Aprenda dicas para tirar o home office de letra

Com a atual crise de empregos que enfrentamos muitos são os profissionais que acabam entrando para o mercado freelancer. Trabalhando de casa como uma forma de renda. Muitos são os profissionais que se cadastram em sites para receber trabalhos e executá-los em home office. Não é de hoje, que por muitos motivos, empresas também podem acabar aderindo ou ofertando a alguns de seus profissionais a oportunidade de trabalhar em modo home office.

O trabalho desta forma tem inúmeras vantagens. Mas é preciso estar atento e ter disciplina. Manter o foco pode ser um enorme desafio para muitos de nós, principalmente por conta das inúmeras distrações que temos em casa.

Veja os novos lançamentos da Melissa para arrasar no inverno

Veja os cuidados especiais que você deveria ter com o seu pet neste inverno

Para que você não acabe se perdendo em meio a tantas distrações e comprometa a sua produtividade, separamos algumas dicas fundamentais para você que está entrando nessa modalidade home office. Ou que já está nela mas que quer otimizar o seu tempo e a sua produção.

Uma das coisas mais importantes para quem tem interesse no home office é disciplina e foco. Determinação também será importante porque isso envolverá a nossa primeira dica.

1º Crie um ambiente para o trabalho

Um erro para quem trabalha de casa é acreditar que pode fazer o trabalho do quarto, da sala, de qualquer cômodo. Não é bem assim, pelo menos não deveria ser. É preciso criar um ambiente próprio para trabalhar. Como um pequeno escritório mesmo. Se possível, seria interessante remanejar o seu computador pessoal, se você for usá-lo para trabalhar, para o local específico que você deve montar. O seu novo escritório domiciliar. Não use o seu computador pessoal em meio a suas coisas.

2º Respeite cada lugar

home office

Não basta criar um escritório se você não respeitar as limitações dele. É preciso entender que cada cantinho na sua casa tem uma função e deve ser respeitada. Em hipótese nenhuma coma no computador. Nem mesmo no seu escritório. Tenha total controle sobre seu ambiente de trabalho. Caso você não more sozinho, reserve um cômodo, pode ser o seu quarto caso não possa dispensar um cômodo apenas para isso, desde que as coisas do trabalho fiquem a parte de suas coisas pessoais. Coloque uma placa na porta com algo para que não incomodem e em casos extremos tranque a porta. É preciso que você entenda que trabalhar em casa, não te dá permissão de se distrair e a sua família tem de entender isso também.

3º Crie uma rotina de trabalho

Quando você tem um ambiente para trabalhar e o respeita dentro de suas limitações se adequar a uma rotina de trabalho não será um bicho de sete cabeças. Pessoas que tem grandes dificuldades de foco podem determinar horários para atividades simples e fazer um cheklist do que está sendo feito. Por exemplo: determine horários para cada uma das suas atividades, ver e-mail às 10h30, e assim por diante.

4º Respeite a rotina criada por você mesmo

home office

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas é interessante pensar sobre isso. Muitas vezes estipulamos uma rotina mas por N motivos não conseguimos cumpri-lá. Isso só prejudica o trabalho e a sua produtividade. Entenda, é preciso respeitar o horário de cada coisa, por exemplo, você não deve comer em frente ao computador, da mesma forma que não deve comer enquanto trabalha.

5º Estabeleça horários fixos para trabalhar

home office

Não é porque você trabalha em modalidade home office que pode se descuidar com relação aos seus horários. Tenha horário para começar a trabalhar, mas também para parar. Não deixe que o trabalho interfira na sua vida pessoal da mesma forma que não pode acontecer o inverso.


Publicado

em

por