Como craquelar vidro – Passo a passo

A técnica de craquelar é uma das mais belas realizadas por artesãos. Ela pode ser feita na madeira ou até mesmo no vidro. Se você quiser aprender como craquelar uma taça, veja o passo a passo das Tintas Acrilex e decore sua casa com muito bom gosto e estilo.

Material:

• Pincel para vidro série 064 nº10

• Taça de vidro ou cristal Craquelex Acrilex (set para craquelamento )

• Nankin Acrilex na cor verde-bandeira

• Um copinho descartável pequeno

• Verniz

• Vitral Acrilex Incolor

• Solvente

Modo de fazer:

01

1. Limpe a peça de vidro com álcool para retirar todo o pó e a gordura. Carregue o pincel da série 064, nº 10 com o Verniz base 1 do Craquelex (set para craquelamento), e aplique diretamente no vidro, em toda área que desejar efeito, tomando cuidado para não formar bolhas. Aguarde a secagem.

2. Pingue 2 gotas de Nankin Acrilex na cor verde bandeira em um recipiente pequeno.

3. Agora misture o Craquelador (base 2 do Craquelex, set para craquelamento) junto com as gotas do Nankin Acrilex.

02

4. Inicie a pintura aplicando uma fina camada desta mistura delicadamente em todas as áreas onde foi aplicado o Verniz base 1.

5. Caso a mistura esteja mais espessa em determinada área, distribua melhor com a ajuda do pincel.

03

6. Gire a peça por alguns minutos para que o verniz não se concentre. Aguarde secagem.

7. Para finalizar a peça aplique uma demão de Verniz Vitral Acrilex incolor.

8. Veja o efeito da peça acabada!

9. Você ainda tem a opção de preencher os veios do craquelado com uma outra cor de tinta, neste caso estamos utilizando a Tinta Metal Color Acrilex. Aplique com pincel a Tinta Metal Color Acrilex e retire o excesso com pano macio. Aguarde secagem.

Fonte e fotos Acrilex

Mais ideias para trabalhar com vidro:

Como fazer vasos de vidro de garrafa - Passo a passo com fotos - How to make vases using old empty bottles - DIY tutorial  - Madame Criativa - www.madamecriativa.com.br

Garrafa de vidro virou vaso que não precisa ser regado:

Ter ervas aromáticas frescas em casa para colher na hora de preparar a comida é um luxo! Mas muita gente compra as plantas e deixa as pobrezinhas morrerem de sede! Se você é um desses esquecidinhos: seus problemas acabaram!

Este modelo de vaso é ideal para você! A água que fica no vidro debaixo sobe por capilaridade através do barbante e deixa a terra sempre umedecida. Mas nem pense em usar garrafa Pet. Use garrafas de vidro! Fica muito mais elegante e é fácil de cortar! Não acredita? Veja o passo a passo com fotos e confira… clique aqui.

 

Copo de litro

Como cortar garrafas de vidro em casa:

As garrafas de vidro podem ser facilmente transformadas em outros objetos – de simples vasos até luminárias, estes recipientes reaproveitados ganham novos usos, cores e formatos, de acordo com a criatividade de cada um. Pode até parecer difícil montar os copos utilizando as garrafas de vidro, mas, acredite se quiser – não é necessária nenhuma ferramenta profissional e o modo de fazer não requer segredo algum.

Você vai precisar de:

  • 1 garrafa de vidro (cerveja, vodca, vinho ou qualquer outra bebida que você quiser)
  • 1 balde de água fria
  • 1 lixa
  •  Barbante
  • Álcool (para passar no barbante)
  • Isqueiro ou fósforo

Modo de fazer: aqui.