Quais os cuidados com a máscara caseira?

  • Popularização do uso da máscara caseira
  • Cuidados para manter a sua máscara eficiente
  • O uso da máscara caseira em casa é recomendado?

Devido à pandemia de coronavírus que estamos enfrentando, a população tem se utilizado dos mais diversos meios para se proteger quando precisam sair de casa. A máscara é uma delas e a produção de máscaras caseiras subiu nos últimos dias principalmente pela falta deste produto nas prateleiras para sua aquisição. A máscara caseira tem se mostrado eficaz e uma excelente alternativa as máscaras cirúrgicas. Mas quais os cuidados que este equipamento demanda?

Leia mais

O Tapete de Yoga Arimo em TPE é bom?

Apendicite: saiba o que é, como acontece e tratamento

As máscaras ao longo da história e as máscaras cirúrgicas

Segundo registros históricos, o hábito de cobrir o nariz e também a boca tem sido adotado como medida de prevenção a propagação de doenças desde o século catorze e quinze, mas as máscaras cirúrgicas como conhecemos só teve início muito após.

De acordo com dados históricos, o uso das máscaras cirúrgicas teve início somente por volta do século dezenove, se tornando rapidamente um dos mais importantes Equipamentos de Proteção Individual (EPI). No combate ao coronavírus, as máscaras rapidamente se popularizaram e a compra destes equipamentos disparou, levando a um desabastecimento. Com a falta dos equipamentos para compra, as máscaras caseiras se tornaram muito populares e a sua eficácia foi atestada por autoridades sanitárias como uma forma eficiente de combate ao Covid-19. Não são equipamentos tão eficazes quanto as máscaras cirúrgicas, mas as máscaras caseiras são opções interessantes que já garantem certa proteção, importante neste momento.

Apesar de serem eficazes dentro de suas possibilidades, é necessário investir em um pano mais adequado para que esta finalidade de proteção seja alcançada. Quanto mais inadequado for o tecido utilizado, menor será a sua proteção. Se a sua máscara atende as exigências de proteção e você não sabe quais os cuidados necessários para mantê-la como sua aliada, nós podemos te ajudar.

Cuidados necessários para o uso da máscara caseira

máscara caseira

Além de se atentar quanto a qualidade do material utilizado em sua confecção e quão adequado ele é, é necessário alguns cuidados quanto ao uso de sua máscara caseira. Um destes cuidados é sempre lavar a mão com água e sabão ou administrar álcool sobre elas quando for manusear a máscara, ou colocá-la. Em hipótese alguma se esqueça deste procedimento básico para a prevenção ao coronavírus.

Neste momento uma dúvida importante é quanto a utilização das máscaras. Todos devem usar? Sim, é importante que todos usem a máscara como meio de prevenção estando ou não com os sintomas. Por falar nisso, inclusive, se você está em contato com alguém que possui confirmação ou suspeita de Covid-19, a máscara caseira não é indicada. Você deve utilizar a N95, própria para profissionais de saúde e extremamente eficaz para prevenção.

Devo usar a máscara caseira em casa?

máscara caseira

Essa é uma pergunta muito recorrente. “Devo usar a máscara de proteção (caseira ou não), em casa?” Se você está em isolamento e não está saindo de sua residência, tanto você quando outras pessoas que eventualmente residam com você, não há necessidade. Agora se você está trabalhando em algum serviço essencial e está saindo de casa e convive com outras pessoas que igualmente estão saindo ou são do grupo de risco, o indicado é utilizar o equipamento sim. A utilização da máscara evita que você se coloque em perigo tão quanto coloque as pessoas que você ama em perigo igualmente.

Apesar disso… apesar da máscara caseira

máscara caseira

Apesar de todas as medidas de segurança para evitar o contágio, o mais indicado e comprovadamente atestado pelas autoridades de saúde é o isolamento social. A máscara caseira ou não, o uso do álcool em gel e a lavagem das mãos auxiliam na prevenção e combate ao coronavírus, mas é importante o isolamento social neste momento para diminuir a incidência simultânea de casos em nosso país.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 2

Quais os cuidados com a máscara caseira?

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: