Dicas para você nunca mais levar trabalho para casa

  • Adote procedimentos de otimização
  • Nem sempre um bom colega de trabalho é um bom profissional. Quem você é?
  • Organize-se fora do trabalho também

Não há dúvidas que muitas vezes o mercado de trabalho acaba exigindo de nós mais do que humanamente podemos oferecer. Não importa se somos da área de exatas, humanas ou biológicas. Não importa ainda se trabalhamos em um escritório de contabilidade, de dentista ou um escritório administrativo. Não importa nenhum destes poucos detalhes, o que é comum muitas vezes em todas estas diferentes situações é o trabalho que levamos para a casa.

Leia mais

Conheça os benefícios do abacate e adicione-o ao seu cardápio

É possível vencer a ansiedade sem medicamento?

Corriqueiramente levamos para casa alguma atividade que por algum motivo durante o nosso expediente de trabalho não foi possível concluirmos. O que temos com isso são fins de semana comprometidos, eventos cancelados, horas livres com a família marcadas por trabalhos exaustivos. Mas como podemos contornar a situação para não levarmos trabalho para casa e o principal, para evitar que isso ocorra de maneira constante?

Muitas vezes o que ocorre com o profissional não é nem mesmo um excesso de atividades que lhe são passadas. Mas sim uma péssima administração do seu tempo e de suas prioridades, resultando assim em um dia de trabalho mais longo do que a sua jornada efetiva de trabalho.

O problema quando o trabalho, seja do escritório, ou da agência é levado para casa, você praticamente emenda um dia de trabalho no outro, sem tempo para o descanso. Com isso temos um profissional menos produtivo e sobretudo insatisfeito com a empresa. Pensando nisso, temos algumas dicas para que você possa aproveitar suas horas livres. Desta forma, voltando a pensar trabalho somente no próximo dia útil.

Tenha uma agenda e nunca mais leve trabalho para casa

trabalho para casa

O primeiro passo para que você deixe de levar trabalho para casa é a adoção de uma agenda. Isso mesmo, recomendamos que você se torne adepto da agenda de trabalho. Nesta agenda catalogue exatamente tudo o que tem que ser feito e os prazos para tal. Anote o que você já fez e ainda o que está pendente e precisa ser concluído. Visualizar o que você produz bem como o que precisa produzir pode te auxiliar a elencar prioridades e evitar perder o controle sobre as suas atividades.

A agenda também vai auxilia-lo a manter a calma quando as coisas parecerem estarem fora de seu controle. Ali você verá todas as coisas já realizadas e poderá mensurar a sua capacidade de produção para que consiga cumprir a sua tarefa no momento certo. Ou seja, no seu expediente.

Diga não para os colegas de trabalho e evite levar trabalho para casa

trabalho para casa

Todos querem ser vistos como bons colegas de trabalho. Mas antes de um bom colega de trabalho é necessário que você seja um bom profissional. E para isso às vezes para isso será necessário dizer não para alguns destes colegas. Não abrace o trabalho de outra pessoa porque sem dúvida alguma isto comprometerá a conclusão do seu corpo próprio trabalho. Com isso você acabará por levar trabalho para casa. Caso alguém te peça ajuda para um trabalho, ajude-o da forma como você pode sem que para tanto você comprometa o seu trabalho.

A melhor forma de auxiliar o seu colega é mostrá-lo como você administra o seu tempo e como otimiza as suas atividades.

Tenha compromissos previamente agendados

Estabeleça o que vai fazer no seu período de descanso. Sair com os amigos, ir ao cinema, maratonar uma série, não importa. Se você tem uma atividade programada para suas horas livres as chances de levar o trabalho para casa caem por terra. Afinal se você levar o trabalho para casa a sua atividade de lazer ficará comprometida. Como ela envolve outras pessoas você se sentirá mal por furar com seus amigos.