Como manter cabelos cacheados com dicas simples

  • Cabelos cacheados: empoderamento das cacheadas
  • Transição capilar para o cabelo dos seus sonhos
  • Dicas para cabelos sempre bonitos e saudáveis

Há alguns anos a maioria das mulheres acabavam recorrendo a famigerada chapinha ou a escova. Este comportamento era adotado para manter seus cabelos domados e seguirem o padrão de beleza do cabelo liso.

Estas mulheres se sentiam mais confortáveis assim, mas junto com o acesso às redes sociais veio o empoderamento ou em outras palavras, aceitar o seu verdadeiro tipo de cabelo.

Leia mais

Bromidrose axilar: saiba como tratar o problema

Coronavírus: dá para prevenir por meio da alimentação?

Aceitando os cabelos cacheados

cabelos cacheados

Aceitar ou assumir, nada mais libertador para quem gastava horas e horas fazendo chapinha ou escova em casa, ou muito dinheiro, para quem o fazia em salão de beleza. Isso sem contarmos o alívio de poder molhar os cabelos sem o medo do que ele podia virar. Veio então a era dos cabelos cacheados.

Pois, nos tempos atuais, muitas mulheres recorreram ao processo de transição capilar para regressarem aos seus naturais cabelos cacheados. Afinal um cabelo que era alisado por muito tempo não vai ter a sua forma natural logo na primeira lavagem e secagem sem alisamento.

O cabelo consequentemente acaba ganhando um formato mais liso pelo repetido hábito e neste processo há de se ter alguns macetes. Dentre eles o hábito mais simples de usar o cabelo preso ou mais lenços, para quem sente falta de algo a mais.

Mas para quem deseja voltar aos cabelos cacheados é preciso ter muita paciência, especialmente quem tem o crescimento capilar mais demorado.

Transição capilar: a chega dos cabelos cacheados

cabelos cacheados

Conforme o crescimento ocorre, o antigo cabelo já pode estar sendo progressivamente mudado. Eis que em algumas das mulheres, surgem os primeiros cachinhos, e agora? Como cuidar deles?

Vamos te mostrar que não é um bicho de sete cabeças, inclusive talvez seja mais fácil do que alisar o cabelo dia sim e dia não.

A primeira dica que damos é quanto ao corte. Ele certamente é o principal fator a dar vida aos seus cachos e mexer de forma positiva na sua autoestima.

Para isso, entretanto, precisamos de um profissional de confiança, que saiba de alguns macetes básicos para o acerto acontecer. Como o fato de que o cabelo cacheado precisa de um corte a seco, pois quando molhado perde todo o seu formato de quando seco.

Sendo assim o cabeleireiro tem maior percepção de como ficará o seu cabelo ao final do corte. O mesmo deve ser repicado de leve e em camadas, dando mais volume, mas não tanto. O que permite melhor definição dos cachos.

A segunda dica que damos também poderia ser dada por um bom profissional logo após o corte. O cabelo cacheado não deve ser penteado quando seco, somente quando molhado, para não perder o formato do cacho e consequentemente não armar. A não ser para quem queira ganhar esta definição, como os famosos black power.

Os cabelos cacheados também não devem ser secos com o secador, neste caso deve ser usado um difusor de baixo para cima, dando definição aos cachos e não os alisando. O que aconteceria com uma secagem normal com o secador, mas o mais indicado é sempre a secagem natural.

Outras dicas importantes para você

Também temos uma dica antes do processo de secagem para maior definição dos cachos, é a fitagem. Seu próprio nome já diz por si só, basicamente é separar fitas de cabelo após a lavagem e passar o creme para pentear, evitando a raiz. Uma vez que naturalmente é onde já acumula muito óleo durante o dia a dia e acumularia ainda mais.

Após passar o creme em todas as mechas separadas, todas até as pontas, retire todo o excesso de água e de creme de baixo para cima com uma toalha de microfibra. Este material evita o friz e por fim deixe secar naturalmente.

Depois de seco, desprenda o cabelo encolhido na raiz com os dedos entre a cabeça e os fios, mas evitando desfazer a definição. Mexa os cabelos para se desprendam também entre si. O que o fará ganhar mais volume e naturalidade.

Alguns dos outros cuidados básicos imprescindíveis para se ter um cacheado bem definido, é a lavagem correta e a hidratação. Mas deixemos isso para um próximo post, esperamos ter ajudado você a ter os cabelos cacheados sempre bonitos e radiantes.