Mitos e Verdades no Cuidado com as Crianças

Crianças: cuidar de uma deve uma das tarefas mais difíceis da vida de qualquer pessoa, não?

Crianças DEVEM Pisar no Chão sem Sapatos?

Você conhece o Pote da Calma? Objeto mágico que acalma crianças

Ainda quando bebês, são absolutamente dependentes e não sabem ainda de que maneira comunicar seus desejos, dores ou incômodos. Na primeira infância, as crianças enquanto pessoas em construção que são, absorvem cada detalhe que os cerca, sendo, por sua vulnerabilidade, requerentes de toda a atenção.

E é justamente essa a fase da vida que mais cerca os pais de cuidados, já que é muito controversa a forma de cuidar de muitos desses detalhes que envolvem o processo de criação de uma criança, que nós sabemos que é envolto em muitos questionamentos sobre o que é verdadeiramente saudável.

Entre eles, sempre surge: e andar no chão? E se sujar? E o que fazer na hora do soluço? Se você também se questiona, vem conosco nessa jornada de desmistificar algumas tradições que envolvem essa etapa da vida?

1 – Agasalhar demais uma criança pode mesmo fazer mal?

Essa é uma grande verdade. Por causa da aceleração metabólica típica da infância, as crianças tendem naturalmente a sentir mais calor que os adultos. É, por causa disso, mais do que necessário verificar o conforto térmico, tanto do bebê quanto da criança.

2 – Soluçar demais indica frio?

Um dos mitos da criação das crianças aqui na nossa frente. O soluço é um processo natural do corpo, uma resposta anatômica da pressão sobre o diafragma. É por causa disso que geralmente ocorre depois das refeições.

3 – A fralda suja das crianças tem de ser trocada rapidamente?

Tem, tem mesmo. A pele do bebê é sempre muito sensível e tanto as fezes quanto a urina são muito ácidas. Isso pode causar sérias assaduras e criar um desconforto elevado à criança.

4 – A criança não pode comer um docinho?

Não, não pode. O cuidado com a alimentação nessa etapa é crucial para evitar doenças como diabetes e hipertensão futuras. É importante também observar que o excesso de açúcar traz grande prejuízo para os dentes dos pequenos.

5 – Dormir de bruços é muito mais confortável para a criança e muito mais seguro

Esse é um grande mito. A criança não pode dormir de bruços, pois isso aumenta consideravelmente a possibilidade de haver engasgo e asfixia. A criança deve dormir sempre com as costas apoiadas sobre o colchão, sendo alternada sempre com a posição de lado, que faz com que diminua o reflexo e a distensão estomacal, uma vez que faz com que o estômago esvazie mais rápido.

6 – Banho gelado é sempre muito bom para aumentar a resistência!

Não, não e não. Além de ser absolutamente desconfortável para a criança, aumenta o risco de ter hipotermia. A criança deve sempre estar mantida com a quantidade suficiente de roupas e de camadas para ficar termicamente confortável. O excesso é tão ruim quanto a falta, lembre-se.

7 – Sujeira faz bem para as crianças!

Sim, é muito verdadeiro. É claro que você vai ensinar seu filho a lavar as mãos depois de brincar na terra e antes de comer alguma coisa. É evidente que não é bem esse o nível de sujeira que estamos sugerindo. Mas saiba: pisar no chão, tocar na terra, brincar com animais e reduzir o nível de esterilização do ambiente em que ela vive é essencial para que a criança aumente seu repertório de defesas contra micro-organismos, além de produzir uma infância mais leve e, possivelmente, mais feliz. No entanto, evitar secreções de animais e de seres humanos é evidentemente importante, uma vez que ambos podem ser transmissores potenciais de doenças que os pequenos terão dificuldades para vencer. Ademais, sujeira é vitamina!

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

1 Star (1 votes, average: 0,00 out of 5)
Loading...
Por: Arteblog - MadyEm: setembro 19, 2017 | Em Saúde  | Tags: , ,  

Comentários

comentários