Curso de Artesanato Gratuito na Bahia

No dia 19 de fevereiro abriram as inscrições para cursos oferecidos de forma gratuita pelo Instituto Mauá. Pessoas com idade igual ou superior a 16 anos podem se inscrever nas oficinas de bordado (tanto à mão quanto à máquina), cerâmica de torno, cerâmica para esculturas e ainda de tecelagem e aprender uma nova profissão.

Veja todas as feiras e eventos para ganhar novas inspirações na sua produção

Cooperativas como possibilidade de gerar renda e lucro para artesãos: aprenda a abrir uma

LogoIMT

As pessoas que se interessarem devem procurar a unidade do Instituto com sede no Pelourinho, tanto para buscar informações quanto para efetivar sua inscrição com a matrícula. As aulas que começam no dia 18 de março, se estenderão até o fim de novembro, sempre na mesma unidade, com carga horária de três vezes ou duas vezes por semana (dependendo do curso pelo qual você se interessar). As inscrições se encerram no dia 28 de fevereiro.

As turmas serão compostas por, no máximo, 20 alunos. Isto garante que todos possam se manter no mesmo patamar de aprendizagem e ainda permite que os professores acompanhem mais de perto o trabalho de cada um. Segundo a gerente de fomento do Instituto Mauá, Angela Virgens, “além de valorizar nosso patrimônio cultural, os cursos de artesanato desempenham essa função social de inserção no mercado de trabalho. Por vezes, resgatando a autoestima daqueles que já estavam aposentados e que encontram uma nova forma de incrementar a renda familiar. Ou dos jovens que estão em busca de sua primeira oportunidade”.

Ela ainda acrescenta que não é necessário ter qualquer conhecimento técnico ou mesmo experiência na área do artesanato, uma vez que “o objetivo é expandir a formação artesanal, capacitar novos profissionais e, consequentemente, gerar trabalho e renda”, como Angela afirma.

Ainda vale lembrar que quando o curso termina, os alunos podem já se cadastrar no Instituto para poder ter a Carteira do Artesão, o que acontece depois de avaliação da produção de cada candidato. Ela permite que o artesão participe de feiras e eventos cuja promoção é feita pelo órgão, o que faz com que oportunidades maiores de venda e de amostragem dos produtos aconteça de forma mais efetiva, além de proporcionar um intercâmbio entre o grupo de trabalhadores de uma mesma região, expandindo aquilo que ele mais precisa: público para a sua arte.

Vale muito a pena buscar o Instituto Mauá se você está procurando um meio de fortalecer sua renda. Além de proporcionar algum dinheiro vendendo sua arte, você também se fortalece pessoalmente quando se qualifica para fazer algo que gosta. Quanto mais estudo, quanto mais qualificação, mais será prazeroso acordar e trabalhar todos os dias. Então, se precisamos mesmo fazer algo na vida, que seja aquilo que gostamos e o que mais nos faz bem fazer, não é mesmo?

Veja o cronograma de aulas do Instituto e programe-se 

Bordado a mão – terça e quinta, 8h30 às 11h30
Bordado a máquina – segunda, quarta e sexta, 13h30 às 17h30
Cerâmica de torno – segunda e quarta, 8h30 às 11h30
Cerâmica escultórica – terça e quinta, 13h30 às 17h30
Tecelagem – segunda, quarta e sexta, 13h30 às 17h30


Publicado

em

por