10 ideias para você fazer seu primeiro vídeo no YouTube

Você já pensou em ser youtuber? Esta profissão sequer existia há 10 anos, mas hoje já é possível conseguir milhões de seguidores e ganhar muito dinheiro no popular site de vídeos. E o melhor: qualquer pessoa pode ter um canal no YouTube!

Ficou animado mas está sem assunto? Veja nossas dicas e comece com o pé direito no mundo dos vídeos:

  1.  Apresente-se!: Se este é seu canal, deve ter sua cara desde o primeiro vídeo. Se não quiser se estender muito neste primeiro vídeo, apenas apresente-se, diga quem é, o que faz e qual o assunto do seu canal no YouTube.

    ideia-youtube-apresente
    Canal Valentina Schulz
  2.  Artesanato / DIY: Alguns dos canais mais populares do YouTube são de artesanato, e um bom primeiro vídeo com um DIY (do-it-yourself, ou “faça você mesmo”) pode já render vários inscritos nas primeiras horas e dias de vida do seu canal. Coloque a mão na massa, deixe a criatividade fluir e ensine a fazer algum objeto de decoração ou reaproveitar material que seria jogado fora.

    ideia-youtube-diy
    Canal SaraBeautyCorner
  3. Tutorial de beleza: Tutoriais de cabelo e maquiagem também são extremamente populares no YouTube. Se você tem habilidade para fazer penteados ou se usa o rosto como tela para criar obras de arte com maquiagem, esta é a sua chance de mostrar o que sabe ao mundo. Uma dica: pessoas de ambos os sexos e de todas as idades estão ganhando fama com canais de beleza no YouTube, ou seja, é para se fazer vídeos com a mente aberta, hein?

    ideias-youtube-maquiagem
    Canal Niina Secrets
  4. Ensine uma receita: Seus talentos são culinários? Então monte um pequeno cenário na cozinha de casa e grave uma receita! Além de dar água na boca e inspirar muitas pessoas a provar um prato novo, vídeos de receita são fáceis de viralizar – prova disso são os diversos youtubers de canais de receita que lançaram livros sobre culinária e venderam milhares de cópias.

    ideias-youtube-culinaria
    Canal Danielle Noce
  5. Dê sua opinião sobre um tema atual: Muitas pessoas usam o YouTube para se manterem informadas sobre os acontecimentos recentes do Brasil e do mundo. Os jovens são os que mais adotam esta prática, e costumam seguir e confiar nas informações dos youtubers que apresentam um conteúdo de um jeito simples e completo. Por isso, é bom dar o pontapé inicial no seu canal com um vídeo opinativo sobre um tema atual, desde que você pretenda fazer vídeos do tipo sempre, e não apenas por oportunismo. Fique atento: para entregar um conteúdo correto, mais pesquisa é necessária para estes tipos de vídeos que para quaisquer outros.

    ideia-youtube-opiniao
    Canal Nostalgia
  6. Responda uma TAG: Está se sentindo um pouco sem criatividade? Não quer mostrar um talento especial ou habilidades manuais logo no primeiro vídeo no YouTube? Então uma boa ideia é responder a uma TAG. TAGs são listinhas com perguntas sobre temas variados – às vezes, nem há tema, são apenas perguntas aleatórias – que permitem que o público conheça melhor o youtuber e ele ou ela revele um pouco sobre si de maneira espontânea e divertida. Procure por aí TAGs para responder sozinho, sobre um assunto de que goste ou com algum amigo ou parente: sugestões não faltam!

    ideia-youtube-tag
    Canal Lia Camargo
  7.  Faça um gameplay: Canais de games são muito populares tanto entre o público masculino quanto o feminino. Além disso, começar no YouTube mostrando dicas e trocando experiências sobre um jogo do qual você goste pode ser uma boa ideia para diminuir o nervosismo e a timidez de se colocar em frente às câmeras pela primeira vez.

    ideia-youtube-gameplay
    Canal Filmes e Games
  8. Documente seu dia-a-dia: Os youtubers mais populares são aqueles que criam laços com os inscritos no seu canal, e não há melhor maneira de criar laços do que apresentar seu mundo para o público. É bacana começar o canal com um “Draw My Life”, em que o youtuber conta a história de sua vida através de desenhos. Se desenhar não for o seu forte, faça um “daily vlog”: vídeos diários contando um pouquinho da sua rotina.

    ideia-youtube-draw-my-life
    Canal LaurDIY
  9. Dê uma dica: Você viu algum filme muito bom recentemente? Comprou alguma roupa, sapato ou maquiagem que tem vontade de usar todos os dias? Leu algum livro de tirar o fôlego? Fez uma viagem marcante? Quer compartilhar esta experiência com o mundo? Os maiores youtubers se tornam também autoridades e influenciadores, e suas indicações fazem a cabeça de muita gente, em especial os jovens. Além disso, um vídeo com uma dica é em geral bem curto, e uma boa maneira de começar seu canal.

    ideia-youtube-dica
    Canal Livraria em Casa
  10. Faça uma live (transmissão ao vivo): Esta opção só funciona para quem está começando o canal no YouTube agora, mas já tem um grande número de seguidores em outra rede social ou já tem um site muito popular. Neste caso, vale divulgar a criação do canal e o horário da live de inauguração para garantir que muita gente vai acompanhar a transmissão ao vivo e interagir com você. Esteja preparado e não se desespere se houver algum problema técnico – o que vale é a experiência de dar seus primeiros passos no YouTube!

    ideia-youtube-live
    Canal The Hillywood Show

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Uma resposta para “10 ideias para você fazer seu primeiro vídeo no YouTube”

  1. Sonia Maria Fiorillo disse:

    Gostei muito das dicas, optaria por artesanato e mostrar um pouco do meu dia a dia que atualmente está meio que de ponta cabeça, ou de cabeça para baixo ou de pernas para o ar….no quesito material.Vou pensar no assunto.