Cuidados e dicas especiais para a saúde do seu pet no verão

  • Cuidados com o seu pet no verão
  • O uso de protetor solar se faz necessário
  • Cuidado com os germes e parasitas

Que os nossos pets são como verdadeiros filhos para nós isso não é novidade. E como bons filhos que são precisam de todo o cuidado, amor e atenção. Por falar em cuidado, como não poderia ser diferente, os nossos pets precisam de cuidados especiais para os dias quentes que estamos enfrentando.

Leia mais

Outubro Rosa, conheça e saiba a sua importância

Conheça os benefícios do abacate e adicione-o ao seu cardápio

Se você sofre com as altas temperaturas não pense que o seu pet está livre disso, muito pelo contrário.

A chegada do verão e o seu pet

pet no verão

O verão com certeza é uma das épocas mais esperadas do ano. Poder curtir com os amigos e familiares momentos divertidos embaixo de um tempo quente e agradável.

Assim como nós os nossos animais de estimação também precisam de cuidados especiais neste período. Passear com o cachorro em horários em que o sol esteja menos agressivo bem como aumentar a água disponível para o animal são dicas que nós como tutores já estamos carecas de saber. Ou pelo menos já deveríamos estar. Mas há outras dicas que não são assim tão comuns mas que são igualmente importantes para manter a boa saúde do pet no verão. Por isso listamos algumas atitudes que devem ser adotadas nesta época do ano para evitar a chamada hipertermia. A hipertermia é o maior problema apresentado por cães e gatos durante o verão. A hipertermia consiste no aumento brusco e repentino da temperatura corporal do animal.

Cuidado com o seu pet no verão: o uso do protetor solar

pet no verão

Não é só a nossa pele que precisa desta cobertura protetiva durante a exposição ao sol. Os nossos pets durante o verão também precisam de protetor solar para evitar queimaduras na pele.

Apesar de possuírem o corpo coberto por pelos, os cachorros, principalmente aqueles com a coloração mais clara podem facilmente sofrer com queimaduras de pele. Desta forma, recomendamos que você invista no uso e na aplicação do protetor de uso veterinário. As regiões mais afetadas nas quais a atenção deve ser redobrada são o entorno dos olhos, a narina e o interior das orelhas.

Mesmo que você não tenha o hábito de passear com o seu pet no verão o uso do protetor se faz necessário visto que alguns animais gostam de ficar estirados no sol em boa parte do seu dia.

Cuidados com os banhos no pet no verão

pet no verão

Mesmo que a nossa vontade seja dar um banho por dia no nosso pet como uma forma de amenizar o calor esta não é a melhor dica é vamos explicar porque.

O corpo do animal produz uma gordura que ao ser lavada constantemente pode acabar sendo destruída, ou fragilizada. Estas ocorrências podem expor a pele do seu pet a fungos, bactérias e outras situações desagradáveis. Assim sendo, o indicado é que você dê banho no máximo uma vez por semana. Caso o animal não fique com mau cheiro facilmente pode adotar o banho a cada duas semanas.

Cuidado com os parasitas neste verão

pet no verão

Um outro cuidado que você deve ter nesta época de altas temperaturas é com os parasitas. Pulgas e carrapatos tendem a se desenvolver mais facilmente graças as condições favoráveis deste período. Para tanto mantenha a medicação e as vacinas em dia do seu pet no verão. Outra dica é o uso de repelentes e também de coleiras específicas principalmente para aqueles pets que habitualmente saem para passear ou mantêm contato com outros animais.

Um ponto que contribui para o controle de parasitas é a tosa. Para as épocas mais quentes opte pela tosa mais curta e faça a sua manutenção regular. Além de auxiliar a manter os parasitas longe ainda garantem o bem-estar do animal.