Como fazer um Cooler para Bebidas de dar inveja

Conversas, comidas gostosas e bebidas bem geladas são coisas que quando estão acompanhadas das pessoas que você ama são mais do que suficientes para fazer uma grande festa, não é? Só que aí a gente começa a pensar nas coisas que também precisamos ter por perto para fazer tudo dar certo e aí é que os problemas começam a aparecer: geladeira, mesa, espaço, som, pratos, garfos e… por mais que com metade disso (ou menos) a gente já consiga se virar para receber as pessoas, sempre tem uma coisa que falta: onde colocar a bebida para gelar ou mantê-la na temperatura correta, já que nem sempre você terá uma geladeira disponível?

Receita de suco da luz do sol

Receita de dez drinks para se refrescar com champagne

É para que as suas festas sempre sejam um sucesso com bebidas sempre geladas, hoje vamos te ensinar a fazer um cooler de concreto de forma artesanal para que você sempre possa dar suas melhores festas sem preocupações com geladeira ou emprestar um cooler de alguém.

Você vai precisar de:

  • Concreto pronto
  • Balde de aproximadamente 25 litros com o interior untado com óleo
  • Balde para fazer a mistura de concreto
  • Tubo de papelão para concretagem
  • Espuma
  • Madeira de 3,0 cm de espessura para fazer o fundo do cooler
  • 4 rodízios grandes com parafusos
  • Torneira e rosca
  • Furadeira e broca para concreto
  • Fita adesiva para dutos
  • Silicone de vedação
  • Corda de sisal
  • Lixa

Modo de fazer:

Meça o tamanho do balde e deixe o tubo de papelão um pouco maior. Aí então, coloque o tubo em cima da espuma, risque-a e corte, colocando a espuma dentro do tubo. Então faça a vedação com fita adesiva, do tipo silver tape.

Coloque também o tampo de madeira bem no fundo do balde plástico já untado com óleo. Aí então marque a posição de cada um dos rodízios que serão postos ao fim.

Já no segundo balde plástico, prepare a massa de concreto. Ao manipular o pó, use luvas e máscaras de proteção para não inalar.

Depois de fazer a massa do concreto, despeje-a devagar na placa de madeira, até que se forme uma camada com pelo menos 3 cm de espessura.

Agora, com o silver tape, faça toda a vedação com a luva rosqueada para colocar a torneira de vazão do cooler. Cuide para cobrir os dois lados da luva para não obstruir e comprometer a passagem da água.

Então coloque a peça que foi coberta com a fita silver tape em cima da camada de cimento que foi posta entre o papelão e a parede do balde.

Devagar, insira o tubo de papelão dentro do balde, certificando-se que a luva que receberá a torneira não fique com nenhum espaço vago. É importante ressaltar que não tem como o tubo ficar alinhado por conta do cimento e do seu assentamento natural, então seu cooler terá mesmo espessuras diferentes em seus lados. Com o tubo já inserido, preencha então o balde com o concreto. É importante pedir ajuda de outra pessoa para firmar a forma de papelão, de forma que ela não saia do lugar.

Delicadamente, coloque as alças de corda diretamente no concreto ainda molhado. Use o tamanho que desejar. Usando um martelo, dê suaves batidas no balde para retirar todas as bolhas de ar, só tomando o cuidado para não deslocar a luva. Deixe que o concreto seque por pelo menos 48 horas.

Agora, passadas 48 horas, rasgue o tubo de papelão para que ele solte do cimento. Vire o balde para poder desenformar o cooler, de cabeça para baixo. Faça pressão para que ele se solte, mas caso não o faça, quebre o balde plástico para desprender a peça.

Agora, usando uma chave de fenda, fure a fita adesiva que tampou a luva, destampando a peça para receber a torneira e liberar o fluxo de água.

Enrosque, por fim a torneira na peça, que está dentro do concreto. Aí faça a vedação com o silicone para que a água não vaze.

Agora, para deixar ainda mais fácil o seu transporte, vire o cooler de cabeça para baixo e prenda as rodinhas na madeira.

Para finalizar, use a lixa para suavizar todas as bordas e retirar os excessos de papelão de dentro do cooler.


Publicado

em

por