Hábitos saudáveis: veja passos para adotá-los

  • Somos os nossos hábitos
  • Como adquirir hábitos saudáveis mais facilmente
  • É hora de colocar a teoria em prática

Muito ouvimos sobre a necessidade de adotarmos hábitos saudáveis para melhor qualidade de vida e saúde. Quais foram os hábitos saudáveis que você adotou esse ano? Nenhum?

Leia mais

Maneiras de acabar rapidamente com o inchaço

Dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Não podemos te julgar, de fato adotar hábitos saudáveis não é algo assim tão fácil. Para facilitar a criação e a manutenção de bons hábitos reunimos aqui algumas dicas.

Os hábitos saudáveis que deixei para trás

Hábitos saudáveis

Se você prometeu que esse ano começaria a comer de maneira mais saudável, ou que voltaria a treinar, mas não conseguiu, tudo bem. Não se culpe nem se martirize tanto. Muitas pessoas se propõem a adotar novos hábitos, mas acabam não conseguindo e isso é até normal.

Você deixou seus novos hábitos para trás? O seu cérebro é o culpado.

O que acontece é o seguinte, veja bem. Com a prática constante de uma determinada atividade esse comportamento se torna um hábito.

Os hábitos são importantes porque nos ajudam a realizar ações rotineiras de maneira totalmente automática, como é o caso de escovar os dentes. O problema começa quando o hábito adquirido não é nada saudável.

No entanto, como um hábito não pode simplesmente ser apagado, como fazemos com os arquivos do nosso celular, você precisa substitui-lo por outro mais saudável. Mas como fazer isso? Vem com a gente.

Persistir em hábitos ruins é irracional

Somos um tipo de animal racional e devemos com isso tomar decisões racionais. Ao menos é o que se espera de nós, não é mesmo? Assim sendo, persistir em um hábito ruim é totalmente inconsequente e irracional.

Se fossemos nos apoiar apenas na ideia fisiológica não conseguiríamos tão facilmente mudar nossos hábitos e poderíamos usar isso como desculpa. Mas a questão é que somos racionais e com isso conseguimos adotar novos hábitos e abandonar outros. Vamos ver agora como fazer isso de maneira mais fácil.

Construindo hábitos saudáveis a partir do autoconhecimento

Hábitos saudáveis

Para que você consiga adotar hábitos saudáveis de maneira mais fácil, é preciso que você entenda quão prejudicial é esse comportamento para você. Faça uma análise interna de tudo o que não vai exatamente bem em sua vida e o que precisa ser mudado.

Atrás destes pontos observados veja os hábitos e comportamentos que estão envolvidos. Você vai estabelecer uma relação de que algo não vai bem, algo que te incomoda e precisa ser mudado.

Tenha um plano de ação

Se você quer mesmo adotar novos hábitos acima de tudo é preciso saber que não dá para ficar apenas na teoria. É hora de arregaçar as mangas e colocar em prática.

Nesse momento é preciso que você entenda que talvez tenha que fazer alterações em sua rotina para alcançar o seu objetivo. É o que chamamos de identificação das recompensas emocionais envolvidas com o novo hábito a ser adotado.

Se o hábito que você quer adquirir envolve, por exemplo, voltar ou começar a treinar, veja quais as academias estão localizadas mais perto. Da mesma forma análise a sua agenda para determinar o melhor horário e veja outras eventuais mudanças que você precisa fazer na sua rotina para efetivamente conseguir aquele precioso tempo para treinar.

Você tem tempo e precisa colocar tudo em prática para ter hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis

Nesse parágrafo, entretanto, você já deve saber que precisará efetivamente começar se não nunca construirá um hábito novo, não é?

Se o seu objetivo é certamente começar ou voltar a treinar matricule-se e passe a frequentar a academia diariamente. Mesmo que no início possa parecer mais difícil do que você imaginava, não desista. Todo começo tende a ser mais difícil até que você se acostume.

E nem pense em se respaldar, por exemplo, na desculpa de falta de tempo. Temos muito tempo, o que nos falta são prioridades. Faça da construção de hábitos mais saudáveis uma prioridade na sua vida.