Vinagre: conheça alguns tipos e suas indicações de uso

  • O vinagre como ingrediente antigo e tradicional
  • Os tipos mais comuns
  • Veja as indicações de uso de cada um

Você gosta de vinagre? Ou acaba sendo aquele tipo de pessoa que abre mão do ingrediente na hora de temperar a salada? O fato é que muita gente desconhece que os usos do vinagre vão muito além de dar aquele up na salada. Ele pode ter seu uso na cozinha, no cuidado com a saúde e também até mesmo no cuidado com as nossas plantas.

Leia mais

Vitamina B6: conheça os benefícios da vitamina da felicidade

Juros simples x juros compostos: qual a diferença?

Ele é um ingrediente indispensável na cozinha, mesmo para quem não gosta dele na salada. Além de indispensável é tradicional e clássico. Todavia, além do uso na culinária ele pode ser usado com um verdadeiro aliado para o cuidado com a nossa saúde e rotina de beleza. Mas nada de sair por aí utilizando qualquer tipo de vinagre que você tem em casa. Para cada tipo há uma destinação de uso mais indicada.

Quais são os tipos que você conhece? Você sabe quais são os melhores usos para ele? Não? Então vem com a gente que fizemos um apanhado de alguns dos principais tipos de vinagre para você conhecer.

Vinagre de álcool o mais comum para limpeza

O vinagre de álcool como o nome sugere advém do álcool etílico que é o mesmo produzido a partir da cana-de-açúcar. Ele é produzido a partir da fermentação desse álcool. Normalmente, assim que obtido, acaba sendo transparente, mas pode ter a adição de frutas e ervas. Ele acaba sendo usado muitas vezes para a limpeza doméstica, sendo esse o seu principal uso. Além da limpeza doméstica também atua no processo de tempera da carne, higienização de vegetais e a produção de conservas.

O produto advindo do arroz

vinagre

Assim como um dos vinagres que mencionamos acima, o seu nome já traz de onde ele advém. O vinagre de arroz é obtido a partir da fermentação do arroz. Para a sua produção podem ser utilizados diferentes tipos de arroz. É nutricionalmente muito rico em aminoácidos e antioxidantes. Por suas propriedades acaba sendo bem utilizado na culinária sobretudo oriental.

Sua composição carece de sódio e como tal seu sabor remete ao agridoce.

Você ainda pode encontrar o balsâmico

Se você já reparou um pouco no local onde o vinagre fica no supermercado deve ter visto lá o vinagre balsâmico. O vinagre balsâmico é feito através de uvas especiais e com isso acaba sendo riquíssimo em antioxidantes.

Há ainda uma alternativa mais cremosa do vinagre balsâmico que acaba sendo indicado para diversos pratos como molhos, saladas e até mesmo sobremesas.

O vinagre balsâmico não deve ter seu uso na limpeza, não apresentando qualquer tipo de resultado nesse sentido.

Frutas como ingrediente

As frutas também podem servir como ingrediente para a produção de vinagre. Nesse caso temos os mais diferentes tipos como o vinagre de abacaxi, laranja e kiwi. Se fazem excelentes opções para serem usadas na culinária, sendo inclusive bem nutricionalmente ricos. Estes vinagres assim como o balsâmico não devem ter uso na limpeza.

O vinagre de sidra

vinagre

O produto de sidra acaba sendo conhecido popularmente como vinagre de maçã. Ele sua produção a partir do suco fermentado de maçã, ou seja, a sidra.

Acaba sendo muito utilizado na culinária como sendo uma opção pouco ácida para quem prefere evitar o vinagre por conta disso.

Assim como a maçã, é uma alternativa especialmente rica em nutrientes sobretudo antioxidantes.

Na culinária tem o seu uso no preparo de molhos, conservas e sobremesas também.

Vinagre de vinho

vinagre

Esse acaba conhecido principalmente porque está presente no supermercado ao lado dos feitos com álcool. Ele sua produção a partir do vinho que pode ser tanto o tinto quanto o branco. Acaba sendo muito utilizado para temperar carnes. Todavia, se faz necessário lembrar que este tipo apresenta grande capacidade de alterar a cor original dos alimentos.

Por conta do seu aroma forte não pode ter seu uso na limpeza doméstica. O seu sabor consiste em adocicado e levemente ácido.