Aprenda no passo a passo a fazer a melhor massa de biscuit que você já viu

O artesanato com biscuit é uma técnica muito antiga de dar forma a tudo aquilo que a nossa imaginação permitir e tem os mais diversos tipos de uso. Você pode confeccionar enfeites, enfeitar sua casa, fazer a decoração para uma festa – sendo ela temática ou não – e muito mais, basta que, com os materiais e a técnica correta, você coloque, literalmente, a mão na massa.

Mas para fazer biscuit de uma forma que seja mais prazerosa do que simplesmente trabalhosa, as pessoas também enfrentam alguns problemas com aquilo que é o essencial: a massa. Sim, por incrível que pareça, existem tantos tipos de massa quantos tipos de técnica para dar forma a ela. E é aqui que geralmente a coisa fica complicada para quem está começando: como encontrar a massa mais legal para fazer sua arte sem perder muito tempo ou rios de dinheiro investindo em materiais prontos ou instrumentos para criar a sua própria receita?

E aqui é que nós vamos te ajudar: conversamos com algumas pessoas que nos foram dando dicas sobre como fazem sua massa. Juntamos todas e… aqui está a massa-quase-perfeita (quase? Sim, quase. Quem a deixará perfeita e mais do que perfeita é você mesmo quando colocar suas mãos sobre ela!).

De que forma fazer a massa do biscuit?

A parte mais legal de trabalhar com a massa de biscuit e com a arte feita a partir dela é que uma vez moldada ela não precisa de nenhum outro tipo de complemento de secagem. Seca e endurece ao ar livre e é por esta razão que também é comumente chamada de porcelana fria.

E como ela é muito fácil de modelar, dar acabamento, tingir e pintar, ela é uma das formas mais acessíveis e versáteis de fazer aquele projeto que você tanto queria, mas que não encontrava um jeito de fazê-lo.

Para fazer esta massa sensacional de biscuit, você vai precisar de:

  • 01 colher de sopa de conservante (precisa ser um ácido, seja limão ou vinagre)
  • 01 colher de sopa de creme hidratante sem silicone
  • 02 xícaras de chá de amido de milho
  • 02 xícaras de chá de cola branca (precisa ser um tipo de cola especial para porcelana fria)
  • 02 colheres de sopa de vaselina líquida

Agora basta que você coloque em uma panela e leve ao fogão. Aí então, lá, misture tudo delicadamente usando uma colher de pau e note que aos poucos a massa irá se desprender do fundo da panela. Quando isto acontecer é só retirá-la do fogão e, por conseguinte, da panela.

Se, no entanto, você desejar levar ao microondas, também pode. Basta que misture tudo muito bem dentro de vasilhame próprio para o aparelho. Aí então coloque para aquecer por 30 segundos e tire a vasilha. Mexa bem e coloque novamente no microondas pelo mesmo tempo e retire para mexer novamente. Faça isto até que a massa também se desprenda do fundo da vasilha, tal como seria feito no fogão.

Terminada a massa, a parte mais importante é começar a sová-la. Coloque-a em cima de uma superfície bem lisa, tal como uma mesa de vidro ou granito e aí sove como se fosse a massa de um pão.

E é assim que, com pouquíssimos ingredientes, você faz em casa mesmo uma excelente massa para biscuit em poucos minutos. Aí, a partir dela, separe pequenas partes para ir tingindo conforme a sua necessidade e comece a fazer sua arte!

Comentários

Uma resposta para “Aprenda no passo a passo a fazer a melhor massa de biscuit que você já viu”

  1. Avatar de Almira Teixeira dos Santos.
    Almira Teixeira dos Santos.

    Legal vou tentar fazer , obrigada .