Como fazer copos e vasos cortando garrafas de vidro em casa

Quando termina um jantar especial ou uma reunião entre amigos, quase sempre sobram garrafas de bebidas vazias. Em vez de jogá-las fora, aproveite que as garrafas são materiais bem versáteis e podem dar origem a copos personalizados – que vão fazer a diferença na próxima vez em que você oferecer uma bebida para seus convidados.

As garrafas de vidro podem ser facilmente transformadas em outros objetos – de simples vasos até luminárias, estes recipientes reaproveitados ganham novos usos, cores e formatos, de acordo com a criatividade de cada um. Pode até parecer difícil montar os copos utilizando as garrafas de vidro, mas, acredite se quiser – não é necessária nenhuma ferramenta profissional e o modo de fazer não requer segredo algum.

Você vai precisar de:

  • 1 garrafa de vidro (cerveja, vodca, vinho ou qualquer outra bebida que você quiser)
  • 1 balde de água fria
  • 1 lixa
  •  Barbante
  • Álcool (para passar no barbante)
  • Isqueiro ou fósforo

Modo de fazer:

1.    Separe a garrafa e lave-a bem.

2.    Encha a garrafa com água até a altura em que você quer fazer o copo

3.    Passe o barbante com álcool no nível que a água ocupa na garrafa

4.    Com cuidado, acenda o barbante com isqueiro ou palito de fósforo

5.    Quando o fogo apagar, tome cuidado e coloque a garrafa no balde de água fria: neste momento, a garrafa vai se partir na altura marcada pelo barbante.

6.    Retire o vidro da água e passe a lixa na borda do copo, a fim de eliminar as rebarbas.

Depois de fazer o passo-a-passo, você pode até mesmo montar um jogo de copos com as garrafas que sobraram em casa. Tome cuidado com o fogo e preste atenção na hora de eliminar as rebarbas da borda do copo.

Confira alguns vídeos para aperfeiçoar a técnica:

 

 

Fontes [Ciclo Vivo] e [Mr. Fly]

Confira outras formas de reciclagem de garrafas:

porta velas 01

Enfeitar a casa com velas aromáticas é um costume bastante especial. Além de deixar o ambiente mais aconchegante, as velas são ótimas para darem um ar bem especial em qualquer cômodo de sua residência, como a sala de estar, o quarto, a cozinha e até mesmo o banheiro.

Confira agora uma super seleção com os mais lindos porta velas e inspire-se para repetir em sua casa.

Porta velas com garrafas de vidro (na foto acima): um trabalho bem simples em que se empregou garrafas de água feitas em vidro, alguns ramos de alecrim dentro do recipiente e velas altas e finas. Bom gosto e simplicidade.

flores de garrafa pet facil

flores de papel de seda 01