Saúde: Por que as dietas não funcionam a longo prazo?

  • Por que adotamos uma dieta?
  • Dietas funcionam ou não?
  • Como tirar o máximo de uma dieta?

É praticamente impossível não encontrar alguém que não queira emagrecer. Entretanto, normalmente esse emagrecimento é buscado por meio de dietas. Dieta proteica, dieta da Lua, dieta low carb e tantas outras. Mas hoje falaremos porque as  dietas não funcionam (a longo prazo).

Leia mais

A joelheira Alasca é boa?

Qual a diferença entre protetor solar, bronzeador e bloqueador? Qual escolher?

Mas você deve agora estar pensando que dietas funcionam sim, uma vez que é possível encontrar inúmeros cases de sucesso na internet.

Não estamos aqui para dizer que de fato as dietas não funcionem, mas que elas nos deixam susceptíveis ao efeito sanfona e ao desenvolvimento de distúrbios alimentares e por isso, defendemos que as dietas não funcionam a longo prazo.

Mas afinal as dietas funcionam ou não?

Se o seu objetivo for perder peso em um curto período de tempo as dietas funcionam e nós sabemos disso. Mas não recomendamos que você se utilize deste meio para emagrecer uma vez que a longo prazo é praticamente taxativo dizer que elas não funcionam. Mas não se preocupe, nós vamos explicar.

As dietas são eficazes para a perda de peso em um curto período de tempo, ou seja, são indicadas para quem deseja emagrecer rapidamente. Todavia quando pensamos no que podem desencadear no longo prazo preferimos que você evite esse meio de emagrecer.

As dietas funcionam, isso é fato, mas se não houver um processo de mudança e reeducação alimentar você não conseguirá manter os resultados e por isso preferimos dizer que não funcionam.

Abaixo listamos os motivos pelos quais as dietas não funcionam.

I- Você não muda o seu comportamento alimentar

Quando você está de dieta você se restringe e evita determinados alimentos. Isso com o objetivo de emagrecer, ou seja, você não muda o seu comportamento alimentar. Logo ao fim da dieta você passa a comer normalmente e a tendência a voltar a engordar é alta. Isso acontece você não muda os seus hábitos alimentares nem tão pouco a sua relação com a comida.

II-Dietas pode causam deficiência nutricional

dietas

Este é outro motivo pelo qual as dietas não funcionam no longo prazo. A depender da dieta que você escolher, seja ela mais restritiva ou flexível você pode acabar sofrendo com deficiência nutricional.

A deficiência nutricional pode atrapalhar ou favorecer o emagrecimento. Ou seja, assim sendo com a deficiência de um determinado nutriente pode favorecer o emagrecimento. Quando você repõe a deficiência deste nutriente (isso porque a falta de algum nutriente pode causar muitos danos ao nosso organismo) você passa a ter mais facilidade para voltar a engordar.

Dietas podem ajudar por fim

Embora acreditemos que as dietas não são as melhores e mais indicadas formas de emagrecer, você pode sim se utilizar delas.

Isso porque como dissemos no começo a dieta proporcionam rápida perda de peso e isso é extremamente bem vindo. Entretanto, para que você não sofra com o efeito sanfona recomendamos que assim que atingir um determinado peso esperado por você procure ajuda de um profissional. Um nutricionista é o mais indicado.

Fale sobre seus objetivos, fale que agora você deseja apenas a manutenção do peso atual. Ou seja, você não correrá riscos de voltar a engordar uma vez que você começará a efetivamente mudar os seus hábitos alimentares.

Possivelmente o profissional que você escolher te recomendará a prática de atividades físicas mas essa também é uma dica nossa. Se você quer que seus resultados sejam permanentes recomendamos que você acrescente atividades físicas ao seu dia a dia. Tente se exercitar ao menos três vezes por semana. Exercícios de alta intensidade são os mais indicados.