Atitudes simples para amenizar os efeitos da sua TPM

  • Os passos para você enfrentar a TPM
  • Escolhas alimentares fazem a diferença
  • Saiba qual o seu tipo de TPM, isso é importante para vencê-la

Grande parte das mulheres sofrem com a TPM, (Tensão Pré-Menstrual). Neste período é comum dentre outros sintomas, dores abdominais, mamárias, alterações de humor, compulsão alimentar, dores de cabeça, inchaço pelo corpo e significativas mudanças no comportamento alimentar durante estes dias. Mas afinal, é possível contornar, ou amenizar os efeitos da TPM? A verdade é que sim, é possível amenizar os efeitos da Tensão Pré Menstrual com atitudes simples. Vem com a gente descobrir.

Leia mais

Imunidade e atividade física em tempos de Covid-19

Depressão na quarentena: como saber se preciso de ajuda fazendo um teste online

O primeiro de tudo…

tpm

O primeiro de tudo para enfrentar este período tão delicado e difícil para a mulher é aprender a lidar com ele. Pode parecer uma ideia estranha, mas aceitar este momento com algo natural pode te auxiliar a encará-lo melhor. Além disso, a prática regular de atividade física e a adoção de uma alimentação balanceada levam a longo prazo, a redução dos efeitos indesejados da TPM. Para isso, aposte em uma alimentação rica em vitaminas e mineiras, fibras e proteínas.

De fato, a alimentação é uma maneira de amenizar os efeitos da tensão e apostar nos alimentos certos pode fazer a diferença.

TPM e as suas escolhas alimentares

tpm

Se você deseja amenizar os efeitos da TPM o indicado é manter-se longe do café e de produtos correlatos, bem como diminuir o consumo de sal. Apesar de ajudar as mulheres a encarar este momento, o excesso de doce também é contraindicado e não deve ser ingerido. As melhores opções alimentares para quem está de TPM são as frutas, alimentos diuréticos, vegetais e grãos.

Lembre-se que assim como para a sua dieta, para amenizar a tensão, fracionar as suas refeições pode contribuir significativamente. Assim você tem um número maior de refeições e quantidades unitárias menores de comida.

Nem toda TPM precisa de medicamento

tpm

Normalmente a tensão menstrual começa uma semana antes do início do ciclo e manifesta desde dores de cabeça a alterações de humor. Algumas mulheres relatam que mesmo após o início da menstruação a tensão não passa. Neste caso temos a tensão menstrual e não mais Tensão Pré Menstrual. Algumas poucas mulheres acabam tendo sorte de não manifestarem nenhum sintoma antes de menstruarem. Apesar de algumas mulheres manifestarem sintomas muito desagradáveis apenas cinco porcento precisa efetivamente de medicamentos para contornar o período. Ou seja, a grande maioria consegue enfrentar estes dias apenas com mudanças simples na rotina. Para que você possa fazer as mudanças certas, é preciso saber qual o seu tipo de TPM. Mas não se preocupe, nós vamos te ajudar.

Qual o seu tipo de TPM?

Para que você adote as melhores medidas para combater a sua TPM é preciso que você saiba como ela se manifesta em você. A manifestação mais comum é atrelada a ansiedade. Neste sentido as mulheres que sofrem com o problema manifestam oscilações de humor, irritabilidade e estresse, além de ansiedade. Isso ocorre porque há uma baixa nos níveis de estrógeno e um aumento acentuado do cortisol, responsável pelo estresse. Para atenuar os sintomas deste tipo de TPM é imprescindível investir em exercícios de alongamento e em uma alimentação rica em fibras. Tudo isso auxiliará na eliminação das toxinas que eventualmente agravarão o quadro.

Tensão Pré Menstrual, atrelada a compulsão também é muito comum. Neste tipo de caso há um desejo maior pelo consumo de doces devido à queda da glicose. Para evitar ataques compulsivos observe se você está comendo a cada três horas. Outra manifestação da tensão muito corriqueira é o inchaço. A retenção de líquidos é comum neste período e para atenuá-la basta apenas que você diminua substancialmente o consumo de sal que é principal vilão.