Pessoas com diabetes podem consumir frutas em geral?

 

  • Diabetes : as frutas são ricas em açúcar
  • Quantidade ideal diária
  • Como são fracionadas as porções

Posso consumir qualquer fruta livremente? Se você tem diabetes, essa pode ser uma dúvida freqüente. Essa dúvida acaba sendo recorrente justamente porque as frutas de um modo geral, apresentam frutose. A frutose é um tipo de açúcar natural, mas ainda assim um açúcar.

A diabetes consiste em uma doença onde o seu portador tem maiores dificuldades para converter o açúcar presente na corrente sanguínea em energia. Essa difícil metabolização do açúcar e a sua conversão em energia sobrecarrega o nosso sangue e desta forma se caracteriza a diabetes.

Leia mais

Mantenha seus cabelos compridos sempre saudáveis

Como controlar o ciúmes e ter uma relação saudável

Alguns alimentos embora sejam tidos como saudáveis pode serem totalmente naturais são ricos em frutose (as frutas são um claro exemplo da presença desse tipo de açúcar natural). Por conta da frutose algumas pessoas com o diabetes acabam evitando o seu consumo, mas será que isso é de fato necessário?

Diabetes x consumo de frutose

diabetes

Segundo especialistas, embora as frutas possam de fato elevar os índices de açúcar no sangue não podemos ignorar os seus benefícios. Não podemos ignorar os nutrientes e vitaminas que a sua ingestão pode trazer.

É justamente por isso que quem sofre com o diabetes não deve cortar as frutas de sua alimentação. Mas o que fazer então? Calma, nós vamos te ajudar.

Embora possa elevar as taxas de açúcar no sangue, as frutas devem fazer parte do cardápio de alguém que tenha diabetes. É importante apenas se atentar para que com o seu consumo não haja um aumento da taxa de carboidratos esperado para aquela refeição.

Qual a quantidade ideal?

Assim como para quem não tem nenhum problema restritivo, o consumo ideal de frutas é de cerca de três a cinco porções diariamente. Essas porções devem ser fracionadas ao longo de todo o dia. O mais indicado é que estas frutas integrem os lanches intermediários entre uma refeição ou outra.

Jamais consuma de uma única vez todas as frutas que deveria consumir ao longo do dia. Isso porque essa ingestão simultânea eleva e muito a quantidade de açúcar no sangue.

E nada de julgar uma fruta pelo seu sabor. Por exemplo, tem frutas que parecem ao nosso paladar serem mais doces do que outras. Entretanto, o que vale de fato é a quantidade de carboidratos que cada porção oferece.

Neste sentido é preciso estar atenta às diferenças em relação às porções de uma fruta e outra.

Entenda como funciona as porções de fruta

Na internet você encontra facilmente a quantidade de carboidrato de cada uma delas muitas vezes “por porção”. Neste caso é interessante entender que casa porção de uma fruta é mensurado de maneiras diferenças.

A laranja e a maça por exemplo, a porção destas frutas é medido pela sua unidade. Ou seja, uma porção de laranja é uma unidade, de maça também.

Agora veja, a uva parece mais doce para o nosso paladar e consequentemente temos tendência a acreditar que ela é uma fruta proibida para diabéticos. O que acontece aqui contudo, é que uma porção de uva corresponde a apenas dez frutos em média. Querendo ou não, consumir apenas dez uvas é difícil. Por isso o problema não está na uva, e sim na quantidade de sua ingestão.

Se você não abre mão da ingestão de frutas, o que é o indicado para todos nós, uma vez que o recomendado é de três a cinco porções. O indicado é que você consuma junto à feira um alimento que torne a absorção do açúcar em algo mais lento e consequentemente menos prejudicial para quem tem diabetes.

A melhore opção sem dúvida é a semente de chia, mas você também pode investir em oleaginosas.

Uma boa dica é cortar bem a Laranja depois de descasca-lá e salpicar chia em cima.

Além de ajudar em tornar o processo mais lento a chia ainda é excelente para o nosso corpo e auxilia na promoção da saciedade, excelente para quem deseja emagrecer.