Coronavírus: dá para prevenir por meio da alimentação?

  • Mito ou verdade? Dá para prevenir o coronavírus com alimentação?
  • O que há em tudo isso?
  • Quais os nutrientes certos?

Com a propagação do Covid-19, conhecido como coronavírus, o que não falta são medidas e alternativas se difundindo na internet sobre como se prevenir contra a doença e como tratá-la. Hoje falaremos sobre uma questão que tem se propagado nas redes sociais e em grupos de Whats’App. Afinal, é possível se prevenir contra o coronavírus por meio da alimentação?

Leia mais

Whey protein: mitos e verdades sobre o suplemento

Heróis da alimentação: conheça alimentos chaves da boa saúde

Mito ou verdade? Dá para prevenir coronavírus a partir da alimentação?

coronavírus

Ao contrário do que tem se divulgado, infelizmente não há nenhum alimento que possa ajudar a tratar ou prevenir contra o coronavírus. Isso porque o nosso sistema imunológico é complexo e vários fatores diferentes interferem em sua ação contra vírus e bactérias que possam adentrar em nosso organismo. Desta maneira, é impossível estabelecer um único nutriente, vitamina ou mineral capaz de atuar sobre o Covid-19 ou qualquer outro vírus. Da mesma forma, não há como estabelecer um alimento que possa ser realmente milagroso contra esta doença.

Mas…

coronavírus

Apesar da alimentação não atuar diretamente contra o vírus, ou ajudando a tratá-lo, uma alimentação saudável e balanceada pode fazer toda a diferença, e vamos explicar porquê. Quando você se alimenta de maneira adequada e correta, você dá ao seu organismo todos os nutrientes que ele precisa para funcionar genuinamente. Com isso seu sistema imunológico também responderá positivamente a eventuais vírus e bactérias que venham a entrar em seu corpo. O seu sistema imuno estará capacitado, por assim dizer, para reagir bem a todo e qualquer tipo de infecção, mantendo você saudável.

Quais os alimentos certos?

coronavírus

A dica aqui é investir no consumo de alimentos que favoreçam a ingestão de todos os nutrientes. E apesar de o equilíbrio ser a palavra de ordem quando pensamos em alimentação saudável há sim, opções mais vantajosas que outras por favorecer as células de defesa do nosso corpo, os chamados glóbulos brancos.

Neste caso separamos alguns nutrientes e alimentos onde podem ser encontrados que favorecerão o seu sistema imunológico atuando sobre os glóbulos brancos.

— Proteínas: As proteínas são ótimas para dar aquele up em suas células de defesa. Entre os alimentos onde podem ser encontradas estão aqueles de origem animal, como carnes (tanto vermelha quanto branca), leites e ovos e os de origem vegetal. No caso das fontes vegetais temos as leguminosas como soja, grão-de-bico e ervilha. O indicado é sempre, na hora das refeições, combinar alimentos proteicos com cereais para uma refeição equilibrada e ainda mais saudável.

— Zinco: Quase não ouvimos falar muito sobre o zinco, mas é um nutriente super importante e que faz um excelente trabalho frente as nossas células de defesa. Pode ser encontrado principalmente em fontes de origem animal, como a carne vermelha e os frutos-do-mar. Veganos e vegetarianos podem obtê-lo por meio do feijão, da semente de abóbora e também da amêndoa. Apesar desta variedade onde pode ser encontrado sua maior concentração está nos frutos-do-mar.

— Magnésio: O magnésio também é um nutriente importante que pode fazer a diferença. Comumente é encontrado em leguminosas, alimentos folhosos e em oleaginosas. Também pode ser comprado em pó e diluído na água para consumo diário.

— Complexo B:  As vitaminas do complexo B estão presentes em praticamente todos os grupos alimentares, carnes, legumes, leguminosas, oleaginosas. O importante aqui é o equilíbrio e o consumo regular de todos estes alimentos. Para veganos e vegetarianos, a B12 necessita de suplementação uma vez que as fontes de origem vegetal apresentam concentração baixa desta vitamina.