Reciclando materiais inusitados – Passo a passo

Sabe-se que somente 2% do lixo eletrônico produzido no Brasil tem uma destinação correta. O que isso significa? Significa que 98% de computadores, celulares, câmeras digitais, mp3 e outros aparelhos são colocados no lixo comum, sem qualquer tipo de tratamento.

O lixo eletrônico é atualmente um dos maiores problemas relacionados ao meio ambiente. No futuro, se não agirmos de forma rápida, o impacto negativo será ainda maior.

A reciclagem do lixo eletrônico é realmente um processo bem complexo, porém você pode fazer sua parte se reciclar materiais mais simples.

Confira agora dicas do Arteblog para reciclagem de materiais diversos:

Transformando disco de vinil em vaso:

Você deve ter aqueles velhos discos de vinil em sua casa, não é verdade? Nossa sugestão é que você não jogue este material no lixo, mas passe a reciclá-los de forma inteligente, fácil e bonita.

Separe aqueles velhos discos, cuide para não estragar os objetos que são mais raros, e depois faça a reciclagem. Use para guardar objetos, decorar ou plantar flores. Confira o passo a passo abaixo de acordo com o vídeo do canal Manual do Mundo.

Os objetos necessários para fazer o vaso são:

  • Uma forma grande, de pizza, por exemplo
  • Um recipiente que será usado de molde (tome cuidado, pois o recipiente vai para o forno)
  • Um recipiente que será usado para empurrar o disco em direção ao outro recipiente

Agora, veja o vídeo para aprender. Clique aqui para conferir.

Como fazer copos e vasos cortando garrafas de vidro em casa

Quando termina um jantar especial ou uma reunião entre amigos, quase sempre sobram garrafas de bebidas vazias. Em vez de jogá-las fora, aproveite que as garrafas são materiais bem versáteis e podem dar origem a copos personalizados – que vão fazer a diferença na próxima vez em que você oferecer uma bebida para seus convidados.

As garrafas de vidro podem ser facilmente transformadas em outros objetos – de simples vasos até luminárias, estes recipientes reaproveitados ganham novos usos, cores e formatos, de acordo com a criatividade de cada um. Pode até parecer difícil montar os copos utilizando as garrafas de vidro, mas, acredite se quiser – não é necessária nenhuma ferramenta profissional e o modo de fazer não requer segredo algum.

Você vai precisar de:

  • 1 garrafa de vidro (cerveja, vodca, vinho ou qualquer outra bebida que você quiser)
  • 1 balde de água fria
  • 1 lixa
  •  Barbante
  • Álcool (para passar no barbante)
  • Isqueiro ou fósforo

Modo de fazer: cliquei aqui.

Faça uma mesa usando estrados de madeira:

É fácil criar um ambiente aconchegante usando a criatividade e gastando pouco. Quer saber como? Confira esta dica publicada originalmente no site do Programa Caldeirão do Huck – Quadro Lar Doce Lar. A ideia é transformar estrados de madeira em uma linda mesa de centro com tampo de vidro.

Sabe aqueles estrados de madeira que servem para transportar carga? As irmãs gêmeas Cynthia e Lyvia Colatrelli, de Jaboticabal, em São Paulo, enviaram uma dica ao site do Caldeirão, ensinando a transformar esses pedaços de madeira em uma linda mesinha de centro. Essa é mais uma dica de decoração do Lar Doce Lar, mostrando como é possível deixar sua casa linda gastando pouco dinheiro.