Dicas para tirar o cheiro desagradável de mofo

  • Mofo pode fazer mal para os pets
  • Com algumas dicas você pode removê-lo de casa
  • Água sanitária pode ser utilizada?

Quem nunca entrou em um espaço que estava fechado e sentiu aquele cheiro característico de mofo? É muito comum encontra-lo em espaços úmidos, sem contato com o sol ou circulação de ar e hoje vamos ver algumas dicas para tirar o cheiro desagradável de mofo.

Leia mais

Principais tipos de cebola e suas indicações de uso

Alzheimer e crianças: como ajudá-las a lidar

Além do mau cheiro e manchas escuras em objetos, paredes, roupas e até alimentos, estas colônias de fungos podem agravar seriamente problemas respiratórios e sobretudo problemas alérgicos como a asma e a rinite, além de serem transmissores de bactérias infecciosas.

Os pets também são muito afetados pela ação do mofo. Isso pois além de poderem respirar, estas bactérias ao se instalarem na pelagem dos animais provoca uma irritação e coceira intensa, que se não for tratada adequadamente pode causar feridas na pele dos bichinhos de estimação. Nesse sentido, o melhor é procurar rapidamente a ajuda de um profissional veterinário.

Quando em sua fase inicial ele recebe o nome de bolor, e acaba sendo sobretudo difícil de enxergarmos por apresentar uma camada fina e quase invisível, mas a mesma pode facilmente ter sua remoção feita.

Mas para te ajudar a combater este “inquilino indesejável” em sua fase mais avançada (e consequentemente mais difícil), que nós reunimos algumas dicas para tirar o cheiro desagradável de mofo de forma eficaz e segura.

Antes de utilizar qualquer um dos truques apresentados abaixo, adote alguns cuidados. Nesse sentido, se for uma área de um cômodo, abra janelas e portas para que haja circulação de ar, ou se for um objeto, leve-o para um local arejado.

Coloque luvas de borracha nas mãos para manipular os produtos e evitar sobretudo o contato direto com as manchas de mofo. Utilize o tempo todo uma máscara que proteja o nariz e a boca, e se possível, algo que cubra os olhos, para que não haja ação de direta das bactérias com as mucosas do rosto.

Dicas para tirar o cheiro desagradável de mofo: água sanitária

Frequentemente a mais utilizada, temos a água sanitária aplicada nos locais onde as colônias estão instaladas. Para isso, basta aplicar diretamente no local afetado ou utilizar uma diluição de uma parte de água sanitária para cada três litros de água.

Esfregue o local com uma bucha ou escova, enxágue e se necessário repita o processo.

Álcool 98%

dicas para tirar o cheiro desagradável de mofo

Uma ótima alternativa para ser utilizada em móveis e objetos que podem ser manchados pela água sanitária é o álcool 98%. A dica é misturá-lo com cravos da índia 24 horas antes da aplicação. Após isso, utilizando um pano bem úmido ou borrifador, basta aplicar na área e como não precisa remover o excesso, é só e deixar secar bem.

Dicas para tirar o cheiro desagradável de mofo: vinagre

dicas para tirar o cheiro desagradável de mofo

O vinagre também é um grande aliado e integra as dicas para tirar o cheiro desagradável de mofo e o combate ao bolor. Contudo, caso não queira utilizá-lo puro por conta do cheiro forte, é possível diluí-lo em água morna para aplicação.

Dica extra: como o vinagre acaba sendo um potente e natural antifúngico, ele se faz perfeito para a desinfecção de alimentos como legumes e frutas. Nesse sentido basta deixá-las submersas em água com uma medida do produto.

Bicarbonato de sódio

Outro item de cozinha que tem ação efetiva contra o mofo é o bicarbonato de sódio. Se utilizá-lo de forma pura, como em roupas e lençóis, é só espalhá-lo e depois aspirar ou varrer o local.

Dicas para tirar o cheiro desagradável de mofo: água morna

dicas para tirar o cheiro desagradável de mofo

A água morna sozinha não é efetiva, porém ao misturá-la com o bicarbonato de sódio e o sal ela se torna uma boa alternativa. Para cada litro de água, basta misturar uma colher de sopa de sal e três colheres de sopa de bicarbonato. Aplique no local, esfregue e remova o excesso.

Antes de mais nada, como a umidade é a maior causadora de focos de bolor e mofo, existem alguns macetes simples que auxiliam a prevenir seu aparecimento.

Em armários, guarda-roupas e espaços pequenos, você pode fazer trouxinhas com pedaços de giz escolar espalhá-las onde achar necessário, pois ele absorve a umidade do ambiente. Por fim, após algum tempo, ao perceber que ele já está encharcado é só descartar e colocar novos.