Principais tipos de cebola e suas indicações de uso

  • A cebola é uma dos alimentos mais presentes na cozinha do brasileiro
  • Você conhece os principais tipos de cebola e como utilizá-las?
  • Qual o uso da cebola Chalota?

A cebola é um dos legumes que não podem faltar na cozinha do brasileiro, e que junto com o alho e cebolinha, tornam nossa comida tipicamente reconhecida em qualquer lugar. Além de saborosa e combinar com todo tipo de prato, a cebola traz diversos benefícios para a saúde. Uma das substâncias presente é a saponina e outras substâncias antioxidantes, que segundo estudos, podem auxiliar na circulação vascular e consequentemente na prevenção de doenças cardíacas. Hoje queremos te apresentar os principais tipos de cebola.

Leia mais

Alzheimer e crianças: como ajudá-las a lidar

Acetona: truques de limpeza com o produto

Ela é um ingrediente muito versátil, seja para compor pratos ou temperos, possui uma grande variedade de tipos e engana-se quem pensa que todas as variedades de cebolas têm o mesmo uso. Antes de apresentarmos todas elas diretamente, há algumas dicas que irão te auxiliar a sobretudo extrair o máximo de cada uma. Isso vai tornar todos os seus pratos dignos de um chef de cozinha.

Dicas para melhor aproveitamento dos principais tipos de cebola

Principais tipos de cebola

A primeira, e pode ser utilizada com todos os tipos de cebola, é que para aumentar a sua crocância quando for consumida crua, basta deixá-las em água gelada por pelo menos meia hora antes de servir.

Deixar submersa também irá diminuir o seu composto sulfuroso, que é o responsável por te fazer “chorar”. Outra situação que pode te fazer derramar lágrimas na hora de cortar cebolas, por incrível que pareça, é a utilização de uma faca que não esteja afiada. Isso ocorre, pois, ao cortá-la com uma faca “cega” a cebola é parcialmente amassada, o que acelera a produção da substância e do gás que irrita os olhos.

Evite molhar ou até mesmo lavar a cebola caso não vá utilizá-la na hora, pois isso diminui sobretudo a sua validade, além de facilitar o crescimento de fungos e a proliferação de bactérias.

O seu armazenamento correto é outro ponto essencial, principalmente para conservar o sabor e todas as suas propriedades nutritivas.

Quando inteiras, com casca, abrigue-as em local seco e arejado. Isso estende sobretudo a sua duração em até uma semana. Caso cortadas, com ou sem casca, devem ser levadas à geladeira em recipiente com tampa e consumidas em até dois dias. Se preferir, pode cortá-la e congelar, o que aumenta sua duração em até três meses. Nesse caso o seu uso passa a ser recomendado principalmente para temperos.

Principais tipos de cebola: Cebola Amarela

Principais tipos de cebola

A mais conhecida entre os principais tipos de cebola. Acaba sendo principalmente encontrada na geladeira de qualquer casa. Com sabor intenso e bem ácida, a recomendação é de utilizá-la em temperos de base. Além e ser perfeita como aperitivo frito. É sobretudo também a que tem maior durabilidade entre os tipos.

Cebola Roxa

A queridinha das saladas, pois possui um sabor mais suave que a tornam perfeita para consumirmos crua, entre os principais tipos de cebola. Ao ter o seu cozimento, adquire tons mais adocicados. Se faz perfeita para caramelização ou utilização em sanduíches. Tudo isso devido principalmente à sua coloração.

Cebola Branca

Pode ser utilizada da mesma forma que a amarela, devido ao seu sabor forte ao paladar. Uma boa utilização é sobretudo em refogados e ensopados.

Cebola Chalota

Principais tipos de cebola

Esta é aquela cebola pequena e oval, e com sabor bem suave. Está sendo muito utilizada principalmente em omeletes e saladas. Isso além e combinar perfeitamente com legumes e carnes ao forno ou até mesmo grelhada na churrasqueira.

Cebola Pérola

Conhecida principalmente como a “mini cebola”, muito comum em conservas, saladas e petiscos devido ao seu sabor suave, o que permite acabar sendo servida crua. Como aperitivo, combina perfeitamente como acompanhamento com bebidas fermentadas, como a cerveja.

Principais tipos de cebola: Cebola Doce

Pode acabar sendo facilmente confundida sobretudo com a amarela, porém ela possui um formato mais achatado. Ao contrário de sua irmã redondinha, seu sabor é menos intenso e ácido. Isso a torna uma boa pedida principalmente em pratos como sanduíches e saladas entre os principais tipos de cebola.

Agora que você já conferiu as dicas e principais usos da nossa amada cebola, deixe a criatividade tomar conta de sua cozinha. Você vai surpreender seus convidados!