Gengivite: problema silencioso pode levar a perda dos dentes

  • O que é gengivite? Problema invisível pode comprometer estrutura que sustentam os dentes
  • Dicas de prevenção
  • Como o tratamento é feito?

A nossa boca pode dizer muito sobre a nossa saúde, assim como os cuidados dispensados a ela pode prevenir uma série de problemas. Como bem sabemos é uma região infestada de bactérias das mais diversas, entretanto, apesar de extremamente ruim saber disso, não chega a ser efetivamente um problema. Ao menos não em um primeiro momento. Hoje falaremos um pouco sobre um problema silencioso que pode trazer danos severos a saúde dos nossos dentes, a gengivite.

Leia mais

Ora-pro-nóbis: conheça os benefícios desta planta

Coronavírus: os principais erros na hora de conter a pandemia

Gengivite: um problema de saúde bucal grave

Apesar de nossa boca ser uma região com inúmeras bactérias, em um primeiro momento isso não chega a ser prontamente um problema, mas pode se tornar. Se descuidarmos um pouco que seja da saúde de nossa boca, podemos enfrentar problemas imediatos, como as cáries ou problemas a longo prazo, como é o caso da gengivite que falaremos hoje.

A gengivite pode acarretar um quadro totalmente desagradável e em caso de não acompanhamento e tratamento pode resultar na perda dos dentes por danos ocasionados nas estruturas que os sustentam. Mas o que causa a gengivite?

Temos em nossa boca tanto bactérias boas quanto bactérias danosas. Quando a higiene é deficiente há uma proliferação destas bactérias maléficas que começam a causar irritação na gengiva, com a progressão do quadro há início um processo inflamatório. Assim temos a gengivite que é um tipo de inflamação na gengiva, resposta do nosso corpo a proliferação tão grande de micróbios.

Prazo para um quadro de gengivite

gengivite

A origem da gengivite é a placa bacteriana e o quadro pode ser facilmente instalado com apenas uma semana sem uma boa higiene bucal com uso de escova e também do fio dental. Embora muitos não tenham o uso do fio dental como um hábito, o mesmo é extremamente eficaz e deve ser usado diariamente como um aliado.

Apesar de os cuidados com a saúde bucal ser algo muito conhecido por todos nós, a gengivite é um problema comum e cerca de 97% da população em graus diferentes já a enfrentou.

Se não cuidada a gengivite pode evoluir para a periodontite que é um quadro infeccioso e inflamatório que atinge o periodonto, a estrutura que sustenta os dentes. Como se a situação já não fosse delicada o bastante, com o passar do tempo, sem tratamento as bactérias presentes na cavidade bucal podem pegar uma carona na corrente sanguínea e ocasionar diversos outros problemas em regiões bem distantes da boca.

Como prevenir a gengivite?

gengivite

Você deve estar se perguntando agora o que pode ser feito para minimizar as chances do aparecimento da gengivite e é fácil. A gengivite pode facilmente ser evitada com uma boa higiene bucal, com uso de escova e fio dental regularmente. O uso de antisséptico também pode fazer a diferença, mas sozinho não é milagroso.

O fio dental como comentamos anteriormente é fundamental principalmente por atingir áreas que a escova não alcança. Quanto ao creme dental, opte por opções que atuam sobre a saúde da sua gengiva.

Como o tratamento é feito?

gengivite

O tratamento para gengivite além de contemplar os cuidados diários que mencionamos acima, é recomendado que você invista em limpezas profundas. Procedimentos feitos no consultório do dentista onde o profissional realizará a aplicação de flúor. O flúor atuará protegendo os seus dentes. Outra alternativa a depender do quadro de cada paciente é a raspagem da placa bacteriana, a administração de produtos terapêuticos como enxaguantes e também medicamentos.