O que nossas unhas dizem sobre nossa saúde?

  • Veja sinais que a sua unha te dá
  • O que a forma, a cor e ademais diz sobre a sua saúde?
  • Unhas fracas quebradiças e o seu ritmo de crescimento

As unhas são cuidadas e são primordiais na autoestima tanto quanto os cabelos e a pele. Principalmente entre nós mulheres. Não à toa, em meio à pandemia e a crise econômica os salões de beleza foram os menos afetados.

Leia mais

Dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Cabelos saudáveis: como lavá-los adequadamente

Mas e se te disséssemos que elas podem nos dizer muito sobre a nossa saúde quando estão desnudas dos tão queridos esmaltes? Afinal, o auto cuidado não pode ser somente pintando-as, mas se atentando aos sinais de saúde que ela nos dá também.

Sinais de saúde que as suas unhas te dão

unhas

Mas então quais são esses sinais? Basicamente as unhas ou lâminas ungueais, como são menos conhecidas, pode nos dar sinais do estado geral da nossa saúde. Isso através da sua cor, formato, espessura e até mesmo seu ritmo de crescimento. Ritmo de crescimento que é mais rápido nas mãos do que nos pés.

Resumidamente, dentre as amostras da nossa saúde através delas, estão problemas relacionados à tireoide, a diabetes, a pele, a nutrição e a infecções. Então vamos falar sobre isto mais detalhadamente.

Estados gerais da sua unha e seus significados

unhas

As unhas amareladas, só são consideradas naturais quando falamos dos mais idosos. Visto que pode ser um sintoma do envelhecimento.

Quando acometem os mais jovens, pode ser sintoma de infecções fúngicas, problemas pulmonares relacionados ao fumo, ou até mesmo um alerta quanto aos seus cuidados com as unhas acrílicas.

Ainda sobre a sua cor, também há a unha avermelhada ou rosada somente no topo, ou no seu final, ganhando até uma nomeação própria, unha de terry. Essa especificação da unha pode ser um alerta sobre a insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência renal, diabetes, hepatite ou cirrose.

Todavia, assim como a coloração anterior, se você já for idoso, talvez seja somente a aparência da sua unha com a sua idade.

Unhas fracas, quebradiças e um papo sobre crescimento

Dados os exemplos quanto a sua coloração, vamos aos exemplos quanto a sua textura. Quando frágil e quebradiça, pode ser um indicativo de hipotireoidismo, ou em outras palavras, o sua tireoide trabalha lenta demais.

Já quando seca e quebradiça, pode ser um indicativo de falta de vitaminas A, C ou B7, ou até mesmo do uso excessivo do removedor de esmalte.

Agora vamos falar sobre como as suas unhas crescem

unhas

As mesmas coiloníquias, ou em palavras mais simples, em formato de colher, com a característica de uma depressão para baixo, pode ser uma amostra de hemocromatose.

A hemocromatose é um distúrbio em que o organismo produz mais ferro do que o necessário. Isso apenas para continuar saudável ou do contrário, há deficiência do mesmo no organismo. Além do que pode ser uma amostra de problemas cardíacos ou de circulação.

Já quando o problema é o baqueteamento das unhas, ou seja, ela cresce mais largamente no topo, o problema pode ser baixo oxigênio no sangue. Tanto no sangue quanto no pulmão, no rim, no coração, no intestino. Mas pode indicar ainda a Aids.

Demos o exemplo da unha frágil e quebradiça que pode indicar o hipotireoidismo, mas também temos o exemplo do possível hipertiroidismo avistado através das unhas.

O hipertiroidismo pode se manifestar quando as unhas são muito separadas do seu leito. Em outras palavras, da pele do dedo mesmo. Essa característica também pode ser sinal de psoríase. Assim como má circulação sanguínea ou de quantidade de proteína em excesso no corpo.

Mas e quando os problemas não são exatamente na unha, mas na pele ao redor dela? Quando a mesma está muito avermelhada e inchada, também é um sinal de alerta. Isso porque pode indicar problemas como inflamação da dobra ungueal, da dobra da unha, inflamação paroniquíea, ou seja, da própria pele ao redor da unha, problemas do tecido conjuntivo ou até mesmo alguma doença lúpica.

Incrivelmente temos muitos outros exemplos. Mas tentamos te aproximar o máximo possível do que a nossa unha pode nos sugerir sobre a nossa saúde. As unhas devem ser cuidadas para além dos aspectos estéticos. Aspecto este que recebe nosso maior foco. Mas apostamos que foi o suficiente para te surpreender.