Como guardar coisas e organizar seu quarto

  • Como organizar quartos pequenos;
  • Como arrumar cômodos pequenos;
  • Dicas de organização e arrumação para quartos.

Quando a gente fala em guardar e organizar nossa casa, as pessoas logo pulam de medo da bagunça.

Ar mais puro e mais saúde para a sua casa!

Acabe com a insônia: Essas 5 plantas vão te ajudar a dormir!

Bagunça porque é sempre assim: por mais assustador que seja enfrentá-la, basta um esforço para que tudo entre nos eixos, seja a nossa vida, seja a nossa casa. E para começar, basta que você comece a olhar cada um dos seus cômodos.

Você vai notar que é quase unânime: sempre que você começar a mexer em um ambiente, vai notar que eles sempre estão cheios de coisas acumuladas, que acabam se duplicando, triplicando e o volume que elas geram não para de aumentar quando não observamos de verdade as coisas que temos e onde moramos.

Assim, mesmo que a gente tenha mesmo vários bens dos quais não queremos e tampouco iremos nos desfazer, é bem importante que eles se mantenham sempre organizados para que não se misturem com as coisas dispensáveis e acabem tomando o espaço das coisas de que mais gostamos e mais valorizamos.

Assim, é bem importante começar a pensar desde já: qual é o tipo de casa que você tem? Ela é pequena? Grande? Imensa? Você deseja guardar coisas em seu quarto ou terá um cômodo somente para suas coisas mais importantes?

E agora, a outra questão importante: seus cômodos são pequenos? Grandes? Se forem eles pequenos, essa atenção com a organização se torna ainda mais importante, já que o espaço será, obviamente, limitado. E aí, não tem jeito: ou você trata de cuidar dos seus pertences organizando-os, ou o entulhamento e bagunça aparecem.

E é justamente para ambientes assim que a gente precisa pensar ainda mais e melhor: os cômodos devem ser parceiros dos móveis que podemos criar para a especificidade de cada um.

Vem com a gente!

Quer arrumar a bagunça? Use uma estante como cabeceira

Para começar, pense o seguinte: quanto espaço você tem em sua casa para conseguir guardar e organizar todas as suas coisas?

Onde é que a maioria das coisas organizáveis ficam? Se for no seu quarto, vale a pena pensar em substituir a cabeceira da sua cama por uma boa estante, feita sob medida para as suas necessidades – o que não quer dizer necessariamente que foi feita por um marceneiro, né? Aposte em DIYs!

Agora, é só pensar o seguinte: faça uma estante longa o suficiente, que seja do tamanho do comprimento da sua cama ou simplesmente adapte duas gêmeas, unindo-as.

Aposte em uma prateleira em cima da sua porta para aproveitar espaços

Além de aproveitar os espaços que ficam atrás das portas para colocar ganchos – que podem ser suspensos pela própria porta – e arranjar ali a arrumação de itens básicos, você pode inserir isso no seu quarto também.

Ali atrás da porta você consegue pendurar itens como colares, anéis, brincos, adaptando um grande painel do tamanho da própria porta.

Só que em cima, olha só, você consegue criar uma pequena prateleira, exatamente do tamanho que está disponível do batente da porta até o teto. Ali pode ser um ótimo lugar para você colocar algumas caixas, livros e itens que você precisa ter a mão, mas não necessariamente no mesmo lugar que ficariam as coisas da estante.

E se a estante substituindo a cabeceira não foi suficiente, aposte em prateleiras em cima da cama

Se você adora a sua cabeceira ou não imagina a sua casa com uma prateleira logo atrás da sua cama, invista em prateleiras e módulos que você pode prender logo acima da sua cama, naquele espaço que sempre fica meio vazio mesmo.

Ali, você pode usar o espaço como desejar, para conseguir aproveitar o máximo que puder, de forma que possa otimizar o espaço disponível nas paredes para não entulhar o chão.

Use armários ao redor da sua cama para organizar seus itens pessoais

Quando sobra uma graninha, vale a pena investir logo em móveis planejados, que se adaptam às suas necessidades. O bacana é que, com eles, você consegue aproveitar muito bem todas as paredes e montar armários que podem substituir até mesmo a estrutura inteira da cama.

E se o caso for mesmo unir móveis em cima da cama e nas laterais, aposte em armários mesmo, tais como esses da foto. Como as coisas não ficam expostas, o visual fica até mais clean.

Se o seu quarto é pequeno, compre uma cama de tamanho adequado a ele

Se você tem uma cama como um baú, saiba que você pode usar esse espaço mais do que valioso se decidir investir logo em uma cama box.

Por mais amedrontador que possa ser ter um espaço todo como aquele ali aparentemente desperdiçado, quando chegar a hora de guardar roupa de cama, toalhas e cobertores, você vai mais do que agradecer por ter feito uma escolha tão sábia.


Publicado

em

por