Exercícios para você fazer em casa durante o isolamento

  • Exercícios para você neste momento de isolamento
  • Exercícios recomendados pela Organização Mundial da Saúde
  • Como executá-los? Dicas e tempos de execução

Por conta do Covid-19, as academias e parques fecharam em todo o país. Este cenário dificultou a prática de atividades físicas diariamente. Como sabemos a importância de se exercitar, separamos alguns exercícios para você fazer em casa e não deixar o sedentarismo te vencer.

Leia mais

Isolamento social: como lidar com as crianças

Ora-pro-nóbis: conheça os benefícios desta planta

Neste momento qualquer atividade conta, andar pelos cômodos da casa, fazer um pequeno alongamento, subir as escadas, fazer uma faxina, arrumar objetos, não importa. O que não podemos fazer neste momento é deixarmos de nos exercitarmos de maneira regular.

Veja essa lista de exercícios para você fazer em casa que elaboramos com muito carinho. Tudo o que você vai precisar é de um pouco de determinação, força de vontade, roupas confortáveis, uma toalha ou colchonete e um bom tênis.

Estes exercícios foram propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), justamente para este período.

Exercícios para você fazer em casa: #1 prancha

A prancha é um exercício antes de tudo extremamente simples em que o praticante fica apoiado sobre os cotovelos. O quadril fica na altura da cabeça. O indicado é permanecer nesta posição o quanto puder suportar. Dentre vinte a trinta segundos pelo menos. Descanse dez segundos e retome a posição por mais cinco ou dez vezes.

É um excelente exercício que fortalece o abdômen e também as suas pernas.

Exercícios para você fazer em casa: #2 extensor para costas

Este exercício é voltado primordialmente para fortalecer as suas costas e consiste em elevar o tronco do chão, mantendo a barriga no sobre o solo. Eleve o tronco, tocando a orelha com a ponta dos dedos, sustentando a posição por cerca de trinta segundos. Repita a posição por cinco a dez vezes. É uma atividade excelente para quem passa muito tempo sentado no trabalho.

#3 Agachamento

Exercícios para você

Este exercício é ótimo sobretudo para trabalhar as pernas e também o bumbum, e o melhor de tudo, não tem segredo para executá-lo. Mantenha os pés semi afastados, dobre os joelhos e agache como se tentasse tocar o chão com o seu bumbum. O mais importante aqui é atentar-se quanto a posição dos joelhos evitando com que os mesmos passem a ponta dos pés durante o movimento. Repita de dez a quinze vezes este mesmo exercício para completar uma série. Você pode fazer de três a cinco séries em uma mesma rotina de exercícios.

Exercícios para você fazer em casa: #4 nada como um bom alongamento

Exercícios para você

Alongamentos são importantes, principalmente no final do dia ou mesmo antes de iniciarmos uma atividade física. Este exercício é indicado para alongar o peitoral. Entrelace os dedos na direção do bumbum e puxe os braços lentamente para promover o alongamento do peito e similarmente das costas. Movimento os braços com as mãos entrelaçadas para cima e para baixo.

Exercícios para você fazer em casa: #5 elevação de joelho

Exercícios para você

Este exercício é inegavelmente mais intenso e consiste em um tipo de corrida no lugar onde é fundamental que os seus joelhos toquem a palma da sua mão que estará disposta na altura do seu quadril. Tente manter essa corrida por dois minutos. Antes de continuar, de maneira idêntica, entre uma sequência e outra, descanse por pelo menos trinta segundos. Repita esta corrida por pelo menos cinco vezes.

Contudo, há uma variável do joelho alto é a corrida em que o seu joelho tocará o cotovelo oposto. Eleve o seu joelho como se fosse dar um grande passo, toque no cotovelo oposto que deverá ser direcionado para tocar o seu joelho. Mantenha este exercício por pelo menos um ou dois minutos. Descanse trinta segundos e retome para mais três ou quatro séries.