Lanches noturnos aprovados por nutricionistas

  • Lanches noturnos não devem ser vistos como vilões
  • Dicas para acertar no lanche a noite
  • Lista de lanches noturnos excelentes para a sua dieta

Você está tentando emagrecer, ou talvez nem esteja, mas não quer comprometer a sua silhueta com lanches noturnos ruins. Então quais as melhores opções que você pode adotar para não atrapalhar a sua rotina alimentar quando bate aquela fome de madrugada?

Leia mais

Relacionamentos interpessoais: como melhorar os seus?

Parar de fumar: dicas para abandonar o cigarro

Lanches noturnos não são vilões

Vamos supor que você jantou cedo, ou que acabou ficando acordado até mais tarde e a fome bateu. Ou melhor, você nem mesmo está com fome, mas gostaria de comer alguma coisinha a noite só para garantir. Quais são as melhores opções?

Antes de partimos para os lanches noturnos que os nutricionistas aprovam e que não vão comprometer a sua dieta ou silhueta, é preciso desmistificarmos uma coisa. É mito que o seu corpo não gasta nenhuma caloria a noite. E da mesma forma é mito que o que você come a noite não vai ser metabolizado e utilizado.

É claro que com a chegada da noite nosso metabolismo desacelera e o gasto calórico é retardado, mas ainda assim estamos gastando calorias. De acordo com nutricionistas é importante estar atento quanto a ingestão calórica diária, e não propriamente com o horário do consumo.

Por exemplo, se você mantém a sua ingestão calórica dentro da quantidade que o seu corpo diariamente gasta, tudo bem ter um lanche noturno.

Aliás, ir dormir com fome pode prejudicar a sua noite e isso, como sabemos, pode atrapalhar a sua produtividade e rendimento no outro dia. Todavia, preste atenção, se você tem sentido fome todos os dias a noite, talvez a sua alimentação durante o dia não tem sido suficiente e precisa ser reajustada.

Veja bem, se a sua alimentação é restrita durante o dia, com baixa ingestão de calorias ou proteínas, as chances de você comer muito ao anoitecer são relativamente altas. Assim sendo, é preciso rever a sua alimentação diária se a sua fome noturna é persistente.

Dicas para não atrapalhar a sua noite com seus lanches noturnos

lanches noturnos

Quer lanches noturnos que não vão atrapalhar a sua noite? Mantenha longe refeições com muita gordura, pimenta ou açúcar. A gordura demorará muito para ser digerida, a pimenta pode causar indigestão e azia, o que vai comprometer o seu sono. O açúcar por sua vez também não é nada bom e pode te deixar um pouco agitada.

O ideal é que o lanche noturno seja uma mistura de vegetais, carboidratos complexos e proteínas de alto valor biológico. E nada de comer e já deitar. Faça alguma atividade antes de ir para a cama após comer. Lave a louça, leia, arrume algumas coisas, mas evite deitar imediatamente após comer. As chances de indigestão são altas.

Com todas essas dicas, vamos aos lanches noturnos que separamos para você? Recomendamos que um bom lanche noturno tenha cerca de duzentas calorias.

Pães integrais e uma xícara de chá

lanches noturnos

A xícara de chá, e aqui não é recomendado nenhum chá estimulante, pelo contrário, manterá você hidratado e mais tranquila. O pão pode ser preparado com queijo branco ou ainda puro. Os pães integrais ajudarão na liberação de serotonina que propicia a sensação de bem-estar e prazer.

Lanches noturnos saudáveis: Cereal rico em fibras

Cereais ricos em fibras são excelentes justamente porque as fibras auxiliam na promoção da saciedade. Ou seja, você se sentirá satisfeita por mais tempo. Isso fará com que dificilmente você acorde com fome para assaltar a geladeira. Uma dica é comer o cereal com leite ou algum composto lácteo de sua preferência sem açúcar.

Banana com manteiga ou pasta de amendoim

lanches noturnos

A banana é uma fruta excelente que auxilia na produção de triptofano. O triptofano por sua vez é utilizado para a produção de serotonina que vimos no tópico anterior. Além disso, a pasta de amendoim ou manteiga é uma excelente fonte de proteína que promove saciedade.