Azia: Veja porque você não pode ficar muitas horas sem comer

  • Azia: Não passe mais de três horas sem comer
  • Azia pode ser resultado de ficar sem comer
  • Quais as outras possíveis causas?

Para quem já está acostumado em fazer dietas sob orientação médica, ou é um bom curioso e se preocupa com a boa saúde, já deve saber que o tempo máximo que devemos ter entre uma refeição e outra e de no máximo quatro horas. Embora o este suposto tempo máximo seja de quatro horas, o indicado mesmo é que você coma de três em três horas.Se você sofre com azia deve prestar ainda mais atenção a esse tempo e vamos explicar porque.

Leia mais

Conheça os benefícios do ômega 3 para sua saúde e comece hoje mesmo a tomar

Como manter os seus cabelos compridos saudáveis 

Para quem deseja emagrecer, superar esse tempo “limite”, pode prejudicar e muito a perda de peso. Isso acontece porque ficar de três, ou quatro horas sem se alimentar faz o seu corpo entender que está em escassez de alimentos.

Ao perceber que há escassez de alimentos o seu corpo passa a gastar menos energia. Neste caso menos energia do que gastaria normalmente. É basicamente como uma ação inversa ao que acontece quando utilizamos termogênicos.

Se você nunca se preocupou com isso porque nunca preciso emagrecer, vai se surpreender. Atenha-se a estes sintomas e nos diga o quanto são recorrentes para você.

Dia cheio no trabalho: você passa o dia todo correndo e fica apenas com um suco ou um chá. Ou quem sabe ainda pior, apenas com um copo de café. Depois desse dia exaustivo no trabalho você chega e come uma refeição completa, completinha. Pensa que acabou de saciar toda a sua fome e poderá desfrutar de um merecido descanso.

De repente vem aquela sensação de desconforto abdominal, logo depois de uma refeição completa, ou depois de uma refeição considerada mais pesada. É uma terrível sensação de dor na região do abdômen.

Segundo pesquisas apontam este sintoma é presente em muitos brasileiros e de maneira recorrente.

Azia pode ser desencadeada pela falta de alimentação

azia

Segundo uma recente pesquisa, cerca de 25% da população brasileira afirmou sofrer de maneira recorrente com os sintomas da azia. O problema aparece em primeiro lugar em uma lista com outros incômodos que tiram o nosso sossego. Seguido da azia temos as cólicas menstruais.

A azia nada mais é do que um problema com o ácido gástrico que produzimos. Veja, o ácido gástrico é produzido pelo nosso corpo e tem como intuito auxiliar no processo digestivo. Entretanto, quando esse ácido rompe a divisória entre o esôfago e o estômago temos a bendita azia e a queimação.

Agora nesse momento você deve estar se perguntando porque ficar sem se alimentar em um intervalo de três ou quatro horas pode provocar azia, mas não se preocupe, nós vamos explicar.

Quando você fica muitas horas sem comer há uma alta produção de ácido gástrico e consequentemente se torna mais fácil romper o que separa o estômago do esôfago. Desta maneira, você sofre com azia e com a incomoda queimação e desconforto.

Outras causas que podem desencadear esse desconforto

De acordo com a mesma pesquisa que revelou que 25% dos brasileiros sofrem com azia, constatou que as causas para isso além de outras coisas estão relacionadas diretamente com os nossos hábitos alimentares.

Querendo ou não nossa alimentação é rica em alimentos que são prejudiciais para o nosso estômago. Dentre eles podemos citar alimentos extremamente gordurosos, condimentos ricos em sódio, ou extremamente apimentados além de bebidas carbonatadas (gaseificadas), e excessivo uso de chás.

Se você quer ficar longe da azia, invista em uma alimentação saudável, com alimentos pobres em gorduras. Mantenha sempre que possível longe da sua alimentação alimentos industrializados e bebidas carbonatadas. Chás também devem ser consumidos com moderação.