuma se alongar? O alongamento preserva suas articulações
  • Cuidado com a sua alimentação e com o peso

As articulações são essenciais para melhorar a mobilidade e é responsável por ações amortecedoras. Por isso é preciso saber como cuidar das articulações, já que ela sofre desgastes com o passar do tempo, o que pode ser agravado por hábitos prejudiciais. Por isso veja aqui dicas de como cuidar das articulações no seu dia a dia.

Leia mais

Erros na hidratação do cabelo em casa

Fome excessiva pode indicar problemas de saúde

A você verá aqui uma série de dicas e hábitos para ajudar você a manter estes tecidos saudáveis, evitando problemas mais graves como lesões e inflamações crônicas (como a famosa artrite).

Como cuidar das articulações: alongamento

Alongar os membros é uma prática que todos devem incorporar no seu dia a dia, principalmente quem trabalha muito com movimentos repetitivos, em posições desconfortáveis ou sentado por muito tempo na frente do computador, por exemplo.

De tempos em tempos, dê uma pausa para fazer os alongamentos básicos que podem ser encontrados facilmente em vídeos profissionais na internet. Se preferir algo mais específico, o recomendado é que procure por aulas de pilates ou yoga. Ambos são excelentes alternativas para quem deseja trabalhar a musculatura e as articulações.

De olho na alimentação

Manter uma dieta balanceada é benéfico para diversos aspectos de nossa vida, e isso inclui o bem-estar de nossas articulações. Para as articulações em específico, alimentos ricos em cálcio e vitamina D são os mais recomendados.

Estas vitaminas e minerais podem ser encontradas em abundância em alimentos como couve e espinafre, além do leite e seus derivados. Esta dupla também ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose, graças ao fortalecimento dos ossos.

Peso: atenção quanto ao peso

A obesidade, como doença, é algo que pode afetar negativamente diversos aspectos de nossas vidas. Ortopedistas apontam que pessoas muito acima do peso podem sofrer de dores nas articulações, com pressão causada pelo excesso de peso.

Por isso é importante que se mantenha uma dieta saudável, com a incorporação de exercícios físicos que ajudem a controlar o peso corporal.

Uma dica é procurar por uma atividade que seja prazerosa, assim a sua incorporação na rotina será mais fácil. Musculação, natação e até mesmo caminhadas são uma boa pedida para quem deseja controlar o peso de forma saudável.

Mesmo que inicialmente possa parecer pouco, e que você possa parecer que você não está se exercitando muito, comece. O importante em um primeiro momento é iniciar a prática esportiva.

Gradativamente aumente a intensidade do treino e o tempo no qual se exercita.

Postura

Como cuidar das articulações

Essa é para quem trabalha muito tempo sentado, seja na frente do seu notebook, como caixa de loja ou até mesmo um motorista.

Com o passar do tempo, é comum que nos acostumemos a ficar com uma postura mais relaxada, o que é extremamente prejudicial para as articulações. Quando sentado, mantenha a coluna reta, apoiada no encosto da cadeira e com os dois pés no chão.

Isso pode acontecer também quando estamos deitados, e nestas situações devemos evitar ficar muito tempo na mesma posição, principalmente em cima do próprio corpo, como dormindo em cima do braço ou com as pernas uma em cima da outra.

Principais doenças nas articulações

Como cuidar das articulações

Reumatismo o reumatismo engloba uma série de doenças como a tendinite, lúpus e a fibromialgia. Normalmente o tratamento abrange fisioterapia e a ingestão de medicamentos como anti-inflamatórios e cortisona.

Artrite – é um termo mais generalizado, e como dito é anteriormente relacionada aos processos inflamatórios nas articulações. Seu surgimento normalmente acontece nas extremidades do corpo, como as mãos.

O tratamento normalmente é feito com a ingestão de medicamentos, fisioterapia e até mesmo com o controle do peso, porém antes disso o médico irá buscar principalmente a causa de seu surgimento, para poder indicar a solução mais efetiva.

Artrose pode passar erroneamente por artrite, todavia, o seu surgimento se dá pelo desgaste natural das articulações, por isso é mais comum em idosos. Seus principais sintomas são estalos nas articulações e até mesmo surgimento de dores.

Esta doença também é tratada através de remédios, fisioterapia e exercícios físicos, porém deve variar levando em consideração diversos fatores, como, por exemplo, o grau de avanço da doença.

Em caso de possíveis dores, incômodo e desconforto nas articulações mesmo tomando todos os devidos cuidados, o ideal consiste em procurar a ajuda de um médico especializado para avaliação. Isso porque somente ele poderá de fato identificar o que pode estar causando o desconforto ou dor e também quais os melhores tratamentos para o quadro em questão.

Aqui há medidas que ajudam a preservar as suas articulações antes que efetivamente um problema ocorra. Caso já haja uma manifestação clínica desagradável em suas articulações, somente um médico poderá agir de modo a aliviar os indesejáveis sintomas e igualmente para conter o avanço do quadro.

Cuidados adicionais que podem ter adoção

Como cuidar das articulações

Além de todas as dicas que separamos especialmente para você aqui, há inúmeros outros cuidados que podem acabar sendo adotados sobretudo para preservar as suas articulações. A premissa fundamental para manter a boa saúde das articulações é fortalecê-las, movimentá-las e alongá-las.

Uma outra dica de ouro importante é quanto a consulta regular com o ortopedista. Mesmo que você não tenha histórico na família, nem mesmo um problema identificado nas articulações, visite regularmente um médico de sua confiança. Ele poderá avaliar sobretudo as condições gerais de suas articulações e indicar cuidados adicionais específicos para você.