10 Ideias de artesanato para desenvolver com idosos

Não é incomum vermos menos idosos, com suas bengalinhas e postura curvada, andando por aí, nos dias atuais. A grande verdade é que estamos nos recusando a envelhecer, utilizando todo tipo de tratamento para evitar isso.

Apesar de a obsessão pela aparência jovem ser algo que pode prejudicar muito uma pessoa, alguns aspectos disso podem ser bons aos “novos idosos”: a autoestima sempre em alta diminui a possibilidade de depressão; os estímulos mentais retardam doenças no cérebro; as atividades físicas mantém o corpo saudável…

Enfim, se o “querer ser jovem” for algo que não ultrapasse os limites saudável, não há realmente com o que se preocupar.

Mas, além desses “novos idosos” cheios de energia e vitalidade, também tem aumentado o número de idosos com depressão por todo o planeta. Alguns por perceberem que a juventude passou; outros por serem abandonados pelos filhos, após certa idade, em asilos; há também os casos em que doenças podem causar a depressão como sintoma secundário…

Enfim, a depressão é uma doença que, se não tratada, pode causar danos graves à saúde mental e física de uma pessoa, principalmente se esta já está fragilizada pela idade.
“Estou me sentindo deprimida, preciso de um biscoito.”

Um idoso deprimido pode apresentar sintomas facilmente confundíveis com os de outras doenças, por isso é sempre bom estar atento.

Os sintomas clássicos da depressão são :  

  • choro,
  • tristeza,
  • apatia,
  • desesperança,
  • culpa,
  • sentimentos de inutilidade e menos valia,
  • ideias de morte,
  • falta de energia,
  • dores ,
  • alterações no sono, apetite e hábito intestinal,
  • diminuição da libido 

(Via: revista Hupe).

Segundo o Prof. Dr. Mario Rodrigues Louzã Neto, o melhor a se fazer ao perceber os sintomas de depressão é procurar um médico especializado: “O reconhecimento da depressão no idoso muitas vezes é difícil. Existe a ideia arraigada de que a depressão é um fato “normal” na velhice. Não é! O idoso não precisa ser necessariamente triste. Quando alguém fica desanimado e triste por algumas semanas é preciso levá-lo a um psiquiatra, para uma avaliação especializada, pois pode estar sofrendo de depressão“.

Não hesite em levar o idoso a um médico especializado, se desconfiar de algum sintoma!
Quer ver ideias de artesanatos para estimular a mente dos idosos, diminuindo assim a chance do desenvolvimento da depressão e outras doenças psicológicas e neurológicas?

Então continue lendo essa matéria, você não vai se arrepender!


#1 – Pintura com bandeja de isopor – Prático e lindo!

(Via: Ensinar e Aprender)

#2 – Florzinhas de papel – Um charme na sua casa!

(Via: Pinterest)

#3 – Almofadas para os netinhos

(Via: Pinterest)

#4 – Artesanato com palitos – Super reciclável!

(Via: Pinterest)

#5 – Porta-lápis reciclado – Quanto mais colorido, melhor!

(Via: Pinterest)

#6 – Quadrinhos divertidos – Imagina na sua cozinha?!

(Via: Pinterest)

#7 – Artesanato com rolhas – Super fofo!

(Via: Pinterest)

#8 – Artesanato com pedras – Jardim de mentira

(Via: Pinterest)

#9 – Rosas de papel – uma alternativa para as noivas!

(Via: Pinterest)

#10 – Bonecas de pano

(Via: Pinterest)


Hey, quer aprender a fazer utensílios lindos e práticos, com materiais reciclados e que você provavelmente já tem em casa? Então confira também a nossa matéria que ensina como criar 14 objetos úteis feitos com materiais reaproveitados. Olha o que você pode encontrar por lá:

Basta clicar >AQUI<


E aí, vai aderir essa ideia para motivar os idosos de sua família ou asilos a soltarem a imaginação e manter a mente sempre estimulada? Nos conte nos comentários.

Não se esqueça de comentar, também, sobre o que achou desta matéria, além de dar ideias e sugestões de temas que gostaria de ver aqui no site.

Temos também uma página do Facebook, já nos curtiu lá? Não? Então não perca tempo.

Uma ótima semana 😉


Publicado

em

,

por

Tags: