Confira dicas ótimas para o cultivo de plantas medicinais

O Arteblog sabe o quanto você é ligado no uso de plantas medicinais, especialmente aquelas que são usadas em forma de chá. Pensando nisso, resolvemos apresentar dicas para você cultivar estas ervas.

Confira:

As plantas aromáticas e medicinais sofrem influência da altitude, da latitude, da luminosidade, da umidade e da temperatura. A germinação de algumas sementes é influenciada diretamente pela luz e pelo calor. A camomila e a melissa, por exemplo, exigem pouca terra sobre as sementes, pois necessitam de luz para germinar.

erva de sao joaojpg

Baseando-se na duração do dia, ou fotoperíodo, as plantas podem ser divididas em plantas de dias longos, de dias curtos e indiferentes. Em relação à latitude, é citado o exemplo das mentas, que produzem razoável quantidade de massa verde e não entram em floração, nas condições de plantio no estado de São Paulo. Quando plantadas no Rio Grande do Sul, que possui latitude maior, essa planta pode produzir maior quantidade de massa verde e entrar em floração.

Quanto maior é a altitude do local, menor é a temperatura e maior é a quantidade de luz, o que interfere no crescimento, no florescimento e na produção do princípio ativo nas plantas medicinais e aromáticas.

erva baleeira

Quando uma planta não está bem adaptada às condições locais, observa-se seu murchamento nas horas mais quentes do dia, mesmo quando existe água no solo, o aparecimento de doenças, a presença de folhas amareladas e pouco crescimento.

Já foi constatado que o excesso de umidade nem sempre é benéfico para o desenvolvimento dessas plantas. A formação do princípio ativo nas plantas medicinais é influenciada pela presença ou ausência de umidade no solo e, normalmente, a concentração de princípios ativos é maior em plantas cultivadas em locais com menor ocorrência de chuvas, como o alecrim e o capim-limão.

ervacidreira

Ao contrário da crença popular, o uso de plantas medicinais não é isento de risco. Além do princípio ativo terapêutico, a mesma planta pode conter outras substâncias tóxicas, a grande quantidade de substâncias diferentes pode induzir a reação alérgica, pode haver contaminação por agrotóxicos ou por metais pesados e interação com outras medicações, levando a danos à saúde e até predisposição a câncer.

É importante observar ainda que, todo princípio ativo terapêutico é benéfico dentro de um intervalo de quantidade – abaixo dessa quantidade, é inócuo e acima disso passa a ser tóxico. A variação de concentração do princípio ativo em chás pode ser muito grande, tornando praticamente impossível atingir a faixa terapêutica com segurança em algumas plantas aonde essa faixa é mais estreita. Na forma industrializada, o risco de contaminações pode ser reduzida através do controle de qualidade da matéria prima, mas mesmo assim a variação na concentração do princípio ativo em cápsulas pode variar em até 100%.

ervas-medicinais-cha

Os interessados em produzir chás e extratos de plantas medicinais devem preferencialmente trabalhar com poucas espécies vegetais e somente com aquelas plantas que contam com aprovação da ANVISA. É importante que o cultivo dessas espécies se inicie com mudas certificadas e todo o processo tenha acompanhamento de técnicos da área agronômica www.esalq.usp.brwww.fca.unesp.br;www.ufv.brwww.ufla.brwww.ufmg.br/nca.

Para saber mais, visite o site do Sebrae.

Fonte Sebrae

Comentários

Uma resposta para “Confira dicas ótimas para o cultivo de plantas medicinais”

  1. […] Mais sobre chás medicinais no Arteblog. […]