Musgo: quem ama flores deve saber mais sobre ele

  • Como cuidar de plantas;
  • Como tratar o musgo em plantas;
  • Como cuidar de vasos de plantas.

Você já deve ter notado que de quando em quando uma quantidade de musgo aparece em seus vasos de plantas, não é?

Leia mais

Quais as plantas que seu jardim precisa ter se você tem um cachorro

As 10 Flores Amarelas Que Podemos Plantar No Jardim E Deixar A Casa Maravilhosa

Mas a questão que ronda a cabeça de muitos amantes das plantinhas é: se faz mal, quanto mal faz e como posso cuidar dos meus vasos de flor para que o musgo não se torne uma ameaça às minhas plantas tão queridas?

Se essa questão também é fonte de dúvidas pra você, leia nosso texto e entenda melhor o que faz com que os vasinhos ganhem esses companheiros externos!

E, saiba: alguns tipos de musgo podem ser muito incríveis, como o musgo-azul, que você pode plantar até mesmo em substituição da grama!

O que é de fato o musgo?

O musgo, assim como a plantinha que você cuida dentro do vaso é… uma planta.

Ele cresce de forma bem espontânea em lugares que tem boa umidade e, muitas vezes, é utilizado por paisagistas para criar um ambiente sem tanta quebra em tons de cores que estejam sendo aplicados em um determinado ambiente planejado.

Só que, em casa, como ele não é uma planta cultivável, é comum que ele apareça nas nossas plantinhas, principalmente na parte externa de vasos que retenham mais a umidade, já que, para o bom desenvolvimento do musgo, é essencial que ele esteja exposto a um lugar com grande concentração de umidade.

O musgo faz mal para a minha planta?

Não! Definitivamente, não, ele não irá fazer qualquer mal para a sua planta, nem mesmo fará qualquer coisa com o vaso em que ela está plantada.

Aliás, se o musgo aparece, saiba: há ali, como falamos, grande concentração de umidade, indicando, portanto, que o sistema de regas da sua plantinha é mais do que cuidadoso e atencioso – se, claro, ela realmente necessitar de água.

Portanto, não precisa sair se apressando em raspá-lo do vaso da sua planta. Ele, inclusive, pode ser bem legal até mesmo na apresentação dela.

O musgo-azul é igual o musgo que aparece nos meus vasos?

Se você já ouviu ou viu um musgo-azul deve ter se encantado por essa planta tão singular que é originária lá da China.

Ele se apresenta como uma planta bem delicada, que pode ter folhas bem azuladas dependendo de como se olha para elas. Alguns, também chamam essa planta tão bonita de pavão, que se transforma em azul e verde, mudando e se transformando de acordo com a inclinação de que se observa.

É uma planta que, aqui pelo Brasil, pode ser facilmente encontradas em floriculturas e lojas específicas do ramo. Ela pode ser colocada na base da organização de um jardim, se misturando também com a própria grama.

Quero plantar musgo-azul em minha casa. Do que preciso?

Como o musgo que a gente conhece por aparecer por fora dos vasos das nossas plantas, os musgos-azuis precisam de muita umidade para se manterem saudáveis. Eles são discretos e bem baixos, o que faz com que fiquem melhor acomodados em partes mais baixas da estrutura do nosso jardim.

Eles também são incríveis dentro de terrários, porque possuem crescimento bem lento, permitindo podas, caso a pessoa que irá cuidar do terrário deseje manter sob controle a forma com que ele se manifesta por ali.

Com a cor azulada tão característica do musgo-azul e tão incomum entre as plantas, o musgo precisa de um solo bem poroso e muito leve, que pode ser feito com gerra e muita matéria orgânica mesmo. Aposte, para o seu bom desenvolvimento, em um ambiente bem úmido e bem claro, mas sem que haja luz solar direta.

Com o sol, a umidade tende a diminuir, o que pode fazer com que o seu musgo-azul perca gradualmente toda a sua beleza e o seu potencial crescimento saudável como tem de ser.

Se você realmente topar a empreitada de cultivar essa planta tão bonita, também vai precisar lembrar que se eles ficam sem a quantidade de água de que precisam, simplesmente secam e morrem.

Como manter o musgo-azul com saúde

Essa é uma plantinha que é realmente muito sensível a mudanças bruscas de clima, tais como vento, chuva ou sol em excesso. Assim, para que eles fiquem como o esperado, azuis e se arrastando e se espalhando pelo chão, paredes e vasos, é importante manter um lugar bem seguro para o seu desenvolvimento.

Assim, é muito importante que eles sejam mantidos em lugares bem protegidos, sobretudo, do sol, que pode ser absolutamente devastador para o musgo-azul.

Se ele for mantido assim, seguro, o sucesso é garantido, bem como a sua multiplicação, que costuma ser bem rápida.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Musgo: quem ama flores deve saber mais sobre ele

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Arteblog - MadyEm: julho 7, 2018 | Em Flores e plantas  |