Como fazer jejum intermitente passo a passo

Há muitas formas diferentes de emagrecer e cada organismo responde a sua maneira aos estímulos que enviamos.

Uma nova forma de emagrecer que vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo é o jejum intermitente.

Já ouviu falar?

Para praticar esse método o principal é abandonar aquela velha ideia de tomar um café da manhã reforçado antes de começar o dia ou o mito de que o ideal é comer um pouquinho a cada três horas.

O conceito do jejum intermitente é simples: otimizar a perda de gordura comendo menos refeições.

O jejum intermitente pode ser considerado mais um estilo de alimentação do que uma dieta propriamente dita. Os métodos de jejum intermitentes comuns envolvem jejuns diários de 16 horas, ou jejum por 24 horas, duas vezes por semana, porém há diversas formas de colocar esse estilo em prática.

A forma mais comum de praticar o jejum intermitente é o método 16/8, em que durante oito horas você pode se alimentar normalmente, e durante as outras 16 horas do dia é permitido apenas o consumo de água, café, chá e outra bebidas não calóricas.

O período de alimentação é chamado de janela alimentar. Este método não é novo, visto que o jejum sempre fez parte da evolução humana. Este método está sendo cada vez mais difundido uma vez que seus resultados são excelentes e é facílimos de seguir as recomendações.

O jejum torna a restrição calórica mais fácil e tem vários benefícios: acelera o metabolismo, aumenta a sensibilidade à insulina, regula a pressão arterial e leva a uma otimiza a produção hormonal. Além disso, o jejum melhora a concentração e reduz os sintomas da depressão e da ansiedade.

COMO FAZER O JEJUM INTERMITENTE?

O café inibe o apetite e pode ajudar a manter o jejum durante o tempo necessário

Método 16/8

Para evitar sofrimento desnecessário, é mais tranquilo começar pelo método mais comum que permite comer durante 8 horas em que você pode fazer duas ou três refeições. Um horário recomendado seria das 12h às 20h, ou das 13h às 21h, por exemplo. Dessa forma é só pular o café da manhã e encerrar as refeições após o jantar. Quem costuma acordar com fome pode ter um pouquinho de dificuldade, mas logo se acostuma!

Durante a janela de alimentação está liberado todos os tipos de alimentos, porém é importante que você mantenha uma dieta saudável nesse período. Não adianta nada ficar 16 horas sem comer e durante 8 horas se empanturrar de chocolate! Lembrando que durante o período de jejum você pode beber água, café e qualquer outra bebida não-calórica.

Coma-Pare-Coma (Eat-Stop-Eat)

Esse método envolve jejuns de 24 horas uma ou duas vezes por semana e na teoria é bastante simples: você janta num dia e come novamente apenas no jantar do dia seguinte. Por exemplo, se você jantou na segunda-feira às 19 horas, não coma nada até as 19 horas do dia seguinte. Assim você completa um jejum de 24 horas.

Também é possível fazer o jejum entre os períodos do almoço ou do café da manhã que no fim o resultado será o mesmo. Se o objetivo for a perda de peso é importante ressaltar que é preciso comer com moderação durante o período de alimentação. Tentar ‘tirar o atraso’ das horas passadas sem comer não vão ajudar a cumprir o objetivo.

Conseguir manter o jejum durante 24 horas pode ser bem mais difícil, mas vale a pena tentar. E é bom lembrar mais uma vez que agua, café, chá e outras bebidas não calóricas estão liberados, mas nada de alimentos sólidos.

Dieta 5: 2

O método da dieta 5:2 permite que você coma normalmente durante 5 dias da semana, enquanto nos outros dois dias restringe o consumo de calorias para 500-600. Nos dias de jejum é recomendado que as mulheres consumam aproximadamente 500 calorias e os homens 600.

Dessa forma, é possível comer normalmente praticamente todos os dias e nos dias de jejum fazer duas refeições pequenas, cada uma com 250 calorias para mulheres ou 300 para homens. Esse método tem alguns críticos que afirmam que ao ingerir calorias, mesmo que poucas, não é feito o jejum de fato.

É possível emagrecer já que você consumirá menos calorias durante a semana. Só é válido lembrar que é importante não compensar e comer demais nos dias de alimentação normal.

Comentários

Uma resposta para “Como fazer jejum intermitente passo a passo”

  1. Avatar de Rosângela
    Rosângela

    Gostaria de saber melhor sobre a dieta.E receber receitas.