Como fazer pátina com aspecto envelhecido – Passo a passo

A marca Corfix divulgou em seu site oficial um ótimo passo a passo para você aprender a fazer pátina com as pecto envelhecido.

Vamos conferir?

Você vai precisar de:

  • Pincéis chatos de pêlos macios e sintéticos
  • Pincel redondo de pêlos macios
  • Pano para limpeza
  • Base Acrílica Corfix
  • Diluente Eco Inodoro Corfix
  • Kit para Pátina Reagente Corfix
  • Verniz Spray Artfix Brilhante Corfix

Modo de fazer:

pátina envelhecida 02

pátina envelhecida 03

pátina envelhecida 04

Dicas:

1. Antes de começar a trabalhar com a pátina reagente, tenha o cuidado de retirar anéis, pulseiras e relógios para que não ocorra a oxidação ou corrosão do mesmo.

2. A Pátina Reagente é apresentada em três versões: verde e azul que podem ser aplicadas sobre as pastas metálicas ouro(rico,velho, pálido) e cobre para se obter a aparência de oxidação. Além da pátina ferrugem que deve ser aplicada sobre a pasta Goldfix ferro, para se obter o aspecto enferrujado.

3. Pinte com a tinta decorfix (ex. cor púrpura) alguns pontos da peça, em outros aplique a pasta metálica ouro, aguarde secagem, nos pontos que usou a tinta aplique o médium envelhecedor betume, para obter um aspecto envelhecido, e sobre as partes trabalhadas com a pasta goldfix use a pátina reagente. Você terá um trabalho diferenciado, com um aspecto muito interessante.

4. Se quiser trabalhar sobre um superfície lisa (ex. madeira), crie texturas para valorizar a técnica. Utilizando a pasta de modelagem Corfix, reproduza relevos aleatórios e nas profundidades deixe que a pasta metálica junto com a pátina reagente apresente um aspecto de maior oxidação.

5. Outra maneira de obter relevos e textura é adicionar à tinta decorfix o espessante para tinta acrílica (EPAC) na medida de uma colher de chá de tinta decorfix e 03 gotas de EPAC, dessa forma a tinta ganha uma consistência mais sólida e com o auxílio de uma espátula deposite essa mistura criando efeitos irregulares na peça.

6. Além de trabalhar com as pastas metálicas, temos a opção de enriquecer o trabalho utilizando a folha de ouro. Com o auxílio do verniz mordente Corfix fixe a folha de ouro e em seguida aplique a pátina reagente.

7. Experimente também agregar em uma só peça as diferentes combinações acima citadas, respeitando apenas as regras do item 1. Alterne essas combinações e você verá incríveis efeitos surgirem.

Perguntas:

• Posso fazer essa técnica em outro tipo de superfície?
Sim, pode ser aplicada sobre madeira, metal, cerâmica, papelão, e outras superfícies porosas.
E se você quiser usar o reagente diretamente sobre peças de ferro (sem aplicar a pasta metálica), também será obtido um efeito interessante, você pode, inclusive, aplicar a pasta em algumas partes para obter um efeito diferenciado.

Toda superfície a ser trabalhada deve estar totalmente limpa, livre de pó, gordura ou umidade. Além disso, se for aplicar sobre uma superfície metálica fina, de valor, de composição desconhecida ou com risco de corrosão, deve-se aplicar primeiro o Primer para Metais Corfix.

• Posso aplicar sobre objetos valiosos, com a garantia de um bom resultado?
Existem diversos tipos de materiais a serem trabalhados, alguns inclusive que desconhecemos a composição e estrutura, por isso para uma segurança total é necessário fazer um teste prévio para assegurar o resultado esperado.

• Sempre tenho que aplicar a pasta metálica com o auxílio do Diluente Eco?
Não, em superfícies que não apresentem áreas de difícil acesso, pode ser aplicar apenas a pasta metálica. No caso de áreas com detalhes difíceis de aplicação podemos diluir a pasta com o auxílio do Diluente Eco, assim como o Extrato de Banana ou a Terebintina.

Fonte do conteúdo e fotos [Corfix]