Esfoliação capilar: o que é, como fazer e contraindicações

  • Esfoliação capilar: O que é?
  • Quem deveria fazer?
  • Como fazer a esfoliação em casa?

Você certamente já deve ter ouvido falar de esfoliação fácil. O procedimento é muito comum e pode ser feito em casa mesmo, com o uso de produtos próprios para este fim. Mas e a esfoliação capilar? Sabe o que é? Quais os benefícios? Vem com a gente descobrir.

Leia mais

Dermatite de contato: saiba o que é, como tratar e causas

Perder barriga: dicas simples para secar sem sacrifício

Cabelos sofrem danos o tempo todo, invista na esfoliação capilar

Não importa quão somos cuidadosas com nossos cabelos. Eles estão sempre expostos a danos externos dos mais diversos. Calor, poeira, poluição, danos solares, enfim, a lista é grande. Quando o cabelo já passou por procedimentos químicos o desgaste e o dano causados por estes e outros resíduos é ainda pior. Isso porque a ação química já danificou o cabelo o bastante e ele precisa ser restaurado. Pensando em deixar o seu cabelo bonito e saudável existe a chamada esfoliação capilar da qual falaremos hoje.

A esfoliação capilar é um procedimento que auxilia na limpeza profunda do couro cabeludo, eliminando além dos resíduos acumulados o sebo que também acabou ficando no couro cabeludo. Um dos principais benefícios da esfoliação capilar é a renovação celular e a melhor absorção dos nutrientes que estão nos produtos utilizados diretamente no couro cabeludo. Viu como a esfoliação pode ser uma excelente opção para a manutenção da saúde dos seus fios?

Para quem a esfoliação capilar é indicada?

A esfoliação capilar somente não deve ser feita por pessoas que estejam com o couro cabeludo machucado ou de alguma forma irritado. No mais, é um procedimento que traz benefícios para a maioria das pessoas. Quem mais se beneficia e deveria investir mais na esfoliação capilar são pessoas com queda de cabelo, seborreia, caspa e excesso de oleosidade.

Pessoas com cabelo crespo também podem e muito se beneficiar com o procedimento uma vez que auxilia na remoção de resíduos muitas vezes deixados pelos produtos utilizados. Cabelos crespos demandam de mais produtos e isso pode favorecer o acumulo no couro.

Como fazer a esfoliação em casa?

esfoliação capilar

A essa altura você já deve ter percebido os benefícios da esfoliação capilar, não é mesmo? Para fazê-la em casa é super simples. Com os cabelos molhados, antes do shampoo, aplique o esfoliante. Massageie suavemente todo o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Deixe o produto agir por alguns minutos. Após lave abundantemente a cabeça e realize normalmente o seu processo de higienização (aplicação de shampoo e posteriormente de condicionador).

No dia em que fizer a esfoliação capilar, o indicado seria investir na hidratação com uma máscara própria para as suas madeixas. Como o couro cabeludo estará limpo, a absorção dos compostos nutricionais da máscara serão ainda melhores e os resultados mais satisfatórios.

Esfoliantes naturais para o seu couro cabeludo

Falamos anteriormente que você precisa aplicar o esfoliante antes do shampoo. Você sabia que existem esfoliantes caseiros que são igualmente muito bons? O mais conhecido sem dúvida alguma é o esfoliante de açúcar. Neste, mistura-se um pouco de shampoo com açúcar e realiza a massagem esfoliante.

Outro esfoliante caseiro também muito conhecido que é excelente para remoção dos resíduos é uma mistura de óleo de coco com borra de café e shampoo.

Você não precisa, assim sendo, comprar um esfoliante para o cabelo, opções caseiras dão conta do recado e a diversidade impressiona.

Um esfoliante para desintoxicar o cabelo é resultado da mistura de óleo de hortelã pimenta, com aveia, água e bicarbonato de sódio. Este esfoliante caseiro é mais utilizado para a limpeza profunda do couro cabeludo.