Coronavírus: os principais erros na hora de conter a pandemia

  • Somos soldados na prevenção do coronavírus. Você está fazendo a sua parte?
  • A importância da correta higiene das mãos
  • Você está em isolamento social?

Gostaríamos de tratar aqui de outros temas, mas infelizmente na última semana o cenário se tornou ainda mais crítico e precisamos sempre que possível compartilhar informações em relação ao Covid-19 (coronavírus) de modo a contribuir da melhor maneira possível com a prevenção da doença. Hoje falaremos um pouco sobre os principais erros em relação à prevenção da pandemia.

Leia mais

Coronavírus: dá para prevenir por meio da alimentação?

Whey protein: mitos e verdades sobre o suplemento

Coronavírus: juntos podemos vencer

Estamos enfrentando uma verdadeira batalha contra o Covid-19 e todos nós somos soldados destinados a interceder na propagação desta doença em nosso país. Devemos sim cobrar dos nossos governantes para que medidas sejam adotadas nas estâncias de poder, mas cada um de nós deve também fazer a sua parte.

É fato que a cada dia as pessoas, de modo geral, tem se conscientizado em relação aos cuidados para prevenir o coronavírus, mas apesar disso há alguns erros que acabam sendo cometidos que pode colocar a vida de todos nós em risco. Pensando nisso, separamos alguns dos principais equívocos na hora de conter a pandemia do Covid-19 para que você possa contribuir para controlarmos o número de casos e o contágio da doença.

Um dos principais motivos que levam as pessoas a descumprirem as determinações das autoridades de saúde é o temor em relação à situação econômica como também devido ao contexto social envolvido. Mas neste momento é fundamental seguirmos as recomendações para que este quadro seja rapidamente mudado.

Lavar as mãos corretamente evita disseminação do coronavírus

coronavírus

Pode não parecer, mas este é um dos erros mais comuns em relação ao controle da pandemia de Covid-19. Apesar das inúmeras recomendações para a devida higienização das mãos, há ainda quem peque neste quesito. E vale aqui a ressalva, a higiene das mãos é a melhor e mais assertiva maneira de evitar o contágio e a disseminação do coronavírus.

Mas não é necessário investir em sabonetes antibacterianos, o sabonete normal dá conta do recado, entretanto é necessária a correta higiene das mãos. As autoridades de saúde recomendam que o processo de lavagem das mãos demore cerca de vinte segundos e além das mãos serem higienizadas, o dorso das mãos, as unhas e os pulsos também devem ser lavados.

Recomendamos ainda que as toalhas sejam trocadas regularmente. Em caso de torneiras fora de casa, a indicação é que após a lavagem das mãos a mesma seja fechada com o auxílio de uma toalha de papel. Faça da lavagem das mãos um hábito ao chegar e ao sair de casa.

Desrespeito ao isolamento social

Alguns estados ainda não determinaram a quarentena, mas segundo médicos e especialistas, a melhor maneira de conter o vírus e o seu contágio é por meio do isolamento social.

Evitando o contato com outras pessoas conseguimos barrar a disseminação do vírus e o aumento no número de casos e principalmente de casos graves. Mesmo sendo uma determinação que muita gente possivelmente pode achar exagerada é a indicação atual das autoridades de saúde e que pode preservar vidas. Pessoas no grupo de risco para o contágio pelo coronavírus devem evitar sair de casa sobre qualquer circunstância. Para quem não é do grupo de risco vale a mesma recomendação uma vez que podem transmitir o vírus para outras pessoas. Ao sair de casa e ao retornar lembre sempre de higienizar as mãos.

O uso de máscaras de maneira adequada

coronavírus

Apesar de ser tida com um importante instrumento de proteção, as máscaras só devem ser utilizadas, segundo médicos infectologistas, por profissionais da área da saúde, pessoas com suspeita ou quadro confirmado de coronavírus, ou ainda pessoas imunodeprimidas. Neste caso quando precisarem se deslocar para um determinado local.

Por conta da possível segurança que as máscaras proporcionariam, os estoques praticamente zeraram em boa parte das farmácias em todo o país. Mas a recomendação é que apenas estes grupos que comentamos aqui utilize o acessório. Outras pessoas que não estão neste grupo não apresentam proteção extra com o uso das máscaras e acabam por desassistir quem mais precisa neste momento delicado.