Exercícios anti-estresse: 3 práticas para você

  • A importância dos exercícios para a promoção da saúde e do bem-estar
  • Exemplos de exercícios anti-estresse
  • Exercício também precisa de dose certa

No post de hoje você vai encontrar algumas modalidades esportivas que auxiliam a combater o estresse, diminuir a ansiedade e aumentar significativamente a sensação de bem-estar. Não é atoa que principalmente neste momento de quarentena muitos médicos, para os mais diferentes fins, estão indicando a prática de atividade física. De fato, se exercitar, praticar exercícios regularmente, libera endorfinas que favorecem o prazer e combatem significativamente a ansiedade e a irritação, comuns neste período.

Leia mais

Mel: benefícios do composto que você deveria conhecer

Overtraining: o que é e com identificar para evitar

Além disso, a produção de testosterona, potencializada pela prática de atividades físicas, diminui os níveis de cortisol, o hormônio responsável pelo estresse.

Abaixo você encontra opções de exercícios excelentes para serem feitos neste momento que auxiliarão a tornar este ciclo menos estressante e exaustivo.

Exercícios anti-estresse: Invista no ioga

Às vezes nos sentimos estressados porque nos preocupamos demasiadamente com eventos futuros. Nos cobramos e não paramos de pensar no que está por vir. O pensamento acelerado e constante é um dos principais motivos de ansiedade e igualmente do estresse. Neste sentido o ioga é uma excelente frente para vencê-los. Isso porque a prática é responsável por nos tirar daquele turbilhão de pensamentos e do comportamento ansioso. Apesar de não ser uma atividade de alto impacto, é muito eficaz na promoção do bem-estar, da sensação de prazer e do relaxamento.

O melhor é que pode ser feito em casa, basta apenas de uma videoaula, um espaço tranquilo e confortável e podemos realizar a prática.

Vamos dançar?

exercícios

Se você acha o ioga muito parado e monótono, temos uma outra opção completamente oposta. Estamos falando da dança. A dança por ser uma opção desafiadora e, ao mesmo tempo, divertida e leve pode favorecer o relaxamento e igualmente combater o estresse e a ansiedade. No caso da dança ainda pode ser utilizada como um mecanismo de expressão e alternativa para quem é muito tímido.

Assim como a alternativa anterior também pode ser realizada em casa, sem grandes investimentos. Tudo o que você precisa é de espaço, uma videoaula, roupas e sapatos confortáveis.

Exercícios anti-estresse: Corrida ao ar livre

exercícios

A corrida ao ar livre é aquela modalidade que não te deixa dar nenhuma desculpa para não praticar. Não é necessário praticamente nenhum investimento em equipamento ou qualquer outra coisa. Basta apenas que você esteja com roupas e sapatos confortáveis, disposição e tempo livre.

A grande vantagem é que ao correr o corpo produz endorfinas que auxiliarão você a manter as preocupações do dia-a-dia no seu devido lugar. Além disso, ainda atuará sobre o controle da respiração que é parte importante para o controle da ansiedade. Mas nada de correr utilizando o celular ou com grandes paradas. O ideal é ir aumentando gradativamente a velocidade da corrida, conforme for adquirindo capacidade respiratória.

Evite exageros se não…

exercícios

Apesar de serem exercícios extremamente benéficos para o nosso corpo como um todo, quando praticados em excesso podem trazer efeitos indesejados. Por incrível que pareça, os exercícios anti-estresse, quando realizados de maneira exaustiva e exagerada podem apresentar resultado totalmente oposto do esperado. Ou seja, podem te deixar estressada. Isso acontece porque a prática de exercícios desencadeia a produção de cortisol em níveis adequados, quando há um desequilíbrio os níveis são alterados e podem ocorrer diversas disfunções. Dentre as mais comuns temos o transtorno do sono, fadiga, cansaço, falta de libido e até mesmo depressão.

A regra aqui é respeitar os limites do seu corpo. Faça os exercícios dentro da sua capacidade física e progressivamente vá aumentando o tempo de treino, a carga e correlatos. O importante é o movimento.