Qualidade do seu sono: alimentos para melhorá-la

  • As reações químicas relacionadas a qualidade do sono
  • O horário certo
  • Cuidado com a ingestão de aminoácidos neutros

Se te perguntássemos como está a sua qualidade do seu sono o que você nos responderia? Hoje sabemos que dormir bem e consequentemente ter uma boa qualidade de sono vai muito além de relaxarmos e de conseguirmos descansar depois de um dia exaustivo de trabalho.

Leia mais

Higienização de alimentos: principais erros

Bolo com manteiga ou óleo: saiba a diferença e qual escolher

O nosso sono e sobretudo a qualidade com que o temos pode ser o responsável pelo controle no aparecimento de uma série de doenças como as doenças degenerativas, por exemplo, além claro das cardiovasculares e igualmente o controle da obesidade. Ou seja, dormir bem e ter com isso uma boa qualidade do seu sono pode te deixar mais saudável.

Todavia, a ansiedade, o estresse e principalmente a alimentação que temos ao longo do dia pode exercer um peso fundamental sobre o quão satisfatório acaba sendo as nossas noites. Pensando em te ajudar a dormir melhor e ter com isso mais qualidade de vida, reunimos aqui alguns dos melhores alimentos para melhorar a qualidade do seu sono que você pode facilmente adotar no seu dia a dia.

As reações químicas relacionadas com a qualidade do sono

O sono é um processo químico em nosso corpo e está diretamente relacionado com a nossa produção de melatonina e igualmente serotonina. Ambos são sintetizados pelo nosso organismo a partir da ingestão de triptofano.

O triptofano pode ser ingerido sem grandes complicações por meio de alimentos os quais são fontes. Esses alimentos, ricos em triptofano, são os alimentos que devem fazer parte da sua rotina alimentar se você quer melhorar a sua qualidade do sono.

Felizmente o triptofano está disponível abundantemente, por assim dizer. Ou seja, está disponível em uma boa parcela de alimentos que podem compor o seu dia a dia.

Os alimentos ricos em triptofano que resultarão uma melhora na sua qualidade de sono são feijão, grão de bico, lentilha, castanhas, nozes, pinhão, arroz integral, amêndoas, ervilhas, o que não faltam são opções. Mas é preciso atenção porque apenas a adição de alimentos ricos em triptofano não vai resolver o problema se você não observar outros pontos igualmente importantes.

O horário certo

O horário mais indicado para apostar no consumo destes alimentos é justamente no período noturno, sendo boas opções para compor o jantar e igualmente o lanche noturno antes de deitarmos.

Além disso, se faz necessário que você evite alimentos estimulantes no período da noite tão como alimentos gordurosos. Alimentos estimulantes como café, refrigerante, e alguns tipos de chá como o próprio nome pressupõe podem nos deixar despertos e acabar atrapalhando a noite.

Os alimentos gordurosos por sua vez são mais dificilmente digeridos. Ou seja, demandam de um trabalho maior do nosso organismo, o que pode prejudicar a chegada do sono.

Cuidado com a ingestão de aminoácidos neutros e melhore a qualidade do sono

É preciso que você tome cuidado quanto a ingestão de aminoácidos neutros muito presentes nas proteínas. Eles competem com o triptofano a captação pelo cérebro, assim sendo, se você passa a ingerir muita proteína diariamente a sua captação de triptofano diminui.

Em resposta a isso há uma menor produção de melatonina e serotonina que faz com que a qualidade do seu sono acabe sendo severamente prejudicada.

Ao contrário do aumento no consumo de proteínas levar a baixa captação de triptofano, o elevado consumo de carboidratos eleva a biodisponibilidade do triptofano no cérebro. Mas para não comprometer a sua dieta o ideal é que o carboidrato seja oriundo de fontes complexas, ou seja, carboidratos integrais.

Justamente por isso mencionamos o arroz integral, mas temos ainda a opção da aveia, do trigo integral e também do farelo.