Mitos populares sobre alimentação que você acredita

  • Mitos populares que você certamente já acreditou
  • Manga com leite não faz mal
  • Alimentos integrais podem se transformar em vilões

Os mitos são resultados da crença popular. São informações distorcidas e irreais que acabam sendo disseminadas e perpetuadas ao longo do tempo. Hoje falaremos sobre mitos muito populares sobre alimentação que certamente você já pensou que fosse verdade.

Leia mais

Perder barriga: dicas simples para secar sem sacrifício

Atitudes simples para amenizar os efeitos da sua TPM

Estes mitos estão tão enraizados em nossa cultura que até mesmo questioná-los parece errado. Um dos mais comuns envolvendo a alimentação diz respeito ao consumo de manga com leite, atestando que faria mal a saúde. Mas não para por ai, vamos conhecer e esclarecer os mitos mais populares envolvendo o assunto.

Mitos populares: alimentação vegetariana emagrece

mitos populares

Essa crendice é um dos mitos mais populares que já ouvimos falar. Há uma ideia de que a dieta vegetariana levaria ao emagrecimento, mas isso não é verdade. A dieta vegetariana pode sim ser mais rica em fibras, o que pode favorecer a saciedade, mas ainda assim isso não é conclusivo. Não nos permite determinar que levaria ao emagrecimento. O emagrecimento está relacionado com gastar mais calorias do que se está ingerindo e não no consumo ou não de carne.

Uma dieta vegetariana pode ser rica em gorduras, frituras e outros compostos calóricos e pouco nutritivos que dificultarão o emagrecimento.

Impotência provocada por chás: mais um dos mitos populares

mitos populares

Este é um dos mitos populares mais difundidos também e segundo o próprio, o consumo de chás levaria a impotência sexual. A ideia é baseada na sensação de relaxamento que o consumo de bebidas quentes acaba proporcionando ao corpo. Como quando você busca um chocolate quente em um dia frio, para se aquecer e relaxar. Mas os chás não levam a impotência sexual, pelo contrário. Alguns chás podem até mesmo favorecer a libido, como é o caso do chá-preto e do chá de catuaba. Estes chás além de combater a indisposição e a falta de desejo dão uma revigorada.

Manga com leite não faz mal

Esse sem dúvida é um dos mitos populares mais conhecido. Quem nunca ouviu que consumir manga com leite faz mal? Mas a verdade é que não faz. O leite é um alimento muito completo, bem nutritivo. Sendo contraindicado apenas para quem possui intolerância a lactose. A manga por sua vez é também muito nutritiva, rica em fibras e vitaminas. Sem contar que a combinação é muito gostosa.

Alimentos integrais também engordam

mitos populares

Você deve ter pensado que alimentos integrais são nutritivos, e de fato são mesmo. Mas há a ideia de que estes alimentos não engordam. Eles engordam sim. Alimentos integrais podem levar ao ganho de peso. Isso acontece porque além dos nutrientes e da alta taxa de fibras, também apresentam calorias. Como mencionamos anteriormente emagrecer ou engordar está diretamente ligado com a quantidade de calorias que ingerimos e gastamos diariamente. Se ingerimos mais do que gastamos iremos engordar e o inverso é verdadeiro. Então, desta forma, cuidado e cautela ao consumir alimentos integrais. Eles podem se transformar em verdadeiros vilões.

Laranja e a vitamina C

A laranja é conhecida como uma fruta rica em vitamina C. Certamente você já deve inclusive ter ouvido que é a fruta mais rica em vitamina C. Outro dos mitos mais populares que acabamos acreditando. Não é verdade. Embora a laranja seja realmente rica em vitamina C, há outras frutas que são igualmente ricas. Podemos citar o morango, o kiwi, a acerola e a goiaba, apenas para citarmos algumas.

Mitos populares: toda gordura é ruim

Crescemos acreditando que as gorduras são ruins. Mais um dos muitos mitos que acreditamos cegamente ao longo de toda a vida. As gorduras não são pura e simplesmente ruins. É preciso levarmos em consideração o seu tipo e a quantidade que se é ingerida diariamente. A gordura presente na carne, por exemplo, saturada, é prejudicial. Mas essa mesma regra não vale para a gordura do azeite que é insaturada e faz bem para o coração. Atuando no combate ao colesterol.