Como pintar em tie-dye

Este estilo fez sucesso na década de 60, graças à sua inspiração hippie e hoje voltou com toda a sua força para o mundo da moda e pode ser recriado aí mesmo em sua casa.

Veja como fazer um bloco de anotações usando tecido

Aprenda a reformar as paredes usando tecidos

De uma maneira fácil e divertida, você pode colorir qualquer tipo de tecido usando a técnica que vamos ensinar agora.

Você vai precisar de:

  • Tintas Seda Premium, da Seda Color, nas cores amarelo-gema, azul ciano, magenta, verde escuro e violeta*
  • Tecido cetim de seda pura 
  • Garrafa grande 
  • Jornal 
  • Secador 
  • Elásticos 
  • Luvas de plástico 
  • Frascos conta gota de 20 ml 
  • Borrifador com água 
  • Pano seco

Modo de fazer:

1369153662_21052013_tiedye_p01

Para começar, sobre o tecido ao meio e amasse-o bem, repetidas vezes para que  o efeito seja ainda mais atraente visualmente. Feito isso, quando o tecido estiver completamente torcido, comece a enrolá-lo na garrafa, prendendo-o com os elásticos de borracha que você separou.

1369153663_21052013_tiedye_p02

Depois que enrolar o tecido na garrafa, encha o borrifador com água limpa e comece a umedecer o tecido, aos poucos, tomando o cuidado para que ele não encharque, deixando-o entre o ponto de úmido e o ponto de molhado.

1369153665_21052013_tiedye_p03

Coloque o par de luvas de plástico para proteger suas mãos e abra o jornal, forrando a mesa em que você irá trabalhar. Com isso pronto, coloque as tintas coloridas em cada frasco de conta-gota, separando-os todos. Feito isso, pegue o primeiro cartucho já enchido com a tinta e despeje, aos poucos, em cima do tecido, partindo do sentido do gargalo até a base. Meça bem, para que caibam todas as cinco cores que você escolheu para colorir o tecido com o efeito.

1369153666_21052013_tiedye_p04

Repita o passo anterior com todas as outras cores de tintas, até que o tecido fique completamente colorido. Tome o cuidado para intercalar as cores usando as contrastantes, usando as complementares e as outras demais. Varie também a grossura das tiras de tintas que você irá utilizar, deixando o efeito final ainda mais bonito.

1369153668_21052013_tiedye_p05

Quando terminar de espalhar as tintas pelo tecido, passe um pano seco e absorvente em todo o tecido, pressionando-o contra a garrafa com as mãos protegidas, até que o tecido esteja também úmido. Troque-o por outro e continue a tirar o excesso de tinta. Feito isso, utilize o secador para que o tecido seque um pouco, tomando o cuidado para não aproximá-lo muito do tecido, evitando que ele possa até mesmo queimar. Depois deixe o tecido ao sol para que seque ainda um tanto mais de forma natural.

1369153669_21052013_tiedye_p06

Para terminar, tire os elásticos que prendiam o tecido à garrafa, cortando-os. Se necessário for, estenda o tecido em um varal para que seque totalmente. Depois é só pensar em um passo-a-passo ou mesmo em uma aplicação para seu tecido decorado em tie-dye.

Dicas

  • Que tal fazer um jogo de cama com este lindo trabalho? Faça uma bainha e use-o como lençol!
  • E uma toalha de mesa? Alegraria o dia de qualquer pessoa sentar-se à mesa com um tecido tão vibrante e colorido, não é?
  • E no sofá? Deixe-o como um lenço para o seu estofado. Você terá uma sala ainda mais descontraída!


Publicado

em

por